O Centro Cultural de Paredes de Coura acolhe este fim de semana, nos dias 23 e 24 de fevereiro, o quinto "Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas".
Ao longo de dois dias, diferentes especialistas, de Portugal e da Galiza, discutirão as “ações mais sustentáveis num contributo para a adaptação climática”. A iniciativa é uma organização conjunta do Município de Paredes de Coura, da Cenfipe e do Agrupamento de Escolas de Freixo.
Entre os convidados desta edição estão Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero; o eurodeputado Francisco Guerreiro; Margarida Liberato, investigadora física da UTAD e Diego Fernández, investigador físico da Universidade de Vigo.
“O sucesso das edições anteriores (2018, 2019, 2022 e 2023) com a presença de conferencistas de renome (Miguel Miranda, Luciano Lourenço, A.Bento Gonçalves, João Santos, Adriano Bordalo…) com uma adesão média de 100 congressistas por edição motivou-nos a realizar o V Congresso”, explicou a comissão organizadora em nota.
“A estratégia deste congresso, passa por reunir um painel de especialistas de diversas áreas académicas e visa contribuir para a reflexão e sensibilização de um problema que afeta cada vez mais a sociedade”, completou.
Assim, o congresso está planificado em três painéis, sendo o do dia 23 mais ligado à forma como empresas, escolas, instituições políticas abordam a sustentabilidade enquanto agentes de ação climática. No dia 24, o segundo painel é mais técnico, dedicado à meteorologia e o terceiro painel mais generalizado, dedicado aos impactos das alterações climáticas.
O programa pode ser consultado na íntegra, aqui e as inscrições realizadas, aqui.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.