Hoje, 11 de fevereiro, celebramos o Dia Mundial do Doente por iniciativa do Papa João Paulo II em 1992. Cuidar dos outros e, em especial, dos doentes é uma tarefa nobre e enriquecedora e a missão de todos os Internistas e da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).
Mas tratar de doentes é uma tarefa complexa e que implica um compromisso global, dos prestadores directos como os médicos e enfermeiros, mas também dos gestores, políticos e de toda a sociedade civil.
Todos os anos aumentamos a percentagem do PIB para a saúde, mas não temos o equivalente benefício nos serviços prestados. Apesar de sermos um país pequeno temos muita variabilidade no acesso à Saúde, na possibilidade de escolha do doente, na adequação da prestação de cuidados, seja por excesso seja por defeito. É um sistema complexo e multidisciplinar que precisa de ser mais produtivo, eficaz e focado no benefício para o doente.
Para a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) é fundamental a melhoria da produtividade e uma reforma do sistema de Saúde que coloque o doente no centro da decisão e o principal objectivo de todo o sistema. Objectivamente, precisamos de enfermarias nos hospitais sem divisões por especialidade, com as especialidades generalistas, como a Medicina Interna, na liderança da gestão do doente, organizadas em Unidades multidisciplinares em que as especialidades mais técnicas estejam mais livres para a consultoria e realização dessas mesmas técnicas. Precisamos que a Medicina Geral e Familiar no ambulatório e a Medicina Interna nos hospitais comuniquem eficazmente e sejam as principais responsáveis pela promoção da Saúde e gestão da doença, com objectivos que tenham ganhos reais na saúde dos doentes. Isto consegue-se com sistemas informáticos integrados, tecnologicamente actualizados e com uma gestão profissional e com objectivos discutidos com os serviços e respectivos directores, adaptados à realidade local, sempre em conjunto e nunca de forma isolada, com auditorias, publicação de resultados e esforço continuo de melhoria.
Para a SPMI não há dúvidas, apesar da legitimidade e benefício das terapêuticas complexas e ultra-especializadas, o que todos precisamos é de produtividade e eficiência, com médicos generalistas organizados em departamentos e de forma multidisciplinar, focados nas necessidades dos doentes, em que cada euro gasto seja um investimento real na Saúde de todos nós.
Luís Duarte Costa – Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
Viana do Castelo tem mais um motivo de orgulho: a jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, destacou-se nas audições do programa “La Voz”, transmitido pela Antena 3, em Espanha.
Viana do Castelo volta a integrar, pelo segundo ano consecutivo, a Portugal Tech Week, o maior festival descentralizado de inovação e tecnologia em Portugal. A cidade recebe, no próximo dia 7 de novembro, o Viana do Castelo Tech Day 2025, um evento que promete reunir empreendedores, empresas, investidores e estudantes num dia inteiramente dedicado à tecnologia e à inovação.
A Juventude Viana regressa esta noite ao Pavilhão José Natário para defrontar a AA Espinho, em jogo da 3.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, marcado para as 21h30 e com transmissão em direto na Viana TV.
A Escola de Música de Perre promove este sábado, 18 de outubro, às 22h00, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a 11.ª edição do concurso de bandas de garagem “Sounds Out”.
O Santa Luzia FC regressa este sábado, 18 de outubro, ao Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, para disputar a 7.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal, frente à equipa da Novasemente. O encontro tem início marcado para as 18h00.
O reconhecido DJ Zézé Gonçalves assinala esta noite quatro décadas de carreira com uma festa comemorativa no Club LT5, localizado na Alameda 5 de Outubro, na Marina de Viana do Castelo. O evento, que tem início às 23h00 e se prolonga até às 06h00, promete uma noite repleta de música, nostalgia e celebração, reunindo amigos, fãs e colegas de profissão.
O candidato presidencial Gouveia e Melo esteve esta sexta-feira em Viana do Castelo, onde visitou os estaleiros da West Sea e recebeu o apoio do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.