Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.
A programação inclui o projeto Stones and Seeds, que junta três grandes nomes do jazz nacional e internacional, o duo de música improvisada URTIQA e o projeto de “punk erudito” Novelo Vago.
Na quarta-feira, dia 12, o Centro Cultural recebe ainda a antestreia do filme “Space Festival – Um documentário experimental e improvisado”, que reúne imagens captadas por artistas, equipa técnica e participantes, especialmente durante a 9.ª edição do festival em 2024, complementadas com registos das primeiras edições (1999-2005). O documentário destaca a forma como o festival tem procurado ampliar o acesso a linguagens musicais contemporâneas, com particular atenção a territórios de baixa densidade populacional, mostrando processos de criação, atividades educativas e concertos comentados para escolas. Entre as imagens, destacam-se também os ensaios e a reposição do espetáculo TRAMA, cocriado e interpretado pelo Mais Teatro Amador Courense, com música ao vivo do Space Ensemble.
O festival é organizado pela Associação Cultural Rock’n’Cave, em parceria com o Space Ensemble, contando com o apoio da Direção-Geral das Artes e do Município de Paredes de Coura.
Programa:
Stones and Seeds – João Pedro Brandão, Marcos Cavaleiro e Almut Kühne
12 de novembro, 18h30, Capela do Espírito Santo
“Space Festival – Um documentário experimental e improvisado”
12 de novembro, 21h30, Centro Cultural
URTIQA – Frederica Campos e Bruna de Moura
13 de novembro, 21h30, Quartel das Artes
Novelo Vago – Vera Morais, Teresa Costa e Inês Lopes
13 de novembro, 22h30, Quartel das Artes
O Space Festival promete mais uma vez trazer a Paredes de Coura experiências musicais únicas, com concertos, cinema e atividades educativas que celebram a criatividade e a experimentação.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.
O Município de Ponte de Lima continua a apostar na cultura e no lazer como eixos estruturantes, promovendo iniciativas que atraem famílias e incentivam a criatividade. Neste âmbito, regressa o ciclo de “Oficinas Criativas”, destinado a crianças dos 4 aos 12 anos, num espaço informal de experimentação e expressão manual.
Vila Nova de Cerveira subiu da 41.ª para a 35.ª posição no ranking dos 50 melhores municípios de pequena dimensão em Portugal, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, alcançando 1.112 pontos — à frente de municípios como Ponte de Lima.
A Infraestruturas de Portugal (IP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram, no dia 10 de novembro, no Quartel do Carmo, em Lisboa, um Protocolo de Cooperação destinado a reforçar a segurança rodoviária em todo o país.