O Vira Fest está de volta ao Centro Cultural de Paredes de Coura, dando a conhecer escolas e projetos de educação musical de Portugal e Galiza, num programa que inclui apresentações sobre inovação e boas práticas no ensino da música, showcases e concertos a não perder.
Já esta quarta-feira, 12 de março, entre as 17h30 e as 19h00, arranca uma extensão antecipada do programa em formato online, numa iniciativa que tem no fim de semana de 15 e 16 de março o grosso do programa com projectos inovadores, como o RadioATIVIDADE — um projeto de criação e experimentação artística da associação Terceira Pessoa que envolve a população reclusa do Estabelecimento Prisional da Guarda — , e o Notas de Contacto, um ensemble inclusivo de pessoas com deficiência cognitiva e intelectual, desenvolvido pela Orquestra de Câmara Portuguesa em parceria com a CERCIOEIRAS.
O Vira Fest é uma iniciativa organizada pelo Municipio de Paredes de Coura em parceria com a Associação Cultural Rock’n’Cave, trazendo no programa do fim de semana as habituais apresentações de projeto, showcases e concertos no Centro Cultural de Paredes de Coura.
Assim, no segmento das apresentações de projetos, as escolas e organizações convidadas são a Orquestra Geração (Lisboa), projeto inovador em Portugal e na Europa, com foco no desenvolvimento social através da música e inspirado no Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela; a Orquestra Parkinsound (Braga), que transforma pessoas com Parkinson em músicos, lançando novas esperanças sobre o tratamento da doença; o Programa Educativo da Orquestra Jazz Matosinhos, a ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho e Academia de Música de Viana do Castelo.
O programa conta ainda com showcases e concertos de grupos como os Cluster (OJM), Coro dos Pais (AMV), bandas jovens da Estudo Bonobo (Galiza), Os Eco (banda composta por alguns alunos da Escola do Rock), Classe de Percussão do Conservatório de Música do Porto e GeraJazz (Orquestra Geração).
O concerto final fica a cargo da Escola do Rock Paredes de Coura, iniciativa promovida por este município desde 2014, e que serviu como inspiração para a criação deste festival e assume o papel de escola anfitriã — a Escola do Rock Vira Festival.
A entrada é livre para todas as atividades, sujeita à lotação dos espaços, numa iniciativa que promove o convívio, partilha de aprendizagens e troca de ideias, especialmente interessante para a comunidade educativa, artística e cultural, mas também para qualquer pessoa que queira conhecer de perto projetos musicais e educativos únicos.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.