O Papa Francisco expressou profunda gratidão ao Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao povo português, na viagem de regresso a Roma, após ter presidido à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa.
“No meu regresso a Roma, no final da minha viagem apostólica, quero, uma vez mais, expressar a minha profunda gratidão a sua excelência [Presidente da República] e ao povo de Portugal, pela receção calorosa e hospitalidade que recebi durante a minha visita”, lê-se num telegrama que Francisco enviou a Marcelo Rebelo de Sousa.
No telegrama, o chefe de Estado do Vaticano adianta que, com renovada garantia de orações para todos, “invoca cordialmente sobre a nação as bênçãos de Deus, da fraternidade, da alegria e da paz”
Na viagem, o líder da Igreja Católica enviou também telegramas aos chefes de Estado de Espanha, Felipe VI, da França, Emmanuel Macron, com os melhores desejos, e de Itália, Sergio Mattarela.
A Sérgio Mattarella disse que visitou “uma terra de fronteira” situada junto ao oceano, “lugar de encontro entre povos e culturas”, onde testemunhou o entusiasmo dos jovens e da “consoladora experiência espiritual daquela nação”.
Francisco afirmou ainda ao Presidente de Itália rezar para que as novas gerações, “sob o exemplo da Virgem Maria, ali particularmente venerada como Nossa Senhora de Fátima, saibam pôr-se a caminho com fidelidade no projeto que o Pai celeste tem para cada um”.
O avião da TAP que transportou o Papa Francisco para Roma, juntamente com a sua comitiva e jornalistas, aterrou no Aeroporto Internacional de Fiumicino pelas 21:40 locais (menos uma hora em Lisboa).
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.