Ao longo do ano 2022, além das visitas guiadas, o Paço de Giela promoveu atividades pedagógicas para famílias, oficinas de expressão plástica, workshops, jogos dinâmicos, oficinas de férias com história, nas interrupções letivas, e o ciclo de concertos Noites no Paço.
O Paço associou-se igualmente a diferentes comemorações: Dia Internacional do Monumentos e Sítios, Dia do Turismo, Dia de S. Martinho, Dia do Teatro, Dia dos Museus, Jornadas Europeia do Património, Paço Assombrado/Halloween, entre outros. Fomentando atividades/oficinas relacionadas com o contexto sociocultural do dia em questão, tentando, sempre que possível, associar as temáticas invocadas às diferentes épocas da história.
Para além dos participantes nestas atividades, recebeu cerca muitos grupos organizados e com marcação prévia (escolares, turismo sénior e grupos de operadoras turísticas), e, ainda visitas de turistas em grupo ou individuais de nacionalidades como Espanha, França, Brasil, Estados Unidos da América, Holanda, Reino Unido, Alemanha, Itália, entre outros.
Todas estas visitas contribuíram para que o Paço de Giela tenha recebido perto de 20 000 pessoas 2022.
Este número espelha o interesse dos visitantes por este espaço municipal que é também Monumento Nacional e contribui para o aumento do turismo e para o desenvolvimento económico de Arcos de Valdevez.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.