Logo
Nacional

Papa expressa gratidão a Marcelo e povo português ao regressar a Roma

6 Agosto, 2023 | 21:54
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Papa Francisco expressou profunda gratidão ao Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao povo português, na viagem de regresso a Roma, após ter presidido à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa.

“No meu regresso a Roma, no final da minha viagem apostólica, quero, uma vez mais, expressar a minha profunda gratidão a sua excelência [Presidente da República] e ao povo de Portugal, pela receção calorosa e hospitalidade que recebi durante a minha visita”, lê-se num telegrama que Francisco enviou a Marcelo Rebelo de Sousa.

No telegrama, o chefe de Estado do Vaticano adianta que, com renovada garantia de orações para todos, “invoca cordialmente sobre a nação as bênçãos de Deus, da fraternidade, da alegria e da paz”

Na viagem, o líder da Igreja Católica enviou também telegramas aos chefes de Estado de Espanha, Felipe VI, da França, Emmanuel Macron, com os melhores desejos, e de Itália, Sergio Mattarela.

A Sérgio Mattarella disse que visitou “uma terra de fronteira” situada junto ao oceano, “lugar de encontro entre povos e culturas”, onde testemunhou o entusiasmo dos jovens e da “consoladora experiência espiritual daquela nação”.

Francisco afirmou ainda ao Presidente de Itália rezar para que as novas gerações, “sob o exemplo da Virgem Maria, ali particularmente venerada como Nossa Senhora de Fátima, saibam pôr-se a caminho com fidelidade no projeto que o Pai celeste tem para cada um”.

O avião da TAP que transportou o Papa Francisco para Roma, juntamente com a sua comitiva e jornalistas, aterrou no Aeroporto Internacional de Fiumicino pelas 21:40 locais (menos uma hora em Lisboa).

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.

Nacional 23 Fevereiro, 2024

Cáritas promove semana nacional com peditório e estudo sobre pobreza

A Cáritas Portuguesa assinala a sua semana nacional entre 25 de fevereiro e dia 3 de março, para "dar cara" a todos os que procuram diariamente a ajuda deste organismo, que atende anualmente mais de 120 mil pessoas.

Cultura 23 Fevereiro, 2024

Peça “Cartas de Viana: Guerra Junqueiro” estreia hoje no Teatro Municipal Sá de Miranda

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana estreia, esta sexta-feira e sábado, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a peça "Cartas de Viana: Guerra Junqueiro", na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Com direção de Ricardo Simões, a sessão de hoje acontece pelas 21h00. 

Regional 23 Fevereiro, 2024

Caminha quer criar taxa turística até 1,50 euros para maiores de 16 anos

A Câmara de Caminha quer criar uma taxa municipal turística de 1,50 euros de maio a outubro e de um euro no resto do ano, tendo aprovado submeter o regulamento a discussão pública, foi, esta sexta-feira, revelado.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Dragagem no porto de Viana do Castelo retomada após suspensão por mau tempo

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) retoma em abril a dragagem rochosa no porto da capital do Alto Minho para acesso de navios de maior dimensão, suspensa em dezembro, devido ao mau tempo.