Cerca de 50 rapazes e raparigas de Paredes de Coura vão participar na performance e instalação 'Cartografia dos Desejos', espetáculo proposto pela Teatro Nacional D. Maria II no âmbito da iniciativa Odisseia Nacional, e que será apresentado no próximo sábado, 11 de março, pelas 16h00, no Largo Visconde Mozelos.
É o culminar do trabalho desenvolvido desde o início de fevereiro na sequência da residência artística proposta pelo projeto coletivo Pele — ‘Cartografia dos desejos’ título inspirado em Suely Rolnik e Félix Guattari –, e que se complementa no domingo, 12 de março, com a Caminhada Semear os Desejos, entre as 9h30 e as 11h30, com início no Largo Visconde Mozelos.
Os 50 participantes que se associaram ao coletivo Pele são alunos do 5ºB da Escola EB de Paredes de Coura, da EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior e alunos que também responderam à Open Call lançada junto da comunidade educativa.
Com a apresentação da ‘Cartografia dos Desejos’, e posteriormente ‘descobri-quê?’ dos criadores da Estrutura, Cátia Pinheiro e José Nunes, juntamente com o artista, performer e arte-educador Dori Nigro, Paredes de Coura junta-se a mais 92 concelhos de todas as regiões de Portugal continental e ilhas, que ao longo de todo o ano recebem da Odisseia Nacional do D. Maria II centenas de propostas, incluindo espetáculos, atividades para escolas, projetos com comunidades locais, formação, lançamentos de livros e muito mais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.