O Centro Cultural de Paredes de Coura acolhe na próxima semana, nos dias 23 e 24 de fevereiro, o quinto "Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas".
Ao longo de dois dias, diferentes especialistas, de Portugal e da Galiza, discutirão as “ações mais sustentáveis num contributo para a adaptação climática”. A iniciativa é uma organização conjunta do Município de Paredes de Coura, da Cenfipe e do Agrupamento de Escolas de Freixo.
Entre os convidados desta edição estão Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero; o eurodeputado Francisco Guerreiro; Margarida Liberato, investigadora física da UTAD e Diego Fernández, investigador físico da Universidade de Vigo.
“O sucesso das edições anteriores (2018, 2019, 2022 e 2023) com a presença de conferencistas de renome (Miguel Miranda, Luciano Lourenço, A.Bento Gonçalves, João Santos, Adriano Bordalo…) com uma adesão média de 100 congressistas por edição motivou-nos a realizar o V Congresso”, explicou a comissão organizadora em nota.
“A estratégia deste congresso, passa por reunir um painel de especialistas de diversas áreas académicas e visa contribuir para a reflexão e sensibilização de um problema que afeta cada vez mais a sociedade”, completou.
Assim, o congresso está planificado em três painéis, sendo o do dia 23 mais ligado à forma como empresas, escolas, instituições políticas abordam a sustentabilidade enquanto agentes de ação climática. No dia 24, o segundo painel é mais técnico, dedicado à meteorologia e o terceiro painel mais generalizado, dedicado aos impactos das alterações climáticas.
O programa pode ser consultado na íntegra, aqui e as inscrições realizadas, aqui.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.