O concerto de arpa por Obed Parra, e as Rusgas Sons de Coura e Courense de Paris, dão as boas-vindas aos courenses da diáspora, em mais uma tradicional Festa do Emigrante, que tem lugar esta quarta-feira, 6 de agosto, a partir das 19h00, no Museu Regional de Paredes de Coura.
A Festa do Emigrante promete voltar a encher de alegria e afetos o Museu Regional, permitindo o reencontro de amigos e familiares neste regresso à sua terra para a confraternização entre as suas gentes.
“Uma iniciativa dedicada aos nossos conterrâneos que um dia deixaram as suas raízes na procura de uma vida melhor, mas que mantêm laços inquebrantáveis com a Paredes de Coura que os viu nascer”, descreve a autarquia.
Entre petiscos tradicionais, abraços e muitos sorrisos, esta Festa do Emigrante é ilustrada pela música e as canções tipicamente alto-minhotas trazidas pelas rusgas Sons de Coura e Courense de Paris, mas também pelos interessantes medley executados pelo concerto de arpa por Obed Parra.
Já na quinta-feira, 7 de agosto, as Festas do Concelho recebem o Festival de Folclore. Pelo Largo Hintze Ribeiro, a partir das 21h30, vão desfilar o Rancho Folclórico de Santa Maria de Moreira (Monção) e Grupo Folclórico de Ganfei (Valença) e o Grupo Etnográfico da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Paredes de Coura.
O muito aguardado concerto de João Pedro Pais está agendado para sexta-feira, numa noite que terá ainda o grupo Hugo Band e o dj Pedro Pagodes no Largo Hintze Ribeiro.
No sábado haverá o ribombar dos bombos, o Cortejo Etnográfico, o concerto do Grupo Kalhambeke e o set do dj Pedro Maia, enquanto o domingo, Dia do Concelho, com que se encerram as festividades, há os sempre muito aguardados concertos das bandas musicais, a procissão em honra da Nossa Senhora das Dores, e a noite completa-se no adro da belíssima Capela do Espírito Santo, com a voz inconfundível e das mais marcantes fadistas da sua geração, Carminho.
Um homem de 52 anos foi detido este sábado, em flagrante, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto ateava um incêndio florestal com recurso a um isqueiro, no concelho de Valença. O suspeito permanece sob custódia da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Valença, na segunda-feira, para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
De 26 a 28 de setembro, o Parque de Jogos 1.º de Maio INATEL, em Lisboa, vai acolher a Cidade das Tradições – Com a Pronúncia do Norte, evento gratuito promovido pela Fundação INATEL, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da Região de Turismo Porto e Norte.
Valença prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de setembro, a 9.ª edição das Olimpíadas Seniores, um evento de âmbito distrital que promete encher a cidade de energia, convívio e espírito desportivo.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.
A emoção da Taça de Portugal está de regresso e o distrito de Viana do Castelo será bem representado na 1ª eliminatória da edição 2025/2026. Quatro equipas da região — ADC Correlhã, Desportivo de Monção, SC Valenciano e SC Vianense — entram em campo este domingo, 31 de agosto, com ambição de seguir em frente na prova rainha do futebol nacional.
Integrado na programação do evento “Músicas à Senhora”, que marca a Romaria de Nossa Senhora da Peneda, o concerto de Áurea promete ser um dos momentos altos das celebrações em Arcos de Valdevez. A artista sobe ao palco no dia 5 de setembro, num cenário único: o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, recentemente classificado como Monumento Nacional.
O Darque Kayak Clube anunciou o fim do seu projeto de paracanoagem, uma iniciativa pioneira que, durante oito anos, integrou atletas com deficiência motora e intelectual na alta competição. A decisão, comunicada esta semana, foi motivada pela falta de recursos técnicos, humanos e financeiros que inviabilizam a continuidade do acompanhamento exigido por esta vertente do desporto adaptado.