O Papa Francisco distribuiu hoje sorrisos e bênçãos e até fez piadas a jornalistas que seguiram no voo com destino a Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), aos quais também agradeceu a companhia e o trabalho.
“Muito obrigado pela vossa companhia e pelo vosso trabalho e vou cumprimentar-vos um a um. Obrigado”, disse Francisco, momento antes de iniciar os cumprimentos aos 78 jornalistas, incluindo 11 portugueses, que estavam a bordo do avião da ITA Airways, que partiu do Aeroporto Internacional de Fiumicino, Roma, pelas 08h00 locais (menos uma hora em Lisboa).
Depois, ao longo do corredor, apoiado por uma bengala e rodeado de seguranças e responsáveis de comunicação do Vaticano, parou em todas as filas, onde todos os jornalistas lhe foram apresentados, cumprimentando um por um, como anunciara.
Entre pedidos para que benzesse fotografias, em papel e no telemóvel, e medalhas e terços que os jornalistas trouxeram a pedido de colegas, Francisco também autografou livros.
Sempre com um sorriso, Francisco disse ainda que esperava regressar a Roma rejuvenescido após a JMJ.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.