Um orçamento de trinta milhões de euros, tendo como principais eixos a oferta habitacional, as áreas industriais, educação e cultura, mereceu a aprovação por ampla maioria da Assembleia Municipal de Paredes de Coura.
O Plano de Actividades e Orçamento para 2025 do município “é o maior orçamento de sempre, são 29.886.886€ explicado por grandes obras que mudarão estruturalmente a vida do nosso concelho”, projectou o presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira, acrescentando que são “obras que aumentarão a oferta habitacional do nosso concelho, que melhorarão a nossa capacidade de atração de investimento, que reforçarão o investimento na educação, na cultura, na ação social e na qualidade de vida das nossas freguesias”.
Com isto, Vítor Paulo Pereira não tem dúvidas que se trata “de um orçamento que tem um objectivo muito concreto: reforçar o caminho do desenvolvimento de Paredes de Coura, através da criação de emprego e da inclusão social”, e que se traduz em números significativos: “o maior orçamento de sempre não é para nós um slogan político, até porque estaremos sempre dependentes de circunstâncias externas para o executarmos com sucesso. Preferimos dizer que é o melhor orçamento que temos para melhorar a vida de todos os courenses”, reforçou.
O núcleo habitacional de três dezenas de apartamentos no centro da vila e que está quase concluído, as seis dezenas de habitações para arrendamento acessível na zona da Nogueira, mas também a aposta na terceira zona industrial que está a nascer em Linhares e que poderá lançar Paredes de Coura para o ranking dos 20 concelhos mais exportadores da região Norte, a par da consolidada aposta na cultura e educação são as traves-mestras deste orçamento.
“Não somos os donos da verdade financeira ou da verdade do desenvolvimento. Mas o que fizemos até agora é reconhecido por muitos e sente-se na vida das pessoas”, vincou o presidente da câmara, acreditando no futuro de Paredes de Coura: “somos frágeis, mas determinados. Acreditamos no optimismo da vontade e no trabalho competente. Só com muito trabalho, com planeamento, com muita coragem e estratégia é que se chega longe. Com esforços voluntaristas, propostas da moda e discursos fatalistas não se vai a lado nenhum. Só quem acredita e trabalha muito consegue resultados e o reconhecimento das pessoas”, realçando em jeito de conclusão que “gostamos muito de projectos ambiciosos, estratégicos e arriscados, mas não esquecemos os pequenos problemas das pessoas”.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.