Logo
Internacional

Outubro foi o segundo mês mais quente em todo o mundo

19 Novembro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O mês de outubro foi o segundo mais quente a nível global e o quinto mais quente na Europa, indicam dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado o IPMA diz que o mês passado só foi ultrapassado pelo outubro de 2023 e que registou uma temperatura média global de 15,25 °C (graus celsius), o que representa 0,80 °C acima do valor médio 1991-2020.

Os dados indicam ainda que o mês de outubro terá sido cerca de 1,65°C mais quente do que a média pré-industrial de 1850-1900.

Este, nota o IPMA, é o 15.º mês num período de 16 meses em que a temperatura do ar da superfície média global excedeu 1,5°C.

Em 2015 em Paris praticamente todos os países do mundo assinaram um acordo (Acordo de Paris) no qual se comprometiam em tomar medidas para que o aumento da temperatura não ultrapassasse os 02°C em relação à época pré-industrial, e de preferência que esse aumento, causado pelos gases com efeito de estufa, não chegasse aos a 1,5°C.

Em relação à Europa o valor médio da temperatura média do ar foi 10,83 °C, o que segundo o IPMA é + 1,23 °C acima do valor médio 1991-2020. Foi o 5.º outubro mais quente (o mais quente em 2022).

As temperaturas do ar na Europa estiveram acima da média (1991-2020) em quase toda a Europa. Outubro foi muito mais quente do que a média no setor europeu do alto Ártico e também no Ártico do Canadá, onde foi reportada uma anomalia recorde de 9,5°C para outubro, diz-se no documento do IPMA.

O mês passado registou também precipitação acima da média na Península Ibérica, França, norte de Itália, Noruega, norte da Suécia e leste do Mar Negro. O IPMA recorda as fortes precipitações que provocaram graves inundações repentinas na região de Valência, Espanha, com mais de 200 vítimas mortais.

A precipitação e a humidade do solo estiveram abaixo da média na maior parte da Europa de Leste, particularmente no oeste da Rússia, na Grécia e no oeste da Turquia.

Em Portugal continental o mês passado classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação.

Ainda de acordo com o IPMA o valor médio da temperatura média do ar foi de 17,52°C, apresentando uma anomalia de + 0,98 °C acima do valor normal 1981-2010.

Durante o mês os valores da temperatura do ar estiveram geralmente acima do valor médio mensal. Os valores de precipitação também foram superiores ao valor médio.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 12 Dezembro, 2025

Viana STARTS torna-se referência nacional na inovação urbana e inspira outras cidades

O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.

Regional 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Luís Nobre exige estratégia nacional para travar aumento “galopante” dos custos de resíduos

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.

Cultura 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe 4ª edição do RE.VER dedicada à fotografia contemporânea

Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.

Regional 11 Dezembro, 2025

Valença destaca-se com dez Empresas Premiadas como PME Excelência 2024

Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.

Regional 11 Dezembro, 2025

Operação da Polícia Judiciária no Norte resulta em detenções e apreensão de bens milionários

Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.

Regional 11 Dezembro, 2025

Alvarães: Primeiras 17 escrituras entregues legalizam bairro com mais de meio século

A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.

Desporto 11 Dezembro, 2025

Município de Silves homenageia atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense

O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.