Um orçamento de trinta milhões de euros, tendo como principais eixos a oferta habitacional, as áreas industriais, educação e cultura, mereceu a aprovação por ampla maioria da Assembleia Municipal de Paredes de Coura.
O Plano de Actividades e Orçamento para 2025 do município “é o maior orçamento de sempre, são 29.886.886€ explicado por grandes obras que mudarão estruturalmente a vida do nosso concelho”, projectou o presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira, acrescentando que são “obras que aumentarão a oferta habitacional do nosso concelho, que melhorarão a nossa capacidade de atração de investimento, que reforçarão o investimento na educação, na cultura, na ação social e na qualidade de vida das nossas freguesias”.
Com isto, Vítor Paulo Pereira não tem dúvidas que se trata “de um orçamento que tem um objectivo muito concreto: reforçar o caminho do desenvolvimento de Paredes de Coura, através da criação de emprego e da inclusão social”, e que se traduz em números significativos: “o maior orçamento de sempre não é para nós um slogan político, até porque estaremos sempre dependentes de circunstâncias externas para o executarmos com sucesso. Preferimos dizer que é o melhor orçamento que temos para melhorar a vida de todos os courenses”, reforçou.
O núcleo habitacional de três dezenas de apartamentos no centro da vila e que está quase concluído, as seis dezenas de habitações para arrendamento acessível na zona da Nogueira, mas também a aposta na terceira zona industrial que está a nascer em Linhares e que poderá lançar Paredes de Coura para o ranking dos 20 concelhos mais exportadores da região Norte, a par da consolidada aposta na cultura e educação são as traves-mestras deste orçamento.
“Não somos os donos da verdade financeira ou da verdade do desenvolvimento. Mas o que fizemos até agora é reconhecido por muitos e sente-se na vida das pessoas”, vincou o presidente da câmara, acreditando no futuro de Paredes de Coura: “somos frágeis, mas determinados. Acreditamos no optimismo da vontade e no trabalho competente. Só com muito trabalho, com planeamento, com muita coragem e estratégia é que se chega longe. Com esforços voluntaristas, propostas da moda e discursos fatalistas não se vai a lado nenhum. Só quem acredita e trabalha muito consegue resultados e o reconhecimento das pessoas”, realçando em jeito de conclusão que “gostamos muito de projectos ambiciosos, estratégicos e arriscados, mas não esquecemos os pequenos problemas das pessoas”.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.