O Largo das Neves, no Arciprestado de Viana do Castelo, vai ser palco da atuação do Pe. Guilherme Peixoto. O evento, que decorre no dia 30 de dezembro, pelas 00h00, insere-se na programação do acolhimento dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Diocese.
Os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a cruz peregrina e o ícone mariano – chegam ao Largo das Neves pelas 22h00 onde decorrerá uma Vigília de Oração. No final há a atuação do Pe. Guilherme Peixoto e para terminar a noite sobe ao palco o DJ Black Alive.
Nossa Senhora d’ Agonia e São Bartolomeu dos Mártires vão participar no acolhimento dos símbolos da JMJ
Os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a cruz peregrina e o ícone mariano – vão começar a peregrinação pela Diocese de Viana do Castelo com uma procissão ao mar. A iniciativa, que decorrerá no dia 29 de dezembro, numa fragata das Forças Armadas, contará com a participação “extraordinária” das imagens da Nossa Senhora d’ Agonia e de S. Bartolomeu dos Mártires.
A cerimónia tem início às 13h15 no Santuário de Nossa Senhora d’ Agonia, em Monserrate, com a participação e envolvimento dos pescadores.
Pelas 14h15, dar-se-á o embarque no cais para o Cabedelo, em Darque, com vários barcos de pescadores que levarão os jovens e os representantes das comunidades católicas e civis para a trasladação dos símbolos da JMJ até ao Centro Cultural, em Viana do Castelo. A hora prevista do desembarque dos símbolos na cidade é às 16h30, que seguem em procissão pelo Centro Cultural até ao Santuário de Nossa Senhora d’ Agonia.
No caso de mau tempo, o acolhimento e a celebração decorrerão no Centro Cultural de Viana do Castelo pelas 16h30.
No mesmo dia, pelas 21h00, vai realizar-se uma procissão de velas até à igreja de São Domingos, em Monserrate, onde decorrerá uma vigília de oração.
O evento conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de outras entidades.
Os símbolos vão percorrer os dez Arciprestados entre dezembro e janeiro. Nos dias 2, 3 e 4 irão para Caminha; nos dias 5, 6 e 7 em Vila Nova de Cerveira; 8 e 9 em Paredes de Coura; nos dias 10 e 11 em Valença; nos dias 12, 13 e 14 em Monção; nos dias 15 e 16 em Melgaço; nos dias 17, 18 e 19 em Arcos; nos dias 20 e 21 em Ponte da Barca; nos dias 22 a 25 em Ponte de Lima; e nos dias 26 a 29 em Viana do Castelo.
Já a 29 de janeiro de 2023 decorre a peregrinação, com início na Praça da Liberdade, e a celebração final, na Sé Catedral.


O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR deteve oito pessoas entre 10 e 16 de novembro, em operações de combate à criminalidade e fiscalização rodoviária no distrito. Cinco detenções foram por condução sob o efeito do álcool, uma por condução sem carta, uma por furto e outra por violência doméstica.
Entre 9 e 16 de novembro, o Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP deteve quatro pessoas durante operações de fiscalização e combate à criminalidade.
A Casa Peixoto, empresa nacional especializada no comércio de materiais de construção, casas de banho, pavimentos, revestimentos, decoração, bricolagem e jardim, inaugurou a sua primeira loja em Palmela, assinalando um passo estratégico na expansão para o Sul do país. O investimento, no valor de 4,5 milhões de euros, permitiu a criação de 12 novos postos de trabalho.
Viana do Castelo vai acolher nos dias 29 e 30 de novembro a 4.ª edição do ciclo RE.VER, um evento dedicado à reflexão e ao diálogo sobre fotografia contemporânea.
Ponte de Lima vai receber nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026 o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, subordinado ao tema “Brinquedo, Património e Identidade Cultural: vínculos de história e memória coletiva”. O evento decorre no Auditório dos Paços do Concelho e insere-se nas comemorações dos 900 anos da vila.
A Câmara Municipal de Valença tem abertas, até 31 de dezembro, as candidaturas ao Incentivo Agrícola nos Modos de Produção Integrada e Produção Biológica, uma medida que visa reforçar a sustentabilidade e a competitividade do setor agrícola local.
Esta segunda-feira, 17 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo promove, às 15h00, o debate “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”.