O Centro Cultural de Paredes de Coura acolhe na próxima semana, nos dias 23 e 24 de fevereiro, o quinto "Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas".
Ao longo de dois dias, diferentes especialistas, de Portugal e da Galiza, discutirão as “ações mais sustentáveis num contributo para a adaptação climática”. A iniciativa é uma organização conjunta do Município de Paredes de Coura, da Cenfipe e do Agrupamento de Escolas de Freixo.
Entre os convidados desta edição estão Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero; o eurodeputado Francisco Guerreiro; Margarida Liberato, investigadora física da UTAD e Diego Fernández, investigador físico da Universidade de Vigo.
“O sucesso das edições anteriores (2018, 2019, 2022 e 2023) com a presença de conferencistas de renome (Miguel Miranda, Luciano Lourenço, A.Bento Gonçalves, João Santos, Adriano Bordalo…) com uma adesão média de 100 congressistas por edição motivou-nos a realizar o V Congresso”, explicou a comissão organizadora em nota.
“A estratégia deste congresso, passa por reunir um painel de especialistas de diversas áreas académicas e visa contribuir para a reflexão e sensibilização de um problema que afeta cada vez mais a sociedade”, completou.
Assim, o congresso está planificado em três painéis, sendo o do dia 23 mais ligado à forma como empresas, escolas, instituições políticas abordam a sustentabilidade enquanto agentes de ação climática. No dia 24, o segundo painel é mais técnico, dedicado à meteorologia e o terceiro painel mais generalizado, dedicado aos impactos das alterações climáticas.
O programa pode ser consultado na íntegra, aqui e as inscrições realizadas, aqui.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.