Numa avaliação feita pelos consumidores, o Palácio da Brejoeira é, pelo segundo ano consecutivo, a melhor experiência enoturística no distrito de Viana do Castelo.
Situado na freguesia de Pinheiros, Concelho de Monção, o Palácio da Brejoeira é uma grandiosa moradia em estilo neoclássico, mandada construir no início do século XIX, só ficando concluída cerca de trinta anos depois. De portas abetas ao publico, recebe visitas guiadas.
Circundada de altos muros, ao gosto da época, com um frondoso parque de essências arbóreas pouco vulgares, envolve um conjunto notável – palácio, bosque, jardins e vinhas – que seduz e encanta os visitantes pelo ambiente harmonioso e tranquilo.
Além dos seus jardins de estilo inglês, cultivam-se, com esmero, 18 hectares de vinha de casta Alvarinho que D. Hermínia Paes transformou num dos vinhos mais emblemáticos da nossa região. Sem abdicar da tipicidade única do vinho Alvarinho, na adega produzem-se vinhos de qualidade.
Réplica do Palácio da Ajuda, em Lisboa, esta faustosa moradia fidalga ficou conhecida por ter recebido, em 1950, uma reunião entre António de Oliveira Salazar e o General Franco. Uma casa revestida de sumptuosidade, com elevado valor histórico, e uma beleza paisagística e aromática protagonizada por vinhedos de Alvarinho.
Implementada em 2014, pela Five Stars Consulting, o prémio “Cinco Estrelas” atinge, em cada edição, números superiores à edição anterior, tanto em termos de marcas avaliadas, como de categorias formadas e de consumidores envolvidos.
Como sistema de avaliação, o Prémio “Cinco Estrelas” identifica o melhor que existe no mercado ao nível de produtos, serviços e marcas, através de uma metodologia que avalia as principais características com capacidade para influenciar, positivamente, as decisões dos consumidores.
Para chegar às marcas vencedoras, que se distinguiram pela sua qualidade, de norte a sul do país, estiveram envolvidos 454.000 consumidores que, em vários meses de testes, avaliaram perto de 1.100 marcas, em diversas categorias, tendo sido premiadas apenas 128.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.