O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
O presidente da Câmara, Tiago Cunha, anunciou que as transferências para as freguesias vão aumentar 25%, reforçando a autonomia local e garantindo que os recursos chegam rapidamente aos cidadãos. “É um aumento real, corajoso e transformador, que se estende pelos quatro anos do mandato. Queremos que todos se sintam valorizados e tenham mais e melhores meios para trabalhar”, afirmou.
Na área social, o executivo reduziu a participação do IRS de 3% para 2,5%, mantendo o IMI no mínimo, e fixou a derrama em 0% para pequenas empresas até 150 mil euros de volume de negócios, incentivando o empreendedorismo local. Para empresas maiores, a derrama será de 1%, ainda abaixo do limite máximo permitido.
A Educação e a Cultura assumem papel central no orçamento, com Tiago Cunha a reforçar que investir em cultura é investir na identidade e na coesão da comunidade. No mesmo sentido, foram previstas iniciativas que visam criar habitação acessível e atrair novos investimentos, garantindo um crescimento económico sustentável.
O investimento em infraestruturas industriais também é destacado, com a construção da Zona Industrial de Linhares e Ferreira e a ligação entre as Zonas Industriais de Formariz e Castanheira, incluindo o reforço do abastecimento em média tensão e a construção de uma nova subestação, fundamentais para a competitividade do concelho.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 foi aprovado com 27 votos favoráveis — 24 do PS, 2 independentes e 1 do PEV —, uma abstenção do PSD e cinco votos contra. Tiago Cunha considera que este orçamento representa “um compromisso com a proximidade, com a justiça social, com o futuro das novas gerações e com a criação de riqueza sustentável”.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.