O mês de novembro chega a Paredes de Coura com o sabor e o aconchego do tradicional “Cozido à Moda de Coura”, mas também com um vasto programa cultural que promete aquecer os dias frios de outono.
Nos dias 15 e 16 de novembro, oito restaurantes do concelho participam nos Domingos Gastronómicos, iniciativa do Município de Paredes de Coura que convida residentes e visitantes a degustar um dos pratos mais emblemáticos da cozinha courense — o suculento e reconfortante cozido, perfeito para esta época do ano.
A par da gastronomia, novembro traz à vila uma agenda cultural intensa e diversificada. O Centro Cultural de Paredes de Coura recebe, no dia 7, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo com o espetáculo “Public Domain, o Eurídice e o Instante e o almada E TUDO!”. A produção propõe uma reflexão coreográfica sobre a sociedade contemporânea, os seus espaços e emoções.
Nos dias 12 e 13 de novembro, o Space Festival – Festival Itinerante de Música Experimental & Improvisada espalha-se por vários espaços do concelho, como a Capela do Espírito Santo e o Quartel das Artes, com atuações de “Stones and Seeds”, “URTIQA” e “Novelo Vago”, além da projeção do filme “Space Festival – Um Documentário Experimental e Improvisado”.
O novo circo chega no dia 14, com “Isla of Flightless Birds”, criação do Duo Acaso (Fernando Nogueira e Tjasa Dobravec). A coprodução entre o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Cineteatro António Lamoso, com apoio da DGArtes, integra a Rede Internacional La Nuit du Cirque e apresenta uma obra visual e poética sobre a comunicação e o corpo em transformação.
Já o teatro marca presença com a companhia Terra Amarela, que traz a peça “Mãos Minhas”, um espetáculo em Língua Gestual Portuguesa que parte do roubo de uma obra de arte para explorar as relações entre língua, identidade e memória coletiva.
Além destas propostas, o mês inclui ainda sessões de cinema, programas dedicados a famílias e bebés, caminhadas pelas paisagens do concelho e oficinas de construções Lego na Caixa dos Brinquedos, convidando todos a redescobrir Paredes de Coura entre sabores, sons e emoções.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.