Numa avaliação feita pelos consumidores, o Palácio da Brejoeira é, pelo segundo ano consecutivo, a melhor experiência enoturística no distrito de Viana do Castelo.
Situado na freguesia de Pinheiros, Concelho de Monção, o Palácio da Brejoeira é uma grandiosa moradia em estilo neoclássico, mandada construir no início do século XIX, só ficando concluída cerca de trinta anos depois. De portas abetas ao publico, recebe visitas guiadas.
Circundada de altos muros, ao gosto da época, com um frondoso parque de essências arbóreas pouco vulgares, envolve um conjunto notável – palácio, bosque, jardins e vinhas – que seduz e encanta os visitantes pelo ambiente harmonioso e tranquilo.
Além dos seus jardins de estilo inglês, cultivam-se, com esmero, 18 hectares de vinha de casta Alvarinho que D. Hermínia Paes transformou num dos vinhos mais emblemáticos da nossa região. Sem abdicar da tipicidade única do vinho Alvarinho, na adega produzem-se vinhos de qualidade.
Réplica do Palácio da Ajuda, em Lisboa, esta faustosa moradia fidalga ficou conhecida por ter recebido, em 1950, uma reunião entre António de Oliveira Salazar e o General Franco. Uma casa revestida de sumptuosidade, com elevado valor histórico, e uma beleza paisagística e aromática protagonizada por vinhedos de Alvarinho.
Implementada em 2014, pela Five Stars Consulting, o prémio “Cinco Estrelas” atinge, em cada edição, números superiores à edição anterior, tanto em termos de marcas avaliadas, como de categorias formadas e de consumidores envolvidos.
Como sistema de avaliação, o Prémio “Cinco Estrelas” identifica o melhor que existe no mercado ao nível de produtos, serviços e marcas, através de uma metodologia que avalia as principais características com capacidade para influenciar, positivamente, as decisões dos consumidores.
Para chegar às marcas vencedoras, que se distinguiram pela sua qualidade, de norte a sul do país, estiveram envolvidos 454.000 consumidores que, em vários meses de testes, avaliaram perto de 1.100 marcas, em diversas categorias, tendo sido premiadas apenas 128.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.