Logo
Regional

Paredes de Coura acolhe “Congresso transfronteiriço”

22 Outubro, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Centro Cultural de Paredes de Coura acolhe esta quarta e quinta-feira, 23 e 24 de outubro, o “Congresso transfronteiriço – Infraestruturas Verdes: a importância da natureza em áreas humanizadas”.

Organizado pelo Município de Paredes de Coura, aberto à sociedade civil e agentes de intervenção local, pretende-se com este congresso transfronteiriço explorar a importância e o papel das infraestruturas verdes na manutenção da paisagem e na conservação da biodiversidade no quadro de alterações climáticas, discutindo aspetos como o crescimento populacional e a rápida urbanização dos territórios, que trazem novos desafios ambientais e sociais, ou até fatores como a exclusão da natureza do espaço urbano, o equilíbrio entre economia e a sustentabilidade ambiental pode ser um desafio.

“Os territórios estão hoje confrontados com a emergência de tornar as áreas humanizadas mais resilientes às alterações climáticas, combatendo as ilhas de calor ou diminuindo e controlando os riscos de inundações e incêndios, por exemplo”, constata Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, defendendo que “não há dúvida que as soluções baseadas na natureza são as ferramentas mais eficazes para consegui-lo, sobretudo quando a elas aliamos os conhecimentos e instrumentos científicos mais atuais”.

É partindo destes pressupostos que ganha forma este “Congresso transfronteiriço – Infraestruturas Verdes: a importância da natureza em áreas humanizadas”: “pretende-se refletir, precisamente, sobre a urgência de incluir a infraestrutura verde na concepção do espaço urbano como uma infraestrutura básica, ao mesmo nível das redes de água e saneamento básico, atendendo ao papel determinante que tem na adaptação às alterações climáticas, mas também pelo impacto na saúde e bem-estar das pessoas”, explicou Tiago Cunha, acrescentando que “as pessoas são mais felizes na natureza e, simultaneamente, refletem na sua vida o ambiente e a paisagem em que vivem. É essa ideia central que devemos ter em mente quando procuramos intervir nas áreas humanizadas”, observou.

Reforçar o papel da AL na implementação e melhoria da infraestrutura verde

Dividido em três painéis – ‘Instrumentos de Gestão territorial e a estratégia de infraestruturas verdes’, ‘Soluções Baseadas na natureza: benefícios e oportunidades – casos práticos de infraestruturas verdes’ e ‘As infraestruturas verdes para territórios mais resilientes e adaptados aos desafios ambientais e sociais’ –, pelo Centro Cultural de Paredes de Coura vão passar investigadores e representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Instituto de Estudos do Território, Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral do Território, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Associação Portuguesa de Tracção Animal, Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, Diputación de Pontevedra, Centro de Investigação de Montanha (Instituto Politécnico de Bragança), Universidade de Santiago de Compostela, Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” (CEABN-InBIO, Instituto Superior de Agronomia- Universidade de Lisboa), Centro de História de Arte e Investigação Artística (Universidade de Évora), Rede de Cidades e Vilas de Excelência e Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade que vão trazer os seus contributos para o enriquecimento deste congresso transfronteiriço.

Neste sentido, o Município de Paredes de Coura, em colaboração com os parceiros do Projeto Green Gap (https://green-gap.eu), procura reforçar o papel da Administração Local na implementação e melhoria da Infraestrutura Verde no território transfronteiriço, buscando soluções baseadas na natureza, facilmente replicáveis, que contribuam para um território mais resiliente e comunidades mais conscientes dos desafios ambientais atuais.

As inscrições no congresso são gratuitas, mas obrigatórias. Para mais informação e inscrição, devem aceder ao site https://green-gap.eu/eventos-green-gap/.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Janeiro, 2026

Navio Hospital Gil Eannes assinala 28 anos do resgate e regresso a Viana do Castelo

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.

Regional 31 Janeiro, 2026

Teresa Guilherme sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda este sábado

A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Alto Minho recebe European TREX 2026 para treino em fogo controlado

O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.

Nacional 31 Janeiro, 2026

Veterinária deixa conselhos para proteger cães e gatos do frio intenso

As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo leva inovação pedagógica a São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.

Regional 31 Janeiro, 2026

Carreço recebe primeira edição do “Ecos de Janeiro” este sábado

A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Juventude Viana recebe hoje a Académica de Coimbra

A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.