O Centro Cultural de Paredes de Coura acolhe este fim de semana, nos dias 23 e 24 de fevereiro, o quinto "Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas".
Ao longo de dois dias, diferentes especialistas, de Portugal e da Galiza, discutirão as “ações mais sustentáveis num contributo para a adaptação climática”. A iniciativa é uma organização conjunta do Município de Paredes de Coura, da Cenfipe e do Agrupamento de Escolas de Freixo.
Entre os convidados desta edição estão Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero; o eurodeputado Francisco Guerreiro; Margarida Liberato, investigadora física da UTAD e Diego Fernández, investigador físico da Universidade de Vigo.
“O sucesso das edições anteriores (2018, 2019, 2022 e 2023) com a presença de conferencistas de renome (Miguel Miranda, Luciano Lourenço, A.Bento Gonçalves, João Santos, Adriano Bordalo…) com uma adesão média de 100 congressistas por edição motivou-nos a realizar o V Congresso”, explicou a comissão organizadora em nota.
“A estratégia deste congresso, passa por reunir um painel de especialistas de diversas áreas académicas e visa contribuir para a reflexão e sensibilização de um problema que afeta cada vez mais a sociedade”, completou.
Assim, o congresso está planificado em três painéis, sendo o do dia 23 mais ligado à forma como empresas, escolas, instituições políticas abordam a sustentabilidade enquanto agentes de ação climática. No dia 24, o segundo painel é mais técnico, dedicado à meteorologia e o terceiro painel mais generalizado, dedicado aos impactos das alterações climáticas.
O programa pode ser consultado na íntegra, aqui e as inscrições realizadas, aqui.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.
Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.
Um castro da Idade do Ferro, posteriormente romanizado, foi identificado em Arcos de Valdevez após a primeira escavação científica realizada no local. O sítio arqueológico, designado Castro de Eiras, apresenta elevado potencial científico e patrimonial.
Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.
O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.