O concerto de arpa por Obed Parra, e as Rusgas Sons de Coura e Courense de Paris, dão as boas-vindas aos courenses da diáspora, em mais uma tradicional Festa do Emigrante, que tem lugar esta quarta-feira, 6 de agosto, a partir das 19h00, no Museu Regional de Paredes de Coura.
A Festa do Emigrante promete voltar a encher de alegria e afetos o Museu Regional, permitindo o reencontro de amigos e familiares neste regresso à sua terra para a confraternização entre as suas gentes.
“Uma iniciativa dedicada aos nossos conterrâneos que um dia deixaram as suas raízes na procura de uma vida melhor, mas que mantêm laços inquebrantáveis com a Paredes de Coura que os viu nascer”, descreve a autarquia.
Entre petiscos tradicionais, abraços e muitos sorrisos, esta Festa do Emigrante é ilustrada pela música e as canções tipicamente alto-minhotas trazidas pelas rusgas Sons de Coura e Courense de Paris, mas também pelos interessantes medley executados pelo concerto de arpa por Obed Parra.
Já na quinta-feira, 7 de agosto, as Festas do Concelho recebem o Festival de Folclore. Pelo Largo Hintze Ribeiro, a partir das 21h30, vão desfilar o Rancho Folclórico de Santa Maria de Moreira (Monção) e Grupo Folclórico de Ganfei (Valença) e o Grupo Etnográfico da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Paredes de Coura.
O muito aguardado concerto de João Pedro Pais está agendado para sexta-feira, numa noite que terá ainda o grupo Hugo Band e o dj Pedro Pagodes no Largo Hintze Ribeiro.
No sábado haverá o ribombar dos bombos, o Cortejo Etnográfico, o concerto do Grupo Kalhambeke e o set do dj Pedro Maia, enquanto o domingo, Dia do Concelho, com que se encerram as festividades, há os sempre muito aguardados concertos das bandas musicais, a procissão em honra da Nossa Senhora das Dores, e a noite completa-se no adro da belíssima Capela do Espírito Santo, com a voz inconfundível e das mais marcantes fadistas da sua geração, Carminho.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.