Ao longo do fim de semana de 26 a 28 de julho, mais de 30 espetáculos enchem de cor e alegria as ruas, praças e esplanadas de Paredes de Coura, com o melhor da animação de rua, teatro-clown e circo contemporâneo.
Manu Porfavor (Chile/Argentina), Abraham Arzate (México), Mireia Miracle Company (Espanha), Compañia MaiClown (Argentina) Coletivo da Velha (Portugal), Hell Brothers (Espanha), Imre Bernarth (França), Fernando Nogueira (Portugal), Transe Express (França), Eddy Eighty (Espanha), Rob Roy Collins (Inglaterra), Sempre Arriba (Espanha) e Javier Ariza (Espanha) trazem a Paredes de Coura, ao longo do fim de semana de 26 a 28 de julho, mais de 30 espetáculos que enchem de cor e alegria as ruas, praças e esplanadas desta bonita vila do Alto Minho com o melhor da animação de rua, teatro-clown e circo contemporâneo.
Esta grande festa da família, miúdos e graúdos completa-se com a energia da percussão e a euforia das bandas FYBB e Seistopeia, ambas de Portugal, que ao percorrerem as ruas da vila transportam a boa disposição para que ninguém fique indiferente a estas doses redobradas de magia, sonhos e fantasia, que começam a ser desenhadas ao longo da semana, de 22 a 26 de julho, com as residências de música e teatro dirigidas pela A Toque de Caixa, com participantes dos 8 aos 11 anos e dos 12 aos 18 anos, respetivamente, para apresentação final na noite de sexta-feira dia 26.
Para amar é preciso tempo. Para brincarmos precisamos de tempo. Aproveite este festival para fazer parar o tempo e sentir a companhia dos seus filhos. Sente-se no chão, fale e partilhe sorrisos com eles. Este é um festival em que o tempo não conta. Aprenda a andar devagar e a olhar para aqueles que mais amamos.
Organizado pelo Município de Paredes de Coura, ‘O Mundo ao Contrário’ não só reúne artistas nacionais e estrangeiros como também desafia os mais novos a participarem em oficinas de artes plásticas Os Verdinhos, jogos tradicionais Os Jogos do Hélder, pinturas faciais AnimaKids, workshop de cerâmica no Margareth Ateliê, construções Lego® na Caixa dos Brinquedos e visitas guiadas ao Arte em Peças, impressão 3D, impressão têxtil, corte de lazer e máquina de pins no Espaço Maker e a exposição de fanzines Zines na Cave (Fanzinoteca Rock’n’Cave), promovendo liberdade à imaginação e criatividade, entre muitas outras propostas para rir e divertir, num evento muito especial, onde se vira “de pernas para o ar” a rotina e a rigidez, permitindo que reine o inesperado e a fantasia.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.