Termina este domingo, o processo de candidatura a mais uma edição da Escola do Rock, que este ano será lecionada entre 13 e 18 de julho.
O anúncio dos resultados das candidaturas ocorre a 30 de junho, e os contemplados terão a oportunidade de, ao longo de uma semana, conhecer e ensaiar temas intemporais do universo do rock, sob orientação de músicos profissionais, participar em workshops, concertos e outras atividades durante a residência e atuar no concerto final, com cerca de 40 participantes, no culminar de uma semana de trabalho coletivo.
A Escola do Rock, desde 2014 promovida pelo Município de Paredes de Coura, tem vindo a afirmar-se como uma referência no ensino artístico não-formal e é dirigida a jovens a partir dos 13 anos, com conhecimento musical prévio (ensino formal ou autodidata) e instrumento próprio para usar durante as atividades.
A residência decorre no Centro Cultural de Paredes de Coura, inserida na programação apoiada pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses / Direção-Geral das Artes, com extensão de algumas atividades a outros espaços da vila. Como tem sido habitual, algumas atividades serão abertas ao público em geral, promovendo um contacto entre os alunos em residência e a população de Paredes de Coura.
Esta residência de julho é mais do que um campo de férias dedicado à música — é o ponto de partida para a temporada de atividades e atuações da Escola do Rock ao longo do ano. É nesta semana que se define a turma e o repertório que vão representar esta escola em tours, eventos culturais e festivais em várias localidades, dentro e fora do país. As turmas da Escola do Rock já atuaram em muitos festivais, bem como em algumas das melhores salas de espetáculo de Portugal e da Galiza, como o Festival de Paredes de Coura, Primavera Sound Porto, Serralves em Festa, gnration, Surfing The Lerez, Fundação Barrié, entre muitos outros.
A Escola do Rock é uma iniciativa do Município de Paredes de Coura, com coprodução da Associação Cultural Rock’n’Cave e direção artística do Space Ensemble, responsável por garantir uma equipa de formadores experientes para a orientação das atividades.
O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.
Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.
A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.