A comunidade venezuelana radicada em Paredes de Coura, através da 'Jabillo Ensamble', junta-se a mais doze associações e grupos do concelho para mais um Encontro de Janeiras. Assim, este domingo, 5 de janeiro, a partir das 15h00, a tenda instalada no Largo Hintze Ribeiro volta a dar corpo a uma das tradições mais ricas e bonitas do cancioneiro popular courense.
A Associação Cultural e Desportiva Senhora da Purificação, de Formariz, a Confraria de Nossa Senhora da Pena, de Mozelos, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Rubiães, a Associação Cultural, Desportiva e Social de Parada, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Ferreira, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva Padornelo, o Coro Sénior Couração, a Associação Cultural Desportiva de Insalde, um grupo de alunos do 12ºA da Escola Secundária de Paredes de Coura, a Equipa de Trabalho Tenda Natal Encantado, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Paredes de Coura, num total de cerca de 300 elementos, entre cantadores e músicos, proporcionam o som, o tom e o colorido ao XXII Encontro de Janeiras, depois de também terem percorrido as aldeias do concelho a cantar os Reis e as Janeiras.
Como habitualmente, este Encontro de Janeiras tem entrada livre e é precedido, caso o estado do tempo assim o permita, por um desfile pelas ruas centrais de Paredes de Coura, com concentração pelas 14h30 no Largo 5 de Outubro, junto ao Tribunal, percorrendo em animada marcha pela Rua Conselheiro Miguel Dantas até ao Largo Hintze Ribeiro, onde está instalada a tenda que vai acolher este Encontro de Janeiras.
Posteriormente a este XXII Encontro de Janeiras, os grupos das associações culturais, recreativas e desportivas, estabelecimentos de ensino locais, grupos de catequese, Lar de Idosos e Centros de Dia, provenientes de todo o concelho, continuarão durante todo o mês de janeiro a visitar as casas e a Cantar as Janeiras, como é tradição no coração do Alto Minho, e que todos os anos rejuvenesce partilhando saberes e experiências de geração em geração.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).