Cerca de 50 rapazes e raparigas de Paredes de Coura vão participar na performance e instalação 'Cartografia dos Desejos', espetáculo proposto pela Teatro Nacional D. Maria II no âmbito da iniciativa Odisseia Nacional, e que será apresentado no próximo sábado, 11 de março, pelas 16h00, no Largo Visconde Mozelos.
É o culminar do trabalho desenvolvido desde o início de fevereiro na sequência da residência artística proposta pelo projeto coletivo Pele — ‘Cartografia dos desejos’ título inspirado em Suely Rolnik e Félix Guattari –, e que se complementa no domingo, 12 de março, com a Caminhada Semear os Desejos, entre as 9h30 e as 11h30, com início no Largo Visconde Mozelos.
Os 50 participantes que se associaram ao coletivo Pele são alunos do 5ºB da Escola EB de Paredes de Coura, da EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior e alunos que também responderam à Open Call lançada junto da comunidade educativa.
Com a apresentação da ‘Cartografia dos Desejos’, e posteriormente ‘descobri-quê?’ dos criadores da Estrutura, Cátia Pinheiro e José Nunes, juntamente com o artista, performer e arte-educador Dori Nigro, Paredes de Coura junta-se a mais 92 concelhos de todas as regiões de Portugal continental e ilhas, que ao longo de todo o ano recebem da Odisseia Nacional do D. Maria II centenas de propostas, incluindo espetáculos, atividades para escolas, projetos com comunidades locais, formação, lançamentos de livros e muito mais.
O centro histórico de Viana do Castelo mantém-se animado com a tradicional “Arruada de Janeiras”, iniciativa da Câmara Municipal que decorre até 31 de janeiro. A ação pretende dinamizar o comércio local e promover a cultura popular, contando este ano com 24 grupos, associações e coletividades da região.
O Desfile de Carnaval noturno “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” volta às ruas da vila no dia 16 de fevereiro, com o objetivo de revitalizar a tradição da Cegada Carnavalesca e envolver a comunidade local em momentos de diversão e criatividade.
O Darque Kayak Clube (DKC) fechou 2025 com destaque nas competições nacionais, crescimento no número de atletas e forte intervenção social e ambiental.
O Município de Valença aprovou o Regime de Incentivos Municipais para 2026, tornando-se um dos concelhos mais atrativos de Portugal para viver, investir e empreender. O pacote de medidas contempla famílias e empresas, prometendo alívio fiscal e estímulo à economia local.
O número de eleitores recenseados para as eleições presidenciais de 18 de janeiro atingiu 11.039.672, um aumento de 174.662 votantes face às presidenciais de 2021, revelou a atualização final do recenseamento eleitoral divulgada esta semana pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Viana do Castelo foi o concelho do Norte que mais cresceu nas exportações no terceiro trimestre de 2025. Em setembro, as vendas ao exterior dispararam 29,2%, o valor mais alto do trimestre, revela o relatório Norte Conjuntura, da CCDR-N.
O Centro Cultural de Viana do Castelo foi palco de voleibol de alto nível ao acolher a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos, integrada no Torneio da WEVZA (Western European Volleyball Zonal Association). A competição foi organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), em colaboração com o Município de Viana do Castelo, constituindo um passo decisivo no caminho para a fase final do Europeu, que se disputará em Itália, em julho de 2026.