Logo
Nacional

PAN quer 18 de julho como Dia Nacional do Resgate Animal

18 Julho, 2024 | 16:30
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A líder do PAN anunciou uma iniciativa para tornar o 18 de julho Dia Nacional do Resgate Animal em Portugal e considerou incompreensível que o Governo ainda não tenha publicado os avisos para a proteção dos animais.

“Demos entrada hoje mesmo de uma iniciativa para que o dia 18 de julho seja reconhecido como o dia nacional do resgate e proteção animal no nosso país”, afirmou Inês Sousa Real, em Santo Tirso, à margem de uma visita a uma associação de animais abandonados.

Há quatro anos, a 18 de julho, morreram na serra da Agrela, naquele concelho do distrito do Porto, mais de 70 animais que estavam em abrigos clandestinos atingidos por incêndios: “O que aconteceu na serra da Agrela foi um crime, tem que ser responsabilizado”.

“O PAN e as associações que se constituirão como assistentes têm reclamado por justiça para os animais de Santo Tirso, precisamos não só que a reabertura do processo, da sua instrução tenha o seu avanço, a ultima sessão foi adiada pela greve dos oficiais de justiça, o que também denota aquilo que é um problema crónico na justiça do nosso pais que é a falta de meios”, disse a líder do PAN.

E continuou: “Aquilo que nós hoje queremos assinalar e que o PAN não pode deixar cair no esquecimento é aquilo que foi uma das tragédias na serra da Agrela que tirou a vida a mais de 70 animais”.

Por isso, defendeu Inês Sousa Real, “é preciso que as políticas públicas mudem”.

“Demos entrada de um conjunto de iniciativas que visam garantir a existência de equipas de resgate e de socorro animal alocadas aos bombeiros, queremos garantir que em Portugal temos um 112 animal que permita garantir que este tipo de situações não voltem a acontecer mas também que qualquer pessoa que impeça o acesso, seja a um abrigo, seja a uma casa particular, que possa incorrer no crime de desobediência às autoridades para que não voltemos a ter esta tragédia”, apontou.

Inês Sousa Real disse ainda não poder “deixar de lamentar que ontem no debate [no parlamento sobre o Estado da Nação] o primeiro-ministro, Luis Montenegro, não tenha respondido às perguntas do PAN relativamente aos avisos e aos dinheiros que tem que ir para a proteção animal”.

Isto porque, disse, nesta “altura do ano em que o abandono aumenta e as associações que diariamente trabalham, as cuidadoras, as famílias que se vêm a braços com o aumento da ração, dos custos medico veterinários precisam deste dinheiro e destes apoios”.

Os animais que morreram na serra da Agrela 18 de julho de 2020, estavam em dois abrigos ilegais, o ‘Cantinho das Quatro Patas’ e o ‘Abrigo de Paredes’ e o incêndio e a consequente morte de mais de sete dezenas de animais geraram, na ocasião, polémica, revolta e solidariedade.

Os dois abrigos ilegais foram atingidos por um incêndio que começara na véspera, no concelho vizinho de Valongo, e que levou ao local centenas de pessoas, muitas que anteriormente haviam denunciado a falta de condições em que estavam alojadas centenas de cães e gatos, acabando uma parte dos animais resgatada com vida por muitos desses populares.

A GNR disse à data que a morte de animais no incêndio não se deveu ao facto de ter impedido o acesso ao local de populares, mas à dimensão do fogo e à quantidade de animais.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 11 Novembro, 2025

Viana do Castelo: Desporto e natureza juntam-se no II Mini-Trail do Santoínho

Viana do Castelo vai ser palco do II Mini-Trail Santoínho no próximo dia 15 de novembro, a partir das 15 horas. A iniciativa é organizada pela Associação Trilhos de Viana, com o apoio da Câmara Municipal e da Fundação Santoínho.

Desporto 11 Novembro, 2025

Melgaço acolhe 5.º Fórum REDESPP sobre desporto, ciência e território

De 13 a 15 de novembro, Melgaço transforma-se no epicentro nacional do desporto com a realização do 5.º Fórum REDESPP, organizado pela Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC). O evento reúne profissionais, investigadores e estudantes para debater o futuro do desporto e o seu papel na transformação social e territorial.

Regional 11 Novembro, 2025

Valença participa no exercício nacional “A Terra Treme” para reforçar a preparação em caso de sismo

Valença associou-se, no dia 5 de novembro, ao exercício nacional “A Terra Treme”, uma iniciativa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que visa sensibilizar e preparar a população para saber agir em caso de sismo.

Internacional 11 Novembro, 2025

Amnistia Internacional alerta para violações de direitos humanos na Europa, Sudão, França e Brasil

A Amnistia Internacional divulgou, esta semana, vários alertas e posicionamentos sobre graves violações e avanços em matéria de direitos humanos em diferentes partes do mundo.

Nacional 11 Novembro, 2025

Viana do Castelo: Chuva forte e vento intenso marcam esta terça-feira

Viana do Castelo está esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso mantém-se até à meia-noite de hoje e volta a vigorar entre as 06:00 e as 17:00 de quarta-feira.

Nacional 11 Novembro, 2025

Deputado Eduardo Teixeira exige mais investimento e coesão para o Alto Minho

O deputado à Assembleia da República e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, defendeu esta semana no Parlamento um conjunto de medidas consideradas essenciais para o desenvolvimento do Alto Minho, no âmbito da discussão da especialidade do Orçamento do Estado para 2026.

Desporto 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo: Centro de Alto Rendimento de Surf recebe investimento de 700 mil euros

O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf do Cabedelo, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de reabilitação e novos apetrechamentos no valor global de 700 mil euros, ao abrigo do programa nacional de modernização dos Centros de Alto Rendimento.