O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu, das mãos do Pai Natal, a chave que permitiu inaugurar, este fim de semana, o Parque Infantil de Recreio e Lazer de Mazarefes, momento que foi considerado um presente de Natal antecipado para a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria.
Na cerimónia, o autarca vianense garantiu que este foi “um momento de partilha e felicidade” já que, “muitas vezes, não são as grandes obras que nos marcam, mas sim obras desta simplicidade, que concretizam a partilha ao assumirem-se como um espaço intergeracional que vai garantidamente intensificar os laços familiares e os laços da comunidade”.
“Este é um espaço essencial para a união da comunidade. Era um sonho da freguesia há já vários anos e que agora conseguimos concretizar através deste novo equipamento público”, referiu Luís Nobre.

De acordo com o Presidente da Câmara, “no concelho, todas as freguesias são importantes, somos um todo e a coesão territorial é fundamental”, assumindo querer concretizar os sonhos ”de cada cantinho do nosso concelho”.
Por isso mesmo, referiu, o próximo Orçamento, para 2024, no valor superior a 147 milhões da Câmara Municipal e mais de 10 milhões dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, é “muito ambicioso”, mas tem como prioridades a coesão social e territorial, para que o concelho cresça de forma equilibrada. De acordo com o documento, a Coesão Territorial / Freguesias conta com 8,5 milhões de euros, (9,1% das Grandes Opções do Plano) no Plano de Atividades Municipais para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias, num incremento de mais de 409 mil euros.
O Presidente da União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, Manuel Barreto, assegurou que “em época natalícia, é ainda mais especial poder oferecer este espaço às crianças de Mazarefes e de Vila Fria e a todo o concelho de Viana do Castelo.

“Este é um espaço onde as crianças podem brincar e os adultos podem fazer exercício, pelo que será, certamente, um local de convívio e aproximação entre todos”, garantiu.

Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.