O mês de outubro foi o segundo mais quente a nível global e o quinto mais quente na Europa, indicam dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado o IPMA diz que o mês passado só foi ultrapassado pelo outubro de 2023 e que registou uma temperatura média global de 15,25 °C (graus celsius), o que representa 0,80 °C acima do valor médio 1991-2020.
Os dados indicam ainda que o mês de outubro terá sido cerca de 1,65°C mais quente do que a média pré-industrial de 1850-1900.
Este, nota o IPMA, é o 15.º mês num período de 16 meses em que a temperatura do ar da superfície média global excedeu 1,5°C.
Em 2015 em Paris praticamente todos os países do mundo assinaram um acordo (Acordo de Paris) no qual se comprometiam em tomar medidas para que o aumento da temperatura não ultrapassasse os 02°C em relação à época pré-industrial, e de preferência que esse aumento, causado pelos gases com efeito de estufa, não chegasse aos a 1,5°C.
Em relação à Europa o valor médio da temperatura média do ar foi 10,83 °C, o que segundo o IPMA é + 1,23 °C acima do valor médio 1991-2020. Foi o 5.º outubro mais quente (o mais quente em 2022).
As temperaturas do ar na Europa estiveram acima da média (1991-2020) em quase toda a Europa. Outubro foi muito mais quente do que a média no setor europeu do alto Ártico e também no Ártico do Canadá, onde foi reportada uma anomalia recorde de 9,5°C para outubro, diz-se no documento do IPMA.
O mês passado registou também precipitação acima da média na Península Ibérica, França, norte de Itália, Noruega, norte da Suécia e leste do Mar Negro. O IPMA recorda as fortes precipitações que provocaram graves inundações repentinas na região de Valência, Espanha, com mais de 200 vítimas mortais.
A precipitação e a humidade do solo estiveram abaixo da média na maior parte da Europa de Leste, particularmente no oeste da Rússia, na Grécia e no oeste da Turquia.
Em Portugal continental o mês passado classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação.
Ainda de acordo com o IPMA o valor médio da temperatura média do ar foi de 17,52°C, apresentando uma anomalia de + 0,98 °C acima do valor normal 1981-2010.
Durante o mês os valores da temperatura do ar estiveram geralmente acima do valor médio mensal. Os valores de precipitação também foram superiores ao valor médio.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.