Logo
Cultura

Paredes de Coura: “A Peregrinação de Mário Cláudio” assinala 55 anos de vida literária

8 Outubro, 2024 | 16:15
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Vinte especialistas de 12 universidades de Portugal, França, Brasil, Reino Unido e Itália vão celebrar os 55 anos de vida literária de Mário Cláudio com um congresso de três dias, em Amarante e Paredes de Coura.

José Vieira, coordenador do congresso internacional intitulado “A Peregrinação de Mário Cláudio”, explicou que a iniciativa surgiu “no âmbito de duas celebrações maiores na longa carreira literária do Mário Cláudio” que se comemoram este ano.

“Em primeiro lugar, os 40 anos da publicação do romance ‘Amadeo’, que ganhou em 1984 o prémio de Grande Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE). Aliás, Mário Cláudio é o único escritor da literatura portuguesa que ganhou por três vezes este prémio. Em segundo lugar, para celebrar os 55 anos de vida literária do escritor, que se comemoram este ano e que foi iniciada, em 1969, com a publicação do livro de poemas ‘O Ciclo de Cypris’”, explicou o professor universitário.

Docente na Universidade de Pádua, em Itália, José Veiga realçou que “Mário Cláudio é o escritor vivo [82 anos] da literatura portuguesa, mas também da literatura de língua portuguesa, com a mais extensa obra literária, sendo superado somente por Camilo Castelo Branco e Agustina Bessa-Luís, que são seus grandes mentores e monstros sagrados”.

Segundo José Vieira, o congresso que decorre entre quinta-feira e sábado, nos concelhos de Amarante, distrito do Porto, e Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, visa “debater e discutir ideias em torno da obra, das personagens, dos grandes temas utilizados por Mário Cláudio nos seus romances, novelas, crónicas e biografias”.

“Isto revela, por um lado, uma obra em constante transformação e, por outro, a vitalidade da sua obra, ao reunir tantas pessoas de tão diversos lugares. É uma obra viva e que se transforma, sendo ela um clássico”, afirmou.

Além do “tributo a um dos nomes maiores das letras em língua portuguesa, que escolheu Paredes de Coura para viver” e onde está situado o centro Mário Cláudio que guarda “o precioso espólio” do autor, o encontro internacional será o primeiro passo para a criação de um centro de pesquisa, em rede, dedicado a escritores do Norte de Portugal e da Galiza.

“Este congresso serve também de mote, de trampolim para iniciar essa rede alargada de escritores não só do Norte de Portugal, mas do Norte da Península Ibérica, ou seja, da Galiza. Creio que ao juntar todos estes especialistas e ao realizar-se uma parte em Amarante e, a outra, em Paredes de Cora, é um sinal da vitalidade dos escritores da região Norte de Portugal e também da Galiza”, afirmou o académico.

Mário Cláudio, natural do Porto, vive em Paredes de Coura, mas tem “ligações familiares e afetivas a Amarante patentes na publicação do romance ‘Amadeo’”.

Mário Cláudio foi ainda agraciado mais duas vezes com o prémio APE pela obra “Retrato de Rapaz” (2015) e “Tríptico da Salvação” (2019).

O congresso começa na quinta-feira, no auditório da biblioteca municipal de Amarante, com comunicações e uma visita guiada ao museu Amadeo de Souza Cardoso.

O programa “inclui um concerto do Gomo de Tangerina no museu Amadeo de Souza Cardoso, aberto ao público. É um concerto pensado naquilo que é a obra de Mário Cláudio”, lembrando que, além de escritor, Mário Cláudio é letrista.

Já em Paredes de Coura, na sexta-feira e no sábado, além das comunicações, serão lançados dois livros, uma tradução italiana de “Retrato de Rapaz” e “A Verdade é de Papel – Ensaios para Tiago Veiga”, com organização de José Vieira.

No sábado, “além de um roteiro literário de Mário Cláudio, haverá um concerto de violoncelo, duas exposições patentes no centro Mário Cláudio sobre a obra de Tiago Veiga e da pintora irlandesa, Ellen Rasmussen, a segunda esposa de Tiago Veiga”.

“É um congresso que não só congrega a academia, mas abre a academia à sociedade civil, através da música, da literatura, da pintura, da troca democrática e arejada de ideias”, sublinhou o professor universitário.

O congresso é organizado pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, em colaboração com as autarquias de Amarante e Paredes de Coura.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 14.ª edição do Viana Volley Cup

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.

Regional 26 Dezembro, 2025

Zero acusa Valorminho de projeto ilegal em aterro de Valença

A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Álcool ao volante provoca 12 mortos e mais de 450 detenções

Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.

Desporto 26 Dezembro, 2025

Vianense Luísa Peres recebe estatuto de Esperança Olímpica de Vela

Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.

Regional 26 Dezembro, 2025

Largo das Neves recebe tradicional Fogueira de Natal

O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido ao frio

O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.

Internacional 26 Dezembro, 2025

Escola Secundária de Monserrate leva alunos ao Parlamento Europeu

A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.