O Vira Fest está de volta ao Centro Cultural de Paredes de Coura, dando a conhecer escolas e projetos de educação musical de Portugal e Galiza, num programa que inclui apresentações sobre inovação e boas práticas no ensino da música, showcases e concertos a não perder.
Já esta quarta-feira, 12 de março, entre as 17h30 e as 19h00, arranca uma extensão antecipada do programa em formato online, numa iniciativa que tem no fim de semana de 15 e 16 de março o grosso do programa com projectos inovadores, como o RadioATIVIDADE — um projeto de criação e experimentação artística da associação Terceira Pessoa que envolve a população reclusa do Estabelecimento Prisional da Guarda — , e o Notas de Contacto, um ensemble inclusivo de pessoas com deficiência cognitiva e intelectual, desenvolvido pela Orquestra de Câmara Portuguesa em parceria com a CERCIOEIRAS.
O Vira Fest é uma iniciativa organizada pelo Municipio de Paredes de Coura em parceria com a Associação Cultural Rock’n’Cave, trazendo no programa do fim de semana as habituais apresentações de projeto, showcases e concertos no Centro Cultural de Paredes de Coura.
Assim, no segmento das apresentações de projetos, as escolas e organizações convidadas são a Orquestra Geração (Lisboa), projeto inovador em Portugal e na Europa, com foco no desenvolvimento social através da música e inspirado no Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela; a Orquestra Parkinsound (Braga), que transforma pessoas com Parkinson em músicos, lançando novas esperanças sobre o tratamento da doença; o Programa Educativo da Orquestra Jazz Matosinhos, a ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho e Academia de Música de Viana do Castelo.
O programa conta ainda com showcases e concertos de grupos como os Cluster (OJM), Coro dos Pais (AMV), bandas jovens da Estudo Bonobo (Galiza), Os Eco (banda composta por alguns alunos da Escola do Rock), Classe de Percussão do Conservatório de Música do Porto e GeraJazz (Orquestra Geração).
O concerto final fica a cargo da Escola do Rock Paredes de Coura, iniciativa promovida por este município desde 2014, e que serviu como inspiração para a criação deste festival e assume o papel de escola anfitriã — a Escola do Rock Vira Festival.
A entrada é livre para todas as atividades, sujeita à lotação dos espaços, numa iniciativa que promove o convívio, partilha de aprendizagens e troca de ideias, especialmente interessante para a comunidade educativa, artística e cultural, mas também para qualquer pessoa que queira conhecer de perto projetos musicais e educativos únicos.
A Biblioteca Municipal de Valença convida famílias para mais uma edição do programa Histórias em Família, este sábado, 24 de janeiro, às 10h30. A iniciativa promete uma manhã de leitura, criatividade e partilha entre pais e filhos.
Viana do Castelo vai receber este sábado cerca de 1.500 pessoas para a cerimónia do Dia do Diplomado do Politécnico de Viana do Castelo. O evento decorre no Centro Cultural da cidade, a partir das 10h00, numa edição que se anuncia como uma das mais participadas de sempre.
Ponte da Barca prepara-se para três dias de muita música, animação e celebração da cultura local com a realização da Festa das Tradições, que decorre de 8 a 10 de maio na Praça Terras da Nóbrega.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta semana, a abertura de concurso público e a autorização da despesa para a empreitada de requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque. O investimento previsto é de 2,061 milhões de euros, com um prazo de execução de 360 dias.
Marta Von Fridden, coordenadora da Iniciativa Liberal (IL) em Viana do Castelo, tomou posse esta quarta-feira, 21 de janeiro, como deputada na Assembleia da República, substituindo Carlos Guimarães Pinto, que suspendeu o mandato por um mês por “motivos pessoais”.
A Juventude Viana regressa amanhã ao Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, enfrentando o OC Barcelos B, em jogo da 14.ª jornada, marcada para as 18h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos.
A Câmara Municipal de Monção vai colocar em discussão pública um projeto de regulamento que prevê apoiar os bombeiros voluntários no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) da habitação própria e permanente.