O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu, das mãos do Pai Natal, a chave que permitiu inaugurar, este fim de semana, o Parque Infantil de Recreio e Lazer de Mazarefes, momento que foi considerado um presente de Natal antecipado para a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria.
Na cerimónia, o autarca vianense garantiu que este foi “um momento de partilha e felicidade” já que, “muitas vezes, não são as grandes obras que nos marcam, mas sim obras desta simplicidade, que concretizam a partilha ao assumirem-se como um espaço intergeracional que vai garantidamente intensificar os laços familiares e os laços da comunidade”.
“Este é um espaço essencial para a união da comunidade. Era um sonho da freguesia há já vários anos e que agora conseguimos concretizar através deste novo equipamento público”, referiu Luís Nobre.

De acordo com o Presidente da Câmara, “no concelho, todas as freguesias são importantes, somos um todo e a coesão territorial é fundamental”, assumindo querer concretizar os sonhos ”de cada cantinho do nosso concelho”.
Por isso mesmo, referiu, o próximo Orçamento, para 2024, no valor superior a 147 milhões da Câmara Municipal e mais de 10 milhões dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, é “muito ambicioso”, mas tem como prioridades a coesão social e territorial, para que o concelho cresça de forma equilibrada. De acordo com o documento, a Coesão Territorial / Freguesias conta com 8,5 milhões de euros, (9,1% das Grandes Opções do Plano) no Plano de Atividades Municipais para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias, num incremento de mais de 409 mil euros.
O Presidente da União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, Manuel Barreto, assegurou que “em época natalícia, é ainda mais especial poder oferecer este espaço às crianças de Mazarefes e de Vila Fria e a todo o concelho de Viana do Castelo.

“Este é um espaço onde as crianças podem brincar e os adultos podem fazer exercício, pelo que será, certamente, um local de convívio e aproximação entre todos”, garantiu.

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.