Logo
Opinião

OPINIÃO: Um em cada seis portugueses com mais de 50 anos vive com insuficiência cardíaca

3 Maio, 2025 | 9:55
Partilhar
Patrícia Dias
3 min. leitura

A insuficiência cardíaca (IC) é um problema de saúde grave em que o coração não bombeia sangue de forma tão eficiente como deveria. Devido a múltiplos potenciais mecanismos, o músculo cardíaco torna-se menos capaz de contrair ou tem limitação na sua capacidade de relaxar e encher com sangue.

A IC é atualmente um dos problemas de saúde mais comuns nos países desenvolvidos. É um problema grave de saúde pública, uma vez que, apesar de avanços no diagnóstico, no tratamento farmacológico e não farmacológico, e na gestão da doença, atinge um grande número de pessoas e está associado a elevada morbilidade e mortalidade. De facto, a IC é a causa mais frequente de internamento hospitalar acima dos 65 anos e a mortalidade associada pode atingir 50% aos 5 anos.

Em Portugal, o estudo PORTHOS (Portuguese Heart Failure Observational Study), que foi desenvolvido para conhecer a prevalência de pessoas que sofre de IC no nosso país, revelou que 1 em cada 6 portugueses com mais de 50 anos tem IC, e que, desses, 90% não estavam diagnosticados, ou seja, não sabiam que tinham a doença. A prevalência de IC foi estimada com base numa amostra de cerca de 6200 pessoas com mais de 50 anos registadas no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Mais de 25 anos após a realização do último estudo nacional que avaliou a prevalência de IC na população portuguesa, verificou-se que o número das pessoas que vivem com a doença é bastante superior ao esperado.

Confirmou-se ainda que a IC é uma síndrome associada ao envelhecimento, com uma prevalência de 31 % nos maiores de 70 anos, sendo de 4% na faixa etária entre os 50 e os 59 anos. Apesar da prevalência da doença aumentar com a idade, a IC pode surgir em qualquer escalão etário, e exige cuidados ao longo da vida.

Os resultados deste estudo vêm alertar para a necessidade de modificar a abordagem da IC na população portuguesa, especialmente acima dos 50 anos. O avançar da idade associa-se a um aumento da suscetibilidade para a IC, e, dado o envelhecimento da população, a IC associada à idade representa um enorme desafio de saúde pública global na atualidade.

Um dos pontos mais importantes na abordagem da doença é o foco na prevenção, através da atuação nos fatores de risco que podem conduzir à IC, como a Hipertensão Arterial, a obesidade, e a Diabetes mellitus. Do ponto de vista individual, a melhor maneira de prevenir a IC é evitar as condições que contribuem para o risco de IC, como não fumar ou deixar de fumar, ter uma alimentação equilibrada, evitar o sedentarismo ou fazer exercício físico, e seguir os planos de prevenção e tratamento de outras doenças ou condições que constituem fatores de risco para a IC.

Outro foco importante é o diagnóstico precoce de quem já tem a síndrome, e não sabe, de modo a iniciar o tratamento e controlo da doença o mais cedo possível. Sinais de alerta são cansaço fácil, dificuldade em respirar, com limitação da atividade física ou necessidade de dormir com a cabeceira elevada, inchaço das pernas e pés e frequência cardíaca alta constante. Estes devem motivar uma consulta do seu médico assistente, que poderá pedir exames de diagnóstico que permitam fazer o diagnóstico de IC ou de outra situação clínica que cause sintomas semelhantes.

É possível prevenir a IC, diagnosticar mais cedo, tratar mais eficazmente e melhorar a qualidade de vida de quem tem IC.

No Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca, assinalado a 3 de maio, lembro a dimensão do problema e para o que podemos fazer para Prevenir, Diagnosticar e Tratar de forma mais precoce e eficaz.

Patrícia Dias – Núcleo de Estudo de Insuficiência Cardíaca da SPMI

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Agosto, 2025

Arcos de Valdevez: Mezio conta com novo hotel no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês

O turismo de natureza no concelho de Arcos de Valdevez ganhou este mês um novo impulso com a inauguração oficial do Hotel Silken Mezio National Park, uma unidade de quatro estrelas localizada junto à Porta do Mezio, uma das principais entradas no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Regional 28 Agosto, 2025

Novo serviço público de transporte de Viana do Castelo prevê 16 linhas

O novo sistema de transportes urbanos de Viana do Castelo, TuViana, começa a operar a 23 de setembro, dia seguinte ao fim da atual concessão assegurada pelo grupo Avic.

Regional 28 Agosto, 2025

Caminhada em Viana do Castelo vai sensibilizar para a Saúde Auditiva

No próximo dia 6 de setembro, às 9h00, realiza-se em Areosa mais uma edição do Walk With a Doc, iniciativa que alia atividade física à promoção da saúde.

Regional 28 Agosto, 2025

PSP detém dois condutores em operações de fiscalização em Viana do Castelo

A Esquadra de Trânsito da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve, esta quarta-feira, dois homens em diferentes operações de fiscalização rodoviária, inseridas numa estratégia de prevenção e combate a comportamentos de risco na estrada.

Desporto 28 Agosto, 2025

Clube Desportivo de Cerveira eterniza Tiago André com mural no balneário

O Clube Desportivo de Cerveira prestou uma sentida e simbólica homenagem a Tiago André, jovem atleta que faleceu recentemente, com a inauguração de um mural no balneário principal — um espaço que ele considerava a sua segunda casa.

Regional 28 Agosto, 2025

Jovens monçanenses tornam-se “Guardiões da Ecovia do Rio Minho”

Jovens do concelho de Monção estão a participar ativamente na defesa da natureza e na valorização do território, através do projeto “Guardiões da Ecovia do Rio Minho”, promovido pelo Município de Monção no âmbito do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Nacional 28 Agosto, 2025

Governo abre concurso para contratar quase 1.800 professores nas zonas mais carenciadas

A duas semanas do arranque do novo ano letivo, ainda estão por preencher cerca de três mil horários de professores em todo o país. Para responder ao problema, o Governo vai abrir um concurso extraordinário com quase 1.800 vagas, destinadas às regiões com maior dificuldade em atrair docentes.