A Santa Sé já divulgou o programa da visita do Papa Francisco a Portugal, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
O Papa Francisco vai estar em Portugal de 2 a 6 de Agosto a par das Jornadas Mundiais da Juventude. A Partida de avião, do Aeroporto Internacional de Roma (Fiumicino) está marcada para as 07h30, com chegada prevista à Base Aérea de Figo Maduro em Portugal às 10h00, com respetiva receção oficial.
A cerimónia de boas-vindas, no Palácio Nacional de Belém é às 10h45, seguida da visita ao Presidente da República às 11h45. O encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, deverá ser feito no Centro Cultural de Belém, ainda na parte da manhã, às 12h45.
Da parte da tarde, por volta das 16h45, o Papa Francisco vai encontrar-se com o Primeiro-Ministro, na Nunciatura Apostólica.
Às 17h30 as vésperas com os Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Consagrados e Consagradas, Seminaristas e Agentes Pastorais, no Mosteiro dos Jerónimos.
Quinta-feira, 3 de agosto, às 9h00, é o Encontro com os Jovens Universitários, na Universidade Católica Portuguesa e com os jovens de Scholas Occurrentes, na sede de Scholas Occurrentes de Cascais às 10h40.
Nesse dia o Papa Francisco vai almoçar com os jovens, às 12h00, na Nunciatura Apostólica. Ainda com os jovens, às 18h00, é o momento da via-sacra, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII).
No sábado, 5 de agosto, às 8h00, dá-se a partida de helicóptero da Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, para Fátima, com hora prevista de chegada ao Estádio de Fátima às 8h50.
A recitação do Terço com os jovens doentes, na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima é às 9h30. O regresso a Lisboa é às 11h00 com chegada prevista às 11h50.
Às 18h00 é encontro privado com os membros da Companhia de Jesus, no Colégio de S. João de Brito com vigília no Campo da Graça (Parque Tejo) às 20h45.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.