O Papa Francisco distribuiu hoje sorrisos e bênçãos e até fez piadas a jornalistas que seguiram no voo com destino a Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), aos quais também agradeceu a companhia e o trabalho.
“Muito obrigado pela vossa companhia e pelo vosso trabalho e vou cumprimentar-vos um a um. Obrigado”, disse Francisco, momento antes de iniciar os cumprimentos aos 78 jornalistas, incluindo 11 portugueses, que estavam a bordo do avião da ITA Airways, que partiu do Aeroporto Internacional de Fiumicino, Roma, pelas 08h00 locais (menos uma hora em Lisboa).
Depois, ao longo do corredor, apoiado por uma bengala e rodeado de seguranças e responsáveis de comunicação do Vaticano, parou em todas as filas, onde todos os jornalistas lhe foram apresentados, cumprimentando um por um, como anunciara.
Entre pedidos para que benzesse fotografias, em papel e no telemóvel, e medalhas e terços que os jornalistas trouxeram a pedido de colegas, Francisco também autografou livros.
Sempre com um sorriso, Francisco disse ainda que esperava regressar a Roma rejuvenescido após a JMJ.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.