O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, a Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e o Bispo da Diocese, D. João Lavrador, marcaram hoje presença na formalização do Protocolo de Cooperação que agrega o Centro Paroquial e Social de Lanheses, a Casa Sacerdotal da Diocese de Viana do Castelo e o Centro Paroquial e Social de Fornelos num horizonte de desenvolvimento conjunto.
Esta parceria pioneira visa a qualidade do trabalho social e solidário de forma a dar resposta aos, cada vez mais exigentes, desafios financeiros quotidianos.
Assim estas IPSS decidiram agrupar-se nos objetivos partilhados como: o incremento da sustentabilidade económica através de um maior poder de negociação junto de fornecedores comuns; desenvolvimento de práticas incrementais de transparência; partilha de boas práticas e recursos; e promoção de uma real aproximação entre instituições, potenciando um verdadeiro trabalho em rede e a sua continuidade.
Esta iniciativa agrega, numa primeira fase, as três instituições, mas estará aberta a outras IPSS ou organizações conexas que comunguem dos mesmos objetivos.


Nas instalações do Centro Paroquial e Social de Lanheses, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo reconheceu o trabalho valioso que as IPSS’s promovem diariamente, afirmando que “somos todos parceiros com o mesmo objetivo de servir os nossos concidadãos”.
Luís Nobre revelou estar “muito orgulhoso ” por ver as instituições locais “a unirem-se a e tomarem a liderança neste projeto”, reconhecendo a “amplitude quase infinita desta parceria” e destacando a partilha de recursos como uma enorme mais-valia.
D. João Lavrador elogiou igualmente a “capacidade” destes três IPSS’s se unirem para um trabalho em equipa “em prol da comunidade e beneficiando as próprias instituições”. “É nas pontes, nas relações e no diálogo que encontramos as soluções”, valorizando ainda o facto de este protocolo “ajudar à transparência”.

O Diretor executivo do Centro Paroquial e Social de Riba Lima, Vasco Araújo, indicou que esta ideia “começou a germinar há dois meses, quando começamos a perceber que conseguiríamos fazer um melhor trabalho se uníssemos esforços”.
Realçou que esperam que esta parceria a três “possa vir a ser alargada”, já que esta parceria “não vai trazer nenhum encargo adicional nem aumento de recursos humanos”, correspondendo apenas a uma “união de esforços e otimização de recursos” para que “amanhã, as nossas dificuldades possam ser atenuadas”.
Mensalmente, irão monitorizar a evolução dos preços com fornecedores e, volvidos seis meses, farão a primeira reunião de análise e, “se tudo correr bem”, poderão já acolher outras instituições na iniciativa.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.