Quase 40 espetáculos vão encher de cor e alegria as ruas, praças e esplanadas de Paredes de Coura, com o melhor da animação de rua, teatro-clown e circo contemporâneo.
Compagnie des Quidams (França), Bubble on Circus (Itália), Tomate (Argentina), Karkocha (Chile), Sebastian Godoy (Argentina), Nacho Villar Producciones & Yllana (Espanha), Pina Polar (Polónia), Duo Kaos (Itália), O Último Momento (França), Mauro Wolynski (Argentina), Cie L’Arbre à Vache (França), Hugo Miró (Espanha), Plim Crash Pum (Portugal), Companhia Fika (Portugal), A Barca de Noé ao Contrário (Portugal), Companhia A Nariguda (Portugal) e a estreia absoluta da nova produção da Nuvem Voadora (Portugal) trazem a Paredes de Coura, ao longo do fim de semana de 25 a 27 de julho, quase 40 espetáculos que enchem de cor e alegria as ruas, praças e esplanadas desta bonita vila do Alto Minho, com o melhor da animação de rua, teatro-clown e circo contemporâneo.
Esta grande festa da família, miúdos e graúdos completa-se com a energia da percussão e a euforia das bandas de rua Androids (Inglaterra), e Banda às Riscas e Banda da Aldeia, ambas de Portugal, que ao percorrerem as ruas da vila transportam a boa disposição para que ninguém fique indiferente a estas doses redobradas de magia, sonhos e fantasia, que começam a ser desenhadas ao longo da semana, de 21 a 25 de julho, com as residências de música ‘Plim Crash Pum’ e teatro ‘A Barca de Noé… Ao Contrário’, dirigidas respetivamente por Ricardo Casaleiro e Gonçalo Fonseca, com participantes dos 8 aos 11 anos e dos 12 aos 18 anos, para apresentação a meio da tarde e noite de sexta-feira, dia 25.
Para amar é preciso tempo. Para brincarmos precisamos de tempo. Aproveite este festival para fazer parar o tempo e sentir a companhia dos seus filhos. Sente-se no chão, fale e partilhe sorrisos com eles. Este é um festival em que o tempo não conta. Aprenda a andar devagar e a olhar para aqueles que mais amamos.
Organizado pelo Município de Paredes de Coura, ‘O Mundo ao Contrário’ não só reúne artistas nacionais e estrangeiros como também desafia os mais novos a participarem em oficinas de artes plásticas ‘Natureza ao Peito’, com Rita Nicolau/Óda Terra, jogos com ‘Monster Colours Jogos’ (Tomb Creatius), pinturas faciais ‘AnimaKids’, construções Lego® na Caixa dos Brinquedos, impressão 3D, corte laser e máquina de pins no Espaço Maker, e a exposição de fanzines ‘Zines na Cave’ (Fanzinoteca Rock’n’Cave), promovendo liberdade à imaginação e criatividade, entre muitas outras propostas para rir e divertir, num evento muito especial, onde se vira “de pernas para o ar” a rotina e a rigidez, permitindo que reine o inesperado e a fantasia.
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.
O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.
O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.
No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.