O Largo das Neves, no Arciprestado de Viana do Castelo, vai ser palco da atuação do Pe. Guilherme Peixoto. O evento, que decorre no dia 30 de dezembro, pelas 00h00, insere-se na programação do acolhimento dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Diocese.
Os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a cruz peregrina e o ícone mariano – chegam ao Largo das Neves pelas 22h00 onde decorrerá uma Vigília de Oração. No final há a atuação do Pe. Guilherme Peixoto e para terminar a noite sobe ao palco o DJ Black Alive.
Nossa Senhora d’ Agonia e São Bartolomeu dos Mártires vão participar no acolhimento dos símbolos da JMJ
Os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a cruz peregrina e o ícone mariano – vão começar a peregrinação pela Diocese de Viana do Castelo com uma procissão ao mar. A iniciativa, que decorrerá no dia 29 de dezembro, numa fragata das Forças Armadas, contará com a participação “extraordinária” das imagens da Nossa Senhora d’ Agonia e de S. Bartolomeu dos Mártires.
A cerimónia tem início às 13h15 no Santuário de Nossa Senhora d’ Agonia, em Monserrate, com a participação e envolvimento dos pescadores.
Pelas 14h15, dar-se-á o embarque no cais para o Cabedelo, em Darque, com vários barcos de pescadores que levarão os jovens e os representantes das comunidades católicas e civis para a trasladação dos símbolos da JMJ até ao Centro Cultural, em Viana do Castelo. A hora prevista do desembarque dos símbolos na cidade é às 16h30, que seguem em procissão pelo Centro Cultural até ao Santuário de Nossa Senhora d’ Agonia.
No caso de mau tempo, o acolhimento e a celebração decorrerão no Centro Cultural de Viana do Castelo pelas 16h30.
No mesmo dia, pelas 21h00, vai realizar-se uma procissão de velas até à igreja de São Domingos, em Monserrate, onde decorrerá uma vigília de oração.
O evento conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de outras entidades.
Os símbolos vão percorrer os dez Arciprestados entre dezembro e janeiro. Nos dias 2, 3 e 4 irão para Caminha; nos dias 5, 6 e 7 em Vila Nova de Cerveira; 8 e 9 em Paredes de Coura; nos dias 10 e 11 em Valença; nos dias 12, 13 e 14 em Monção; nos dias 15 e 16 em Melgaço; nos dias 17, 18 e 19 em Arcos; nos dias 20 e 21 em Ponte da Barca; nos dias 22 a 25 em Ponte de Lima; e nos dias 26 a 29 em Viana do Castelo.
Já a 29 de janeiro de 2023 decorre a peregrinação, com início na Praça da Liberdade, e a celebração final, na Sé Catedral.


As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou que já tem garantido financiamento comunitário para duas intervenções prioritárias: a recuperação da praia de Moledo e o desassoreamento do rio Minho.
A Senhora do Minho, em Viana do Castelo, foi palco de uma operação de fogo controlado destinada à renovação de pastagens e à gestão preventiva do território. A ação contou com a presença dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que integraram uma vasta equipa de entidades envolvidas na defesa da floresta e na proteção civil.
O Projeto Bem Comum terminou este sábado dois anos de intervenção focada na valorização e gestão sustentável dos baldios do Norte do país, numa sessão realizada na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O encontro reuniu comunidades, autarcas e representantes de entidades públicas, destacando o papel da academia na capacitação local e na criação de soluções aplicadas ao território.
A Casa da Cultura de Ponte da Barca recebe, no próximo dia 28 de novembro, às 21h00, a conferência “Qual o Futuro para o Lobo – A Importância do Restauro Ecológico”, inserida na iniciativa “Reais Conversas com…”, promovida pela Real Associação de Viana do Castelo, com o apoio do Município de Ponte da Barca.
O presidente da Câmara de Paredes de Coura, Tiago Cunha, foi recentemente cooptado para integrar a Comissão Executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal.