O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu, das mãos do Pai Natal, a chave que permitiu inaugurar, este fim de semana, o Parque Infantil de Recreio e Lazer de Mazarefes, momento que foi considerado um presente de Natal antecipado para a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria.
Na cerimónia, o autarca vianense garantiu que este foi “um momento de partilha e felicidade” já que, “muitas vezes, não são as grandes obras que nos marcam, mas sim obras desta simplicidade, que concretizam a partilha ao assumirem-se como um espaço intergeracional que vai garantidamente intensificar os laços familiares e os laços da comunidade”.
“Este é um espaço essencial para a união da comunidade. Era um sonho da freguesia há já vários anos e que agora conseguimos concretizar através deste novo equipamento público”, referiu Luís Nobre.

De acordo com o Presidente da Câmara, “no concelho, todas as freguesias são importantes, somos um todo e a coesão territorial é fundamental”, assumindo querer concretizar os sonhos ”de cada cantinho do nosso concelho”.
Por isso mesmo, referiu, o próximo Orçamento, para 2024, no valor superior a 147 milhões da Câmara Municipal e mais de 10 milhões dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, é “muito ambicioso”, mas tem como prioridades a coesão social e territorial, para que o concelho cresça de forma equilibrada. De acordo com o documento, a Coesão Territorial / Freguesias conta com 8,5 milhões de euros, (9,1% das Grandes Opções do Plano) no Plano de Atividades Municipais para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias, num incremento de mais de 409 mil euros.
O Presidente da União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, Manuel Barreto, assegurou que “em época natalícia, é ainda mais especial poder oferecer este espaço às crianças de Mazarefes e de Vila Fria e a todo o concelho de Viana do Castelo.

“Este é um espaço onde as crianças podem brincar e os adultos podem fazer exercício, pelo que será, certamente, um local de convívio e aproximação entre todos”, garantiu.

Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.
Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.