O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, marcaram presença nas comemorações “25 de Abril: 50 anos!”, promovidas pela Junta de Freguesia de Outeiro, que incluíram a inauguração e bênção do "Memorial aos Combatentes do Ultramar".
As celebrações iniciaram com uma Eucaristia em Memória dos Combatentes de Outeiro que faleceram no Ultramar, incluindo a inauguração do memorial e uma cerimónia evocativa e de homenagem aos Presidentes de Junta eleitos democraticamente e testemunhos do 25 de Abril.
A cerimónia, que incluiu diversos momentos musicais, contou com uma intervenção do Presidente da Câmara, Luís Nobre, reconhecendo que a Revolução de Abril resultou, efetivamente, num grande salto de desenvolvimento político e social do país e na consolidação da liberdade.
O evento integrou ainda uma homenagem aos dois presidentes de Junta de Outeiro eleitos democraticamente, José Carlos Ribeiro Morais e Amaro Gonçalves Rodrigues.

José Carlos Ribeiro Morais foi autarca de 1976 a 1985, por três mandatos, por nove anos, tendo sido o 1.º presidente da Junta eleito democraticamente. Já Amaro Gonçalves Rodrigues foi autarca por sete mandatos, de 1985 a 2013, por 28 anos.
Estas comemorações aconteceram no dia 5 de outubro, em que se assinala a Implantação da República. A revolução de 5 de outubro de 1910 inaugurou o regime republicano em Portugal. Foram adotados os novos símbolos nacionais: A Portuguesa, marcha composta em 1890 por Alfredo Keil (música) e Henrique Lopes de Mendonça (letra), foi escolhida como hino nacional; a versão atual da bandeira, em padrão «verde e rubro», foi oficialmente aprovada em novembro de 1910, pelo Governo Provisório.
Com a nova Constituição de 1911, ficam reunidas as condições para a eleição do primeiro Presidente da República Portuguesa, Manuel de Arriaga.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.