O Vira Fest está de volta ao Centro Cultural de Paredes de Coura, dando a conhecer escolas e projetos de educação musical de Portugal e Galiza, num programa que inclui apresentações sobre inovação e boas práticas no ensino da música, showcases e concertos a não perder.
Já esta quarta-feira, 12 de março, entre as 17h30 e as 19h00, arranca uma extensão antecipada do programa em formato online, numa iniciativa que tem no fim de semana de 15 e 16 de março o grosso do programa com projectos inovadores, como o RadioATIVIDADE — um projeto de criação e experimentação artística da associação Terceira Pessoa que envolve a população reclusa do Estabelecimento Prisional da Guarda — , e o Notas de Contacto, um ensemble inclusivo de pessoas com deficiência cognitiva e intelectual, desenvolvido pela Orquestra de Câmara Portuguesa em parceria com a CERCIOEIRAS.
O Vira Fest é uma iniciativa organizada pelo Municipio de Paredes de Coura em parceria com a Associação Cultural Rock’n’Cave, trazendo no programa do fim de semana as habituais apresentações de projeto, showcases e concertos no Centro Cultural de Paredes de Coura.
Assim, no segmento das apresentações de projetos, as escolas e organizações convidadas são a Orquestra Geração (Lisboa), projeto inovador em Portugal e na Europa, com foco no desenvolvimento social através da música e inspirado no Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela; a Orquestra Parkinsound (Braga), que transforma pessoas com Parkinson em músicos, lançando novas esperanças sobre o tratamento da doença; o Programa Educativo da Orquestra Jazz Matosinhos, a ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho e Academia de Música de Viana do Castelo.
O programa conta ainda com showcases e concertos de grupos como os Cluster (OJM), Coro dos Pais (AMV), bandas jovens da Estudo Bonobo (Galiza), Os Eco (banda composta por alguns alunos da Escola do Rock), Classe de Percussão do Conservatório de Música do Porto e GeraJazz (Orquestra Geração).
O concerto final fica a cargo da Escola do Rock Paredes de Coura, iniciativa promovida por este município desde 2014, e que serviu como inspiração para a criação deste festival e assume o papel de escola anfitriã — a Escola do Rock Vira Festival.
A entrada é livre para todas as atividades, sujeita à lotação dos espaços, numa iniciativa que promove o convívio, partilha de aprendizagens e troca de ideias, especialmente interessante para a comunidade educativa, artística e cultural, mas também para qualquer pessoa que queira conhecer de perto projetos musicais e educativos únicos.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.