Numa avaliação feita pelos consumidores, o Palácio da Brejoeira é, pelo segundo ano consecutivo, a melhor experiência enoturística no distrito de Viana do Castelo.
Situado na freguesia de Pinheiros, Concelho de Monção, o Palácio da Brejoeira é uma grandiosa moradia em estilo neoclássico, mandada construir no início do século XIX, só ficando concluída cerca de trinta anos depois. De portas abetas ao publico, recebe visitas guiadas.
Circundada de altos muros, ao gosto da época, com um frondoso parque de essências arbóreas pouco vulgares, envolve um conjunto notável – palácio, bosque, jardins e vinhas – que seduz e encanta os visitantes pelo ambiente harmonioso e tranquilo.
Além dos seus jardins de estilo inglês, cultivam-se, com esmero, 18 hectares de vinha de casta Alvarinho que D. Hermínia Paes transformou num dos vinhos mais emblemáticos da nossa região. Sem abdicar da tipicidade única do vinho Alvarinho, na adega produzem-se vinhos de qualidade.
Réplica do Palácio da Ajuda, em Lisboa, esta faustosa moradia fidalga ficou conhecida por ter recebido, em 1950, uma reunião entre António de Oliveira Salazar e o General Franco. Uma casa revestida de sumptuosidade, com elevado valor histórico, e uma beleza paisagística e aromática protagonizada por vinhedos de Alvarinho.
Implementada em 2014, pela Five Stars Consulting, o prémio “Cinco Estrelas” atinge, em cada edição, números superiores à edição anterior, tanto em termos de marcas avaliadas, como de categorias formadas e de consumidores envolvidos.
Como sistema de avaliação, o Prémio “Cinco Estrelas” identifica o melhor que existe no mercado ao nível de produtos, serviços e marcas, através de uma metodologia que avalia as principais características com capacidade para influenciar, positivamente, as decisões dos consumidores.
Para chegar às marcas vencedoras, que se distinguiram pela sua qualidade, de norte a sul do país, estiveram envolvidos 454.000 consumidores que, em vários meses de testes, avaliaram perto de 1.100 marcas, em diversas categorias, tendo sido premiadas apenas 128.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.