“Os Monólogos da Vacina”, peça de teatro e espetáculo musical do ator e apresentador João Baião, é um dos grandes destaques da programação de outubro da sala de espetáculos do Theatro Gil Vicente. Além de Baião, vão estar em palco, Cristina Oliveira, Susana Cancela, Mané Ribeiro, e Telmo Miranda. O espetáculo sobe a palco, em dose dupla, nos dias 28 e 29 de outubro, às 21h30.
A programação teatral de outubro inicia no dia 14, às 21h30, quando a CTB – Companhia de Teatro de Braga apresenta a peça “Northern Lights”. No dia 15, às 21h30, é a vez da apresentação da peça “Momentos de Paródia 2022” pelo Grupo TeatroNeiva da Mó- Associação do Vale do Neiva.
No que respeita a espetáculos musicais, a programação abre no dia 1 de outubro, às 21h30, com o concerto da fadista Cristina Branco, pela Locomotiva Azul, dia em que se comemora o Dia Mundial da Música. A música prossegue no dia 23, às 15h00, com a Tuna Académica do IPCA que ao comemorar o seu 20.º aniversário lança o seu primeiro álbum editado “Terra da Lenda”.
A música prossegue no dia 23, às 16h00, com a atuação da Tuna Académica do IPCA que, ao comemorar o seu 20.º aniversário, lança o seu primeiro álbum editado “Terra da Lenda”.
A Associação Zoom – Cineclube continua a levar o cinema ao Theatro Gil Vicente. Desta feita, vai ser exibido, no dia 11, o filme “Mudar de Vida” e, no dia 25, o filme “ A Ilha dos Amores”, ambos de Paulo Rocha. As sessões têm início às 21h30 e entrada paga.
Da arte da tela para a arte da poesia, a programação de outubro do Theatro inclui também dois dias – 21 e 22 de outubro às 15h00 – dedicados ao primeiro encontro de poesia “Poeta à Solta – Encontros de Poesia” da Officium Lectionis (Editora portuense de literatura e estudos humanísticos), no decorrer do qual, será evocada a memória de dois poetas minhotos: Guilherme de Faria e António Pedro.
Fora de portas, o Paço dos Condes de Barcelos recebe o concerto “Putan Club” e a Igreja do Terço recebe, no 20 de outubro, o concerto “Colectores”. Ambos os espetáculos acontecem às 22h00 e estão inseridos no ciclo de concertos ‘triciclo’.
Na rubrica “Em família no TGV”, as tardes de domingo são dedicadas aos mais novos: no dia 9, pelas 16h00, sobe ao palco a peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana; no dia 16, às 16h00, é a vez da peça “Os 3 Porquinhos” pela Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos.
Entretanto, no dia 30, há ainda lugar para uma oficina infantil (1 aos 6 anos) “Músicas nas entrelinhas” dirigida pela Catrapum Catrapeia. Esta oficina tem como objetivo promover sessões dedicadas à leitura e literatura para a infância adaptadas a várias faixas etárias, num desafio entre a literatura, a música, o teatro e outras artes.
Nota: Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).

A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).