A Santa Sé já divulgou o programa da visita do Papa Francisco a Portugal, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
O Papa Francisco vai estar em Portugal de 2 a 6 de Agosto a par das Jornadas Mundiais da Juventude. A Partida de avião, do Aeroporto Internacional de Roma (Fiumicino) está marcada para as 07h30, com chegada prevista à Base Aérea de Figo Maduro em Portugal às 10h00, com respetiva receção oficial.
A cerimónia de boas-vindas, no Palácio Nacional de Belém é às 10h45, seguida da visita ao Presidente da República às 11h45. O encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, deverá ser feito no Centro Cultural de Belém, ainda na parte da manhã, às 12h45.
Da parte da tarde, por volta das 16h45, o Papa Francisco vai encontrar-se com o Primeiro-Ministro, na Nunciatura Apostólica.
Às 17h30 as vésperas com os Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Consagrados e Consagradas, Seminaristas e Agentes Pastorais, no Mosteiro dos Jerónimos.
Quinta-feira, 3 de agosto, às 9h00, é o Encontro com os Jovens Universitários, na Universidade Católica Portuguesa e com os jovens de Scholas Occurrentes, na sede de Scholas Occurrentes de Cascais às 10h40.
Nesse dia o Papa Francisco vai almoçar com os jovens, às 12h00, na Nunciatura Apostólica. Ainda com os jovens, às 18h00, é o momento da via-sacra, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII).
No sábado, 5 de agosto, às 8h00, dá-se a partida de helicóptero da Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, para Fátima, com hora prevista de chegada ao Estádio de Fátima às 8h50.
A recitação do Terço com os jovens doentes, na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima é às 9h30. O regresso a Lisboa é às 11h00 com chegada prevista às 11h50.
Às 18h00 é encontro privado com os membros da Companhia de Jesus, no Colégio de S. João de Brito com vigília no Campo da Graça (Parque Tejo) às 20h45.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.