O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, a Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e o Bispo da Diocese, D. João Lavrador, marcaram hoje presença na formalização do Protocolo de Cooperação que agrega o Centro Paroquial e Social de Lanheses, a Casa Sacerdotal da Diocese de Viana do Castelo e o Centro Paroquial e Social de Fornelos num horizonte de desenvolvimento conjunto.
Esta parceria pioneira visa a qualidade do trabalho social e solidário de forma a dar resposta aos, cada vez mais exigentes, desafios financeiros quotidianos.
Assim estas IPSS decidiram agrupar-se nos objetivos partilhados como: o incremento da sustentabilidade económica através de um maior poder de negociação junto de fornecedores comuns; desenvolvimento de práticas incrementais de transparência; partilha de boas práticas e recursos; e promoção de uma real aproximação entre instituições, potenciando um verdadeiro trabalho em rede e a sua continuidade.
Esta iniciativa agrega, numa primeira fase, as três instituições, mas estará aberta a outras IPSS ou organizações conexas que comunguem dos mesmos objetivos.


Nas instalações do Centro Paroquial e Social de Lanheses, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo reconheceu o trabalho valioso que as IPSS’s promovem diariamente, afirmando que “somos todos parceiros com o mesmo objetivo de servir os nossos concidadãos”.
Luís Nobre revelou estar “muito orgulhoso ” por ver as instituições locais “a unirem-se a e tomarem a liderança neste projeto”, reconhecendo a “amplitude quase infinita desta parceria” e destacando a partilha de recursos como uma enorme mais-valia.
D. João Lavrador elogiou igualmente a “capacidade” destes três IPSS’s se unirem para um trabalho em equipa “em prol da comunidade e beneficiando as próprias instituições”. “É nas pontes, nas relações e no diálogo que encontramos as soluções”, valorizando ainda o facto de este protocolo “ajudar à transparência”.

O Diretor executivo do Centro Paroquial e Social de Riba Lima, Vasco Araújo, indicou que esta ideia “começou a germinar há dois meses, quando começamos a perceber que conseguiríamos fazer um melhor trabalho se uníssemos esforços”.
Realçou que esperam que esta parceria a três “possa vir a ser alargada”, já que esta parceria “não vai trazer nenhum encargo adicional nem aumento de recursos humanos”, correspondendo apenas a uma “união de esforços e otimização de recursos” para que “amanhã, as nossas dificuldades possam ser atenuadas”.
Mensalmente, irão monitorizar a evolução dos preços com fornecedores e, volvidos seis meses, farão a primeira reunião de análise e, “se tudo correr bem”, poderão já acolher outras instituições na iniciativa.
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.