A Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo já arrancou com mais uma edição do HER – Hearth and ExeRcice. A iniciativa é composta por uma série de exercícios físicos pensados nas mulheres com diagnóstico de cancro da mama em fase de tratamento ou no pós-tratamento.
O HER, iniciado em 2021, baseia-se num programa de exercícios físicos pensado para mulheres vítimas de doença oncológica e vai decorrer na Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC), em Viana do Castelo, com participação gratuita.
As atividades acontecem às segundas, quintas e sextas-feiras, às 18h00 e às 19h00. As interessadas poderão inscrever-se
através das docentes: Sílvia Rodrigues (914 239 809) e Margarida Marinho (925 221 868).
Desta forma, o IPVC volta a associar-se ao “Outubro Rosa” – mês de prevenção do cancro da mama, ao abrir as inscrições para um projeto que tem feito a diferença na vida das participantes que segundo a coordenadora do programa e docente da ESDL-IPVC, Sílvia Rodrigues, está na “individualização do programa de exercícios”, sendo feita “uma avaliação prévia bastante específica” de cada potencial participante, nomeadamente no que toca à sua aptidão cardiorrespiratória ou à força muscular.
Recorde-se de que o HER começou online, devido à pandemia, há cerca de três anos e no ano passado foram criadas duas turmas devido ao número de participantes.
As sessões irão decorrer na Escola Superior de Saúde.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.