Logo
Regional

Paredes de Coura abre concurso para reabilitar centro de interpretação de Área Protegida

22 Março, 2025 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara de Paredes de Coura abriu concurso público, pelo valor base de 431.759,60 euros, para reabilitar centro de interpretação da Área Protegida de Corno de Bico, que abriu portas ao público em 2007.

De acordo com o anúncio publicado em Diário da República (DR), o prazo de execução da empreitada é de um ano.

O prazo para apresentação de propostas termina no dia 08 de abril.

Os concorrentes são obrigados a manter as propostas durante 120 dias a contar do termo do daquela data.

O Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA) tem como principais objetivos a investigação e a divulgação dos recursos naturais Área Protegida de Corno de Bico.

A Paisagem Protegida foi criada a 20 de setembro de 1999 e estende-se por mais de dois mil hectares, abrangendo as freguesias de Castanheira, Cristelo, Parada, Vascões e Bico, sendo que 25 por cento da área é mata formada por carvalhos e outras folhosas.

O CEIA foi construído de raiz e inclui áreas destinadas à investigação e divulgação dos recursos naturais da Paisagem Protegida de Corno de Bico, designadamente ateliês, sala de exposições, auditório, laboratório e instalações sanitárias.

O projeto global de arquitetura contemplou também a recuperação e adaptação dos antigos imóveis da casa do professor e da escola primária de Chã de Lamas a dormitório e cantina, respetivamente.

Aqueles imóveis foram edificados aquando da criação da antiga colónia agrícola de Vascões, que António Salazar mandou moldar na paisagem rural de Chã de Lamas nos anos 50 do século XX, um exemplar do modernismo português.

A ex-colónia situa-se em pleno núcleo megalítico de Chã de Lamas, constituído por duas mamoas. Aqueles vestígios atestam a presença humana, na zona, desde sempre.

O conjunto habitacional vislumbra-se do miradouro de Corno de Bico, um dos pontos mais altos de Paredes de Coura, em plena Área de Paisagem Protegida.

Em 2018, a colónia foi apresentada em vários países da Europa como ‘case study’ no âmbito do MODSCAPES (Modernist Reinventions of the Rural Landscape).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Abril, 2025

Prazo do concurso para novo mercado de Viana do Castelo prolongado

O presidente da Câmara de Viana do Castelo revelou que o prazo para apresentação de propostas ao concurso internacional para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia o prédio Coutinho, foi prolongado até dia 14.

Regional 4 Abril, 2025

CIM Alto Minho reforça turismo sustentável nos rios Minho e Lima

As entidades parceiras do projeto europeu RedCIFT acabam de lançar o website oficial da Rede Ibérica de Cruzeiros Fluviais Transfronteiriços (RED CIFT), acessível em https://red-cift.eu/. Esta plataforma tem como objetivo promover o turismo fluvial sustentável e criar uma rede de destinos náutico-culturais nas bacias transfronteiriças dos rios Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana.

Política 4 Abril, 2025

Legislativas 2025: João Puig encabeça lista do Livre em Viana do Castelo

O Livre anunciou que o artista plástico João Puig é o número 1 pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo nas legislativas de maio.

Desporto 4 Abril, 2025

Portugal cai para sétimo no ranking da FIFA

Portugal foi ultrapassado pelos Países Baixos no ranking da FIFA, tendo caído para o sétimo lugar de uma classificação que foi divulgada e que continua a ser liderada pela Argentina, campeã mundial de futebol.

Regional 3 Abril, 2025

Viana do Castelo acolhe a “maior e mais longa” conferência sobre Ruby na Europa

Viana do Castelo vai receber, nos dias 18 e 19 de setembro, o EuRuKo (European Ruby Conference), a maior e mais longa conferência sobre Ruby na Europa, reunindo anualmente cerca de 700 participantes, além de oradores de renome internacional.

Cultura 3 Abril, 2025

Krisálida Leva às Crianças uma Aventura Teatral sobre a Urgente Necessidade de Preservação da Água

A companhia Krisálida estreia um novo espetáculo de teatro de marionetas, "O Velho Eremita", uma criação que funde fantasia e consciência ambiental para sensibilizar o público infantojuvenil sobre a importância vital da água e os desafios das alterações climáticas. A estreia acontece a 13 de abril, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, às 17h00.

Regional 3 Abril, 2025

Ponte de Lima acolhe “A Paixão de Cristo” junto à Capela de São João

Este sábado, 5 de abril, às 21h30, terá lugar a encenação da Paixão de Cristo, junto à Capela de São João, na alameda com o mesmo nome, na Vila de Ponte de Lima. A representação estará a cargo de um grupo composto por mais de uma centena de atores amadores da Paróquia de Tadim, Braga.