O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, marcaram presença nas comemorações “25 de Abril: 50 anos!”, promovidas pela Junta de Freguesia de Outeiro, que incluíram a inauguração e bênção do "Memorial aos Combatentes do Ultramar".
As celebrações iniciaram com uma Eucaristia em Memória dos Combatentes de Outeiro que faleceram no Ultramar, incluindo a inauguração do memorial e uma cerimónia evocativa e de homenagem aos Presidentes de Junta eleitos democraticamente e testemunhos do 25 de Abril.
A cerimónia, que incluiu diversos momentos musicais, contou com uma intervenção do Presidente da Câmara, Luís Nobre, reconhecendo que a Revolução de Abril resultou, efetivamente, num grande salto de desenvolvimento político e social do país e na consolidação da liberdade.
O evento integrou ainda uma homenagem aos dois presidentes de Junta de Outeiro eleitos democraticamente, José Carlos Ribeiro Morais e Amaro Gonçalves Rodrigues.

José Carlos Ribeiro Morais foi autarca de 1976 a 1985, por três mandatos, por nove anos, tendo sido o 1.º presidente da Junta eleito democraticamente. Já Amaro Gonçalves Rodrigues foi autarca por sete mandatos, de 1985 a 2013, por 28 anos.
Estas comemorações aconteceram no dia 5 de outubro, em que se assinala a Implantação da República. A revolução de 5 de outubro de 1910 inaugurou o regime republicano em Portugal. Foram adotados os novos símbolos nacionais: A Portuguesa, marcha composta em 1890 por Alfredo Keil (música) e Henrique Lopes de Mendonça (letra), foi escolhida como hino nacional; a versão atual da bandeira, em padrão «verde e rubro», foi oficialmente aprovada em novembro de 1910, pelo Governo Provisório.
Com a nova Constituição de 1911, ficam reunidas as condições para a eleição do primeiro Presidente da República Portuguesa, Manuel de Arriaga.
A Sandokan, empresa portuguesa sediada em Viana do Castelo, esteve envolvida na resposta às falhas no fornecimento elétrico registadas no concelho de Leiria, na sequência das tempestades que afetaram a região Centro no passado fim de semana.
Viana do Castelo celebrou este sábado os 28 anos do resgate do Navio-Hospital Gil Eannes, um ícone da história marítima portuguesa, com o lançamento do Tomo II do livro “Os Náufragos da II Guerra Mundial Salvos por Navios das Marinhas de Guerra de Pesca e de Comércio Portuguesas”, do autor João David Marques.
As Forças Armadas continuam a apoiar as populações atingidas pela depressão Kristin, que trouxe chuvas intensas e vento forte a várias regiões de Portugal. A atuação ocorre em colaboração com autarquias, bombeiros e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O distrito de Viana do Castelo está hoje sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), integrando os dez distritos de Portugal Continental com alerta elevado devido à agitação marítima.
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.
A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.