O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, marcaram presença nas comemorações “25 de Abril: 50 anos!”, promovidas pela Junta de Freguesia de Outeiro, que incluíram a inauguração e bênção do "Memorial aos Combatentes do Ultramar".
As celebrações iniciaram com uma Eucaristia em Memória dos Combatentes de Outeiro que faleceram no Ultramar, incluindo a inauguração do memorial e uma cerimónia evocativa e de homenagem aos Presidentes de Junta eleitos democraticamente e testemunhos do 25 de Abril.
A cerimónia, que incluiu diversos momentos musicais, contou com uma intervenção do Presidente da Câmara, Luís Nobre, reconhecendo que a Revolução de Abril resultou, efetivamente, num grande salto de desenvolvimento político e social do país e na consolidação da liberdade.
O evento integrou ainda uma homenagem aos dois presidentes de Junta de Outeiro eleitos democraticamente, José Carlos Ribeiro Morais e Amaro Gonçalves Rodrigues.

José Carlos Ribeiro Morais foi autarca de 1976 a 1985, por três mandatos, por nove anos, tendo sido o 1.º presidente da Junta eleito democraticamente. Já Amaro Gonçalves Rodrigues foi autarca por sete mandatos, de 1985 a 2013, por 28 anos.
Estas comemorações aconteceram no dia 5 de outubro, em que se assinala a Implantação da República. A revolução de 5 de outubro de 1910 inaugurou o regime republicano em Portugal. Foram adotados os novos símbolos nacionais: A Portuguesa, marcha composta em 1890 por Alfredo Keil (música) e Henrique Lopes de Mendonça (letra), foi escolhida como hino nacional; a versão atual da bandeira, em padrão «verde e rubro», foi oficialmente aprovada em novembro de 1910, pelo Governo Provisório.
Com a nova Constituição de 1911, ficam reunidas as condições para a eleição do primeiro Presidente da República Portuguesa, Manuel de Arriaga.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.