Logo
Opinião

OPINIÃO: “Ultimatum” aos Passadistas

14 Abril, 2025 | 11:25
Partilhar
Paulo Gomes
1 min. leitura

Um senhor de seu nome Almada Negreiros escreveu um dia: O povo completo será aquele que tiver reunido no seu máximo todas as qualidades e todos os defeitos. Coragem, Portugueses, só vos faltam as qualidades. (in Ultimatum Futurista às Gerações Portuguesas do Século XX, Dezembro de 1917).

Não concordo com esta afirmação, mesmo contextualizando à época em que foi escrita. Portugal é um país maravilhoso! Cheio de virtudes e carregado de defeitos. E são essas virtudes e esses defeitos que o fazem maravilhoso.

Nós, Portugueses, crescemos muito individualmente e colectivamente. Não há como fugir a isso. Tendencialmente, alguns indivíduos necessitam de ficar agarrados a um passado talvez por medo de encarar o futuro, para isso precisam da nossa companhia para não se sentirem sós.

A evolução é lenta e por vezes sinuosa. Mas, se pensarmos em culturas passadas onde, por exemplo, a escravatura era considerada normal e aceitável, onde o racismo era tolerável e permitido, verificamos que demos passos muito importantes na busca de uma sociedade mais evoluída e sustentável.

Não permitamos que aqueles que nos querem amarrar a um passado, segundo eles, mais seguro e mais respeitável, defendendo que “antigamente é que era bom, não havia corrupção nem sequer havia insegurança”, vençam. São eles, que incitam ao ódio contra o próximo, apelam à violência e à intolerância face à diferença, aqueles que se aproveitam do tempo de antena dispensado pela comunicação social para provocar e instalar o medo na sociedade, são estes que precisam de ser derrotados. São eles, o lastro inadequado da sociedade que atrasa a nossa evolução individual e colectiva.

Percebamos também que a evolução de sociedades diferentes implicam estágios evolutivos diferentes. Não crescemos e evoluímos todos ao mesmo tempo estando fases de desenvolvimento diferente. Isso, naturalmente, cria bastantes desafios e dificuldades. É fundamental a tolerância e o bom senso.

“É fundamental respeitar os direitos humanos para uma sociedade mais justa e inclusiva.”

Por Paulo Gomes

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Buscas por três pescadores desaparecidos ao largo de Caminha suspensas

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Desporto 14 Dezembro, 2025

AFVC: Valenciano continua líder da 1ª Divisão Distrital apesar da derrota em casa com o Lanheses

A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.

Regional 14 Dezembro, 2025

Távora mantém liderança na 2.ª Divisão Distrital da AF Viana do Castelo

A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.

Regional 14 Dezembro, 2025

Vianense falha penálti no último minuto e acaba por empatar em casa com o último classificado

O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Regional 14 Dezembro, 2025

Inauguração da Iluminação de Natal no Penedo do Castelo reúne a comunidade

Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.

Regional 14 Dezembro, 2025

Defensor Moura apresenta “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.

Música 14 Dezembro, 2025

Vianenses em destaque no novo projeto de Bárbara Bandeira

Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.