Logo
Regional

Os presidentes de Junta e Uniões “têm um papel fundamental enquanto agentes ativos do território”

17 Março, 2023 | 15:29
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, evidenciou o papel das Juntas de Freguesia enquanto "elementos fundamentais de coesão territorial", na Assembleia da República, em Lisboa, no âmbito da iniciativa “Jornadas pela Democracia". Na qualidade de representantes dos deputados municipais marcaram ainda presença os presidentes de Junta de Freguesia e Uniões de Freguesia e a presidente da Assembleia Municipal. 

Esta foi a primeira ação do projeto “Jornada pela Democracia”, desenvolvido pela autarquia com vista a contribuir para a revitalização da democracia, visando aproximar os eleitos locais das instituições políticas nacionais e europeias. A visita dos presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho à Assembleia da República Portuguesa, ontem, “pretendeu mostrar o papel ativo de todos os cidadãos e em particular daqueles que a representam e por meio da qual exercem um papel de responsabilidade na sociedade, sendo que sobre os eleitos locais recai o respeito, a dignificação e a consolidação permanente do atual sistema democrático, que requer cuidado e atenção perante os desafios do mundo atual”, realçou o executivo.

Na intervenção, o autarca vianense sublinhou a importância de se falar em território e não em cidade “porque só assim se constrói um espaço com coesão territorial e social”, classificando os autarcas como “parceiros fundamentais”. Por isso, “nos últimos doze anos, o trabalho do executivo integrou um investimento superior a 97 milhões de euros na coesão territorial e 66 milhões de euros na educação, o que mostra os resultados deste trabalho conjunto”, destacou.

Para Luís Nobre, o trabalho autárquico também deve fazer-se deste tipo de iniciativas, tanto mais que “os presidentes de Junta e Uniões de Freguesia têm um papel fundamental enquanto agentes ativos do território”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 5 Janeiro, 2026

OPINIÃO: Escolher o Melhor de Nós 

Cada vez sinto menos vontade de dar importância às redes sociais. Vivemos num mundo cada vez mais perigoso, e uma parte significativa dessa perigosidade encontrou nestas plataformas um terreno fértil para crescer e normalizar-se. 

Internacional 5 Janeiro, 2026

Vianense Inês Lima representa Portugal em concurso internacional de beleza

A jovem vianense Inês Lima foi recentemente coroada vencedora do concurso Miss Best Portugal, garantindo assim a honra de representar oficialmente o país na edição internacional do certame, que se realizará no Brasil, no estado do Paraná, em 2026.

Regional 5 Janeiro, 2026

Docentes do Politécnico lançam livro sobre criação cultural na pandemia

Os docentes do Politécnico de Viana do Castelo, Liliana Soares e Ermanno Aparo, lançam o livro “MUSAE: um processo criativo em três atos”, que documenta um projeto inovador desenvolvido durante a pandemia no polo do CIAUD da instituição.

Nacional 5 Janeiro, 2026

Prémios comemorativos dos 50 anos do 25 de Abril distinguem imprensa local e regional

A importância do jornalismo local e regional para a democracia portuguesa foi destacada durante a cerimónia de entrega dos prémios promovidos pela Comissão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, realizada no Encontro Nacional da ANIR – Associação Nacional de Imprensa Regional, em Pombal, no passado dia 29 de novembro.

Desporto 5 Janeiro, 2026

Ruben Amorim deixa comando técnico do Manchester United

O Manchester United anunciou esta segunda-feira a saída de Ruben Amorim do cargo de treinador da equipa principal, numa decisão tomada pela direção do clube face ao atual momento desportivo.

Cultura 5 Janeiro, 2026

Igreja de São Domingos recebe “Adoração dos Reis Magos”

A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, acolhe esta terça-feira, dia 6 de janeiro de 2026, a tradicional “Adoração dos Reis Magos”, uma iniciativa que integra a programação cultural e religiosa do concelho para a quadra natalícia.

Nacional 5 Janeiro, 2026

“Janeiro Sem Álcool”: Associação Portuguesa alerta para os riscos do consumo de álcool

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) lançou a campanha “Em janeiro, liga-te à vida!”, que desafia portugueses a reduzir o consumo de álcool durante o mês de janeiro. A iniciativa insere-se no movimento internacional “Janeiro Sem Álcool” e será promovida nas redes sociais da associação.