Cerca de 50 rapazes e raparigas de Paredes de Coura vão participar na performance e instalação 'Cartografia dos Desejos', espetáculo proposto pela Teatro Nacional D. Maria II no âmbito da iniciativa Odisseia Nacional, e que será apresentado no próximo sábado, 11 de março, pelas 16h00, no Largo Visconde Mozelos.
É o culminar do trabalho desenvolvido desde o início de fevereiro na sequência da residência artística proposta pelo projeto coletivo Pele — ‘Cartografia dos desejos’ título inspirado em Suely Rolnik e Félix Guattari –, e que se complementa no domingo, 12 de março, com a Caminhada Semear os Desejos, entre as 9h30 e as 11h30, com início no Largo Visconde Mozelos.
Os 50 participantes que se associaram ao coletivo Pele são alunos do 5ºB da Escola EB de Paredes de Coura, da EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior e alunos que também responderam à Open Call lançada junto da comunidade educativa.
Com a apresentação da ‘Cartografia dos Desejos’, e posteriormente ‘descobri-quê?’ dos criadores da Estrutura, Cátia Pinheiro e José Nunes, juntamente com o artista, performer e arte-educador Dori Nigro, Paredes de Coura junta-se a mais 92 concelhos de todas as regiões de Portugal continental e ilhas, que ao longo de todo o ano recebem da Odisseia Nacional do D. Maria II centenas de propostas, incluindo espetáculos, atividades para escolas, projetos com comunidades locais, formação, lançamentos de livros e muito mais.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.