A Santa Sé já divulgou o programa da visita do Papa Francisco a Portugal, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
O Papa Francisco vai estar em Portugal de 2 a 6 de Agosto a par das Jornadas Mundiais da Juventude. A Partida de avião, do Aeroporto Internacional de Roma (Fiumicino) está marcada para as 07h30, com chegada prevista à Base Aérea de Figo Maduro em Portugal às 10h00, com respetiva receção oficial.
A cerimónia de boas-vindas, no Palácio Nacional de Belém é às 10h45, seguida da visita ao Presidente da República às 11h45. O encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, deverá ser feito no Centro Cultural de Belém, ainda na parte da manhã, às 12h45.
Da parte da tarde, por volta das 16h45, o Papa Francisco vai encontrar-se com o Primeiro-Ministro, na Nunciatura Apostólica.
Às 17h30 as vésperas com os Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Consagrados e Consagradas, Seminaristas e Agentes Pastorais, no Mosteiro dos Jerónimos.
Quinta-feira, 3 de agosto, às 9h00, é o Encontro com os Jovens Universitários, na Universidade Católica Portuguesa e com os jovens de Scholas Occurrentes, na sede de Scholas Occurrentes de Cascais às 10h40.
Nesse dia o Papa Francisco vai almoçar com os jovens, às 12h00, na Nunciatura Apostólica. Ainda com os jovens, às 18h00, é o momento da via-sacra, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII).
No sábado, 5 de agosto, às 8h00, dá-se a partida de helicóptero da Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, para Fátima, com hora prevista de chegada ao Estádio de Fátima às 8h50.
A recitação do Terço com os jovens doentes, na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima é às 9h30. O regresso a Lisboa é às 11h00 com chegada prevista às 11h50.
Às 18h00 é encontro privado com os membros da Companhia de Jesus, no Colégio de S. João de Brito com vigília no Campo da Graça (Parque Tejo) às 20h45.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.