Logo
Opinião

OPINIÃO: “Ultimatum” aos Passadistas

14 Abril, 2025 | 11:25
Partilhar
Paulo Gomes
1 min. leitura

Um senhor de seu nome Almada Negreiros escreveu um dia: O povo completo será aquele que tiver reunido no seu máximo todas as qualidades e todos os defeitos. Coragem, Portugueses, só vos faltam as qualidades. (in Ultimatum Futurista às Gerações Portuguesas do Século XX, Dezembro de 1917).

Não concordo com esta afirmação, mesmo contextualizando à época em que foi escrita. Portugal é um país maravilhoso! Cheio de virtudes e carregado de defeitos. E são essas virtudes e esses defeitos que o fazem maravilhoso.

Nós, Portugueses, crescemos muito individualmente e colectivamente. Não há como fugir a isso. Tendencialmente, alguns indivíduos necessitam de ficar agarrados a um passado talvez por medo de encarar o futuro, para isso precisam da nossa companhia para não se sentirem sós.

A evolução é lenta e por vezes sinuosa. Mas, se pensarmos em culturas passadas onde, por exemplo, a escravatura era considerada normal e aceitável, onde o racismo era tolerável e permitido, verificamos que demos passos muito importantes na busca de uma sociedade mais evoluída e sustentável.

Não permitamos que aqueles que nos querem amarrar a um passado, segundo eles, mais seguro e mais respeitável, defendendo que “antigamente é que era bom, não havia corrupção nem sequer havia insegurança”, vençam. São eles, que incitam ao ódio contra o próximo, apelam à violência e à intolerância face à diferença, aqueles que se aproveitam do tempo de antena dispensado pela comunicação social para provocar e instalar o medo na sociedade, são estes que precisam de ser derrotados. São eles, o lastro inadequado da sociedade que atrasa a nossa evolução individual e colectiva.

Percebamos também que a evolução de sociedades diferentes implicam estágios evolutivos diferentes. Não crescemos e evoluímos todos ao mesmo tempo estando fases de desenvolvimento diferente. Isso, naturalmente, cria bastantes desafios e dificuldades. É fundamental a tolerância e o bom senso.

“É fundamental respeitar os direitos humanos para uma sociedade mais justa e inclusiva.”

Por Paulo Gomes

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.

Regional 3 Dezembro, 2025

GNR de Viana do Castelo intensifica operações e regista 16 detenções em uma semana

Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.

Regional 3 Dezembro, 2025

Luís Nobre integra Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bombeiros de Viana do Castelo realizam treino operacional aberto ao público

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.

Internacional 3 Dezembro, 2025

Sonic Blast regressa à Praia da Duna do Caldeirão em 2026 com cartaz de peso

O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.

Música 3 Dezembro, 2025

Excesso cancelam concerto em Viana do Castelo e mais duas datas da digressão

A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Desporto 3 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe SC Tomar nos 16 avos de final da Taça de Portugal

O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.