A Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo já arrancou com mais uma edição do HER – Hearth and ExeRcice. A iniciativa é composta por uma série de exercícios físicos pensados nas mulheres com diagnóstico de cancro da mama em fase de tratamento ou no pós-tratamento.
O HER, iniciado em 2021, baseia-se num programa de exercícios físicos pensado para mulheres vítimas de doença oncológica e vai decorrer na Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC), em Viana do Castelo, com participação gratuita.
As atividades acontecem às segundas, quintas e sextas-feiras, às 18h00 e às 19h00. As interessadas poderão inscrever-se
através das docentes: Sílvia Rodrigues (914 239 809) e Margarida Marinho (925 221 868).
Desta forma, o IPVC volta a associar-se ao “Outubro Rosa” – mês de prevenção do cancro da mama, ao abrir as inscrições para um projeto que tem feito a diferença na vida das participantes que segundo a coordenadora do programa e docente da ESDL-IPVC, Sílvia Rodrigues, está na “individualização do programa de exercícios”, sendo feita “uma avaliação prévia bastante específica” de cada potencial participante, nomeadamente no que toca à sua aptidão cardiorrespiratória ou à força muscular.
Recorde-se de que o HER começou online, devido à pandemia, há cerca de três anos e no ano passado foram criadas duas turmas devido ao número de participantes.
As sessões irão decorrer na Escola Superior de Saúde.
Bárbara Bandeira lança esta sexta-feira, dia 9, o single “Marcha”, tema que assinala o início do seu novo EP, “Lusa: Ato II”. A canção fica disponível em todas as plataformas digitais e marca uma nova etapa no percurso artístico da cantora.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e o Clube de Vela de Viana do Castelo assinaram esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, um protocolo de colaboração entre ambas.
O primeiro dos 22 novos comboios regionais encomendados pela CP – Comboios de Portugal à fabricante suíça Stadler já chegou ao país, assinalando um passo decisivo na modernização da frota ferroviária nacional.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai investir mais de 416 mil euros na aquisição de cerca de 4.500 contentores, com o objetivo de reforçar a recolha seletiva e melhorar a gestão de resíduos no concelho.
O Encontro Nacional da Imprensa Regional, promovido pela ANIR, debateu a revisão dos incentivos à comunicação social local e regional, em vigor desde 2025.
A Estação Salva-Vidas de Caminha deverá estar operacional entre o final de 2026 e o início de 2027. A previsão foi avançada pela presidente da Câmara Municipal, Liliana Silva, na reunião do executivo realizada no inicio da semana.
O início de um novo ano é, para muitos, o momento ideal para refletir sobre hábitos e definir novos compromissos com a saúde. É também nesta altura que surge o movimento “Janeiro Sem Álcool”, um desafio que convida à abstinência temporária do consumo de álcool. Num país onde o vinho e outras bebidas alcoólicas têm uma forte presença cultural e social, parar para pensar sobre o impacto do álcool no organismo mais do que oportuno, é essencial.