Logo
Internacional

Outubro foi o segundo mês mais quente em todo o mundo

19 Novembro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O mês de outubro foi o segundo mais quente a nível global e o quinto mais quente na Europa, indicam dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado o IPMA diz que o mês passado só foi ultrapassado pelo outubro de 2023 e que registou uma temperatura média global de 15,25 °C (graus celsius), o que representa 0,80 °C acima do valor médio 1991-2020.

Os dados indicam ainda que o mês de outubro terá sido cerca de 1,65°C mais quente do que a média pré-industrial de 1850-1900.

Este, nota o IPMA, é o 15.º mês num período de 16 meses em que a temperatura do ar da superfície média global excedeu 1,5°C.

Em 2015 em Paris praticamente todos os países do mundo assinaram um acordo (Acordo de Paris) no qual se comprometiam em tomar medidas para que o aumento da temperatura não ultrapassasse os 02°C em relação à época pré-industrial, e de preferência que esse aumento, causado pelos gases com efeito de estufa, não chegasse aos a 1,5°C.

Em relação à Europa o valor médio da temperatura média do ar foi 10,83 °C, o que segundo o IPMA é + 1,23 °C acima do valor médio 1991-2020. Foi o 5.º outubro mais quente (o mais quente em 2022).

As temperaturas do ar na Europa estiveram acima da média (1991-2020) em quase toda a Europa. Outubro foi muito mais quente do que a média no setor europeu do alto Ártico e também no Ártico do Canadá, onde foi reportada uma anomalia recorde de 9,5°C para outubro, diz-se no documento do IPMA.

O mês passado registou também precipitação acima da média na Península Ibérica, França, norte de Itália, Noruega, norte da Suécia e leste do Mar Negro. O IPMA recorda as fortes precipitações que provocaram graves inundações repentinas na região de Valência, Espanha, com mais de 200 vítimas mortais.

A precipitação e a humidade do solo estiveram abaixo da média na maior parte da Europa de Leste, particularmente no oeste da Rússia, na Grécia e no oeste da Turquia.

Em Portugal continental o mês passado classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação.

Ainda de acordo com o IPMA o valor médio da temperatura média do ar foi de 17,52°C, apresentando uma anomalia de + 0,98 °C acima do valor normal 1981-2010.

Durante o mês os valores da temperatura do ar estiveram geralmente acima do valor médio mensal. Os valores de precipitação também foram superiores ao valor médio.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Janeiro, 2026

Navio Hospital Gil Eannes assinala 28 anos do resgate e regresso a Viana do Castelo

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.

Regional 31 Janeiro, 2026

Teresa Guilherme sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda este sábado

A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Alto Minho recebe European TREX 2026 para treino em fogo controlado

O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.

Nacional 31 Janeiro, 2026

Veterinária deixa conselhos para proteger cães e gatos do frio intenso

As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo leva inovação pedagógica a São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.

Regional 31 Janeiro, 2026

Carreço recebe primeira edição do “Ecos de Janeiro” este sábado

A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Juventude Viana recebe hoje a Académica de Coimbra

A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.