O Centro Cultural de Paredes de Coura acolhe na próxima semana, nos dias 23 e 24 de fevereiro, o quinto "Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas".
Ao longo de dois dias, diferentes especialistas, de Portugal e da Galiza, discutirão as “ações mais sustentáveis num contributo para a adaptação climática”. A iniciativa é uma organização conjunta do Município de Paredes de Coura, da Cenfipe e do Agrupamento de Escolas de Freixo.
Entre os convidados desta edição estão Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero; o eurodeputado Francisco Guerreiro; Margarida Liberato, investigadora física da UTAD e Diego Fernández, investigador físico da Universidade de Vigo.
“O sucesso das edições anteriores (2018, 2019, 2022 e 2023) com a presença de conferencistas de renome (Miguel Miranda, Luciano Lourenço, A.Bento Gonçalves, João Santos, Adriano Bordalo…) com uma adesão média de 100 congressistas por edição motivou-nos a realizar o V Congresso”, explicou a comissão organizadora em nota.
“A estratégia deste congresso, passa por reunir um painel de especialistas de diversas áreas académicas e visa contribuir para a reflexão e sensibilização de um problema que afeta cada vez mais a sociedade”, completou.
Assim, o congresso está planificado em três painéis, sendo o do dia 23 mais ligado à forma como empresas, escolas, instituições políticas abordam a sustentabilidade enquanto agentes de ação climática. No dia 24, o segundo painel é mais técnico, dedicado à meteorologia e o terceiro painel mais generalizado, dedicado aos impactos das alterações climáticas.
O programa pode ser consultado na íntegra, aqui e as inscrições realizadas, aqui.
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.