Numa avaliação feita pelos consumidores, o Palácio da Brejoeira é, pelo segundo ano consecutivo, a melhor experiência enoturística no distrito de Viana do Castelo.
Situado na freguesia de Pinheiros, Concelho de Monção, o Palácio da Brejoeira é uma grandiosa moradia em estilo neoclássico, mandada construir no início do século XIX, só ficando concluída cerca de trinta anos depois. De portas abetas ao publico, recebe visitas guiadas.
Circundada de altos muros, ao gosto da época, com um frondoso parque de essências arbóreas pouco vulgares, envolve um conjunto notável – palácio, bosque, jardins e vinhas – que seduz e encanta os visitantes pelo ambiente harmonioso e tranquilo.
Além dos seus jardins de estilo inglês, cultivam-se, com esmero, 18 hectares de vinha de casta Alvarinho que D. Hermínia Paes transformou num dos vinhos mais emblemáticos da nossa região. Sem abdicar da tipicidade única do vinho Alvarinho, na adega produzem-se vinhos de qualidade.
Réplica do Palácio da Ajuda, em Lisboa, esta faustosa moradia fidalga ficou conhecida por ter recebido, em 1950, uma reunião entre António de Oliveira Salazar e o General Franco. Uma casa revestida de sumptuosidade, com elevado valor histórico, e uma beleza paisagística e aromática protagonizada por vinhedos de Alvarinho.
Implementada em 2014, pela Five Stars Consulting, o prémio “Cinco Estrelas” atinge, em cada edição, números superiores à edição anterior, tanto em termos de marcas avaliadas, como de categorias formadas e de consumidores envolvidos.
Como sistema de avaliação, o Prémio “Cinco Estrelas” identifica o melhor que existe no mercado ao nível de produtos, serviços e marcas, através de uma metodologia que avalia as principais características com capacidade para influenciar, positivamente, as decisões dos consumidores.
Para chegar às marcas vencedoras, que se distinguiram pela sua qualidade, de norte a sul do país, estiveram envolvidos 454.000 consumidores que, em vários meses de testes, avaliaram perto de 1.100 marcas, em diversas categorias, tendo sido premiadas apenas 128.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.