A comunidade venezuelana radicada em Paredes de Coura, através da 'Jabillo Ensamble', junta-se a mais doze associações e grupos do concelho para mais um Encontro de Janeiras. Assim, este domingo, 5 de janeiro, a partir das 15h00, a tenda instalada no Largo Hintze Ribeiro volta a dar corpo a uma das tradições mais ricas e bonitas do cancioneiro popular courense.
A Associação Cultural e Desportiva Senhora da Purificação, de Formariz, a Confraria de Nossa Senhora da Pena, de Mozelos, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Rubiães, a Associação Cultural, Desportiva e Social de Parada, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Ferreira, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva Padornelo, o Coro Sénior Couração, a Associação Cultural Desportiva de Insalde, um grupo de alunos do 12ºA da Escola Secundária de Paredes de Coura, a Equipa de Trabalho Tenda Natal Encantado, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Paredes de Coura, num total de cerca de 300 elementos, entre cantadores e músicos, proporcionam o som, o tom e o colorido ao XXII Encontro de Janeiras, depois de também terem percorrido as aldeias do concelho a cantar os Reis e as Janeiras.
Como habitualmente, este Encontro de Janeiras tem entrada livre e é precedido, caso o estado do tempo assim o permita, por um desfile pelas ruas centrais de Paredes de Coura, com concentração pelas 14h30 no Largo 5 de Outubro, junto ao Tribunal, percorrendo em animada marcha pela Rua Conselheiro Miguel Dantas até ao Largo Hintze Ribeiro, onde está instalada a tenda que vai acolher este Encontro de Janeiras.
Posteriormente a este XXII Encontro de Janeiras, os grupos das associações culturais, recreativas e desportivas, estabelecimentos de ensino locais, grupos de catequese, Lar de Idosos e Centros de Dia, provenientes de todo o concelho, continuarão durante todo o mês de janeiro a visitar as casas e a Cantar as Janeiras, como é tradição no coração do Alto Minho, e que todos os anos rejuvenesce partilhando saberes e experiências de geração em geração.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.