O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu, das mãos do Pai Natal, a chave que permitiu inaugurar, este fim de semana, o Parque Infantil de Recreio e Lazer de Mazarefes, momento que foi considerado um presente de Natal antecipado para a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria.
Na cerimónia, o autarca vianense garantiu que este foi “um momento de partilha e felicidade” já que, “muitas vezes, não são as grandes obras que nos marcam, mas sim obras desta simplicidade, que concretizam a partilha ao assumirem-se como um espaço intergeracional que vai garantidamente intensificar os laços familiares e os laços da comunidade”.
“Este é um espaço essencial para a união da comunidade. Era um sonho da freguesia há já vários anos e que agora conseguimos concretizar através deste novo equipamento público”, referiu Luís Nobre.

De acordo com o Presidente da Câmara, “no concelho, todas as freguesias são importantes, somos um todo e a coesão territorial é fundamental”, assumindo querer concretizar os sonhos ”de cada cantinho do nosso concelho”.
Por isso mesmo, referiu, o próximo Orçamento, para 2024, no valor superior a 147 milhões da Câmara Municipal e mais de 10 milhões dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, é “muito ambicioso”, mas tem como prioridades a coesão social e territorial, para que o concelho cresça de forma equilibrada. De acordo com o documento, a Coesão Territorial / Freguesias conta com 8,5 milhões de euros, (9,1% das Grandes Opções do Plano) no Plano de Atividades Municipais para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias, num incremento de mais de 409 mil euros.
O Presidente da União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, Manuel Barreto, assegurou que “em época natalícia, é ainda mais especial poder oferecer este espaço às crianças de Mazarefes e de Vila Fria e a todo o concelho de Viana do Castelo.

“Este é um espaço onde as crianças podem brincar e os adultos podem fazer exercício, pelo que será, certamente, um local de convívio e aproximação entre todos”, garantiu.

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.