A Câmara de Paredes de Coura abriu concurso público, pelo valor base de 431.759,60 euros, para reabilitar centro de interpretação da Área Protegida de Corno de Bico, que abriu portas ao público em 2007.
De acordo com o anúncio publicado em Diário da República (DR), o prazo de execução da empreitada é de um ano.
O prazo para apresentação de propostas termina no dia 08 de abril.
Os concorrentes são obrigados a manter as propostas durante 120 dias a contar do termo do daquela data.
O Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA) tem como principais objetivos a investigação e a divulgação dos recursos naturais Área Protegida de Corno de Bico.
A Paisagem Protegida foi criada a 20 de setembro de 1999 e estende-se por mais de dois mil hectares, abrangendo as freguesias de Castanheira, Cristelo, Parada, Vascões e Bico, sendo que 25 por cento da área é mata formada por carvalhos e outras folhosas.
O CEIA foi construído de raiz e inclui áreas destinadas à investigação e divulgação dos recursos naturais da Paisagem Protegida de Corno de Bico, designadamente ateliês, sala de exposições, auditório, laboratório e instalações sanitárias.
O projeto global de arquitetura contemplou também a recuperação e adaptação dos antigos imóveis da casa do professor e da escola primária de Chã de Lamas a dormitório e cantina, respetivamente.
Aqueles imóveis foram edificados aquando da criação da antiga colónia agrícola de Vascões, que António Salazar mandou moldar na paisagem rural de Chã de Lamas nos anos 50 do século XX, um exemplar do modernismo português.
A ex-colónia situa-se em pleno núcleo megalítico de Chã de Lamas, constituído por duas mamoas. Aqueles vestígios atestam a presença humana, na zona, desde sempre.
O conjunto habitacional vislumbra-se do miradouro de Corno de Bico, um dos pontos mais altos de Paredes de Coura, em plena Área de Paisagem Protegida.
Em 2018, a colónia foi apresentada em vários países da Europa como ‘case study’ no âmbito do MODSCAPES (Modernist Reinventions of the Rural Landscape).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.