O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
Numa mensagem enviada ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, o Santo Padre refere que, ao tomar conhecimento das “graves consequências” do temporal, se une espiritualmente “à dor dos respetivos familiares” das pessoas que perderam a vida, sublinhando o impacto particularmente devastador no centro do país.
A depressão Kristin atravessou o território continental na passada quarta-feira, deixando um rasto de destruição. De acordo com a Proteção Civil, registaram-se pelo menos cinco vítimas mortais, além de vários feridos e desalojados. A Câmara Municipal da Marinha Grande confirmou ainda uma outra vítima mortal no concelho.
Numa nota assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o Papa Leão XIV afirma sentir “muito de perto a situação dos feridos, dos desalojados e de todos quantos ficaram seriamente afetados pelos enormes estragos causados por esta tempestade”.
O pontífice garante também as suas orações pelas autoridades nacionais e locais, bem como pelas instituições civis, militares e religiosas envolvidas nas operações de socorro e apoio às populações, destacando o trabalho conjunto em prol de quem mais precisa.
A mensagem papal salienta ainda o reconhecimento pela solidariedade e entreajuda demonstradas pelos cidadãos durante os momentos mais críticos do temporal.
Entre as principais consequências materiais da depressão Kristin contam-se quedas de árvores e estruturas, cortes e condicionamentos de estradas, interrupções nos serviços de transporte — em especial nas linhas ferroviárias —, encerramento de escolas e falhas no fornecimento de energia elétrica, água e comunicações.
Os distritos de Leiria, por onde a depressão entrou em território nacional, Coimbra e Santarém são os que registam maiores danos.
Entretanto, o Governo decretou a situação de calamidade para cerca de 60 municípios, entre as 00h00 de quarta-feira e as 23h59 do dia 1 de fevereiro, número que poderá vir a aumentar consoante a avaliação dos prejuízos.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.