A Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo já arrancou com mais uma edição do HER – Hearth and ExeRcice. A iniciativa é composta por uma série de exercícios físicos pensados nas mulheres com diagnóstico de cancro da mama em fase de tratamento ou no pós-tratamento.
O HER, iniciado em 2021, baseia-se num programa de exercícios físicos pensado para mulheres vítimas de doença oncológica e vai decorrer na Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC), em Viana do Castelo, com participação gratuita.
As atividades acontecem às segundas, quintas e sextas-feiras, às 18h00 e às 19h00. As interessadas poderão inscrever-se
através das docentes: Sílvia Rodrigues (914 239 809) e Margarida Marinho (925 221 868).
Desta forma, o IPVC volta a associar-se ao “Outubro Rosa” – mês de prevenção do cancro da mama, ao abrir as inscrições para um projeto que tem feito a diferença na vida das participantes que segundo a coordenadora do programa e docente da ESDL-IPVC, Sílvia Rodrigues, está na “individualização do programa de exercícios”, sendo feita “uma avaliação prévia bastante específica” de cada potencial participante, nomeadamente no que toca à sua aptidão cardiorrespiratória ou à força muscular.
Recorde-se de que o HER começou online, devido à pandemia, há cerca de três anos e no ano passado foram criadas duas turmas devido ao número de participantes.
As sessões irão decorrer na Escola Superior de Saúde.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.
O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.
O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.
A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou a solidariedade da União Europeia a Portugal, na sequência das fortes tempestades e inundações que têm devastado várias regiões do país.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.