Com este investimento de 950 mil euros garantido junto da Administração Central do Sistema de Saúde, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa designado por "Cuidados de Saúde Primários com mais respostas", vai permitir ao Município de Paredes de Coura requalificar o seu Centro de Saúde ao nível da eficiência energética, bem como assegurar melhor acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.
“O Centro de Saúde é um equipamento essencial para a população de Paredes de Coura e, não obstante ter sido construído há mais de 20 anos, nunca teve obras de beneficiação. Atualmente, encontra-se degradado e notoriamente desadequado às funções e valências necessárias”, reconheceu Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara e representante do Município na assinatura do contrato de financiamento, que decorreu na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, com a presença da Ministra da Saúde e do Ministro da Coesão Territorial.
“Apesar de não ser legalmente possível a intervenção do Município para melhorar as condições médicas de apoio à população como todos desejaríamos, no contexto das dificuldades que o Serviço Nacional de Saúde hoje enfrenta e perante as quais não podemos ficar indiferentes, não baixamos os braços”, realçou o vice-presidente da Câmara, para quem “o investimento e a obra agora assegurada é determinante para melhorar as condições materiais do serviço de saúde primário a prestar à população do concelho e garantir que os profissionais de saúde se sentirão mais respeitados e motivados para melhor desempenhar a sua missão”.
Com a concessão deste apoio financeiro de cerca de 1 milhão de euros, o Centro de Saúde vai ganhar consideráveis melhorias ao nível do acolhimento dos seus profissionais e utentes, permitindo também com isto a prestação de um serviço mais humanizado à população courense e a todos quantos se dirigem a esta unidade de saúde que serve uma população de quase 9 mil habitantes.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.