Logo
Opinião

OPINIÃO: Reforma do sistema de saúde e aumento da produtividade

11 Fevereiro, 2025 | 18:55
Partilhar
Luís Duarte Costa
1 min. leitura

Hoje, 11 de fevereiro, celebramos o Dia Mundial do Doente por iniciativa do Papa João Paulo II em 1992. Cuidar dos outros e, em especial, dos doentes é uma tarefa nobre e enriquecedora e a missão de todos os Internistas e da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).

Mas tratar de doentes é uma tarefa complexa e que implica um compromisso global, dos prestadores directos como os médicos e enfermeiros, mas também dos gestores, políticos e de toda a sociedade civil.

Todos os anos aumentamos a percentagem do PIB para a saúde, mas não temos o equivalente benefício nos serviços prestados. Apesar de sermos um país pequeno temos muita variabilidade no acesso à Saúde, na possibilidade de escolha do doente, na adequação da prestação de cuidados, seja por excesso seja por defeito. É um sistema complexo e multidisciplinar que precisa de ser mais produtivo, eficaz e focado no benefício para o doente.

Para a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) é fundamental a melhoria da produtividade e uma reforma do sistema de Saúde que coloque o doente no centro da decisão e o principal objectivo de todo o sistema. Objectivamente, precisamos de enfermarias nos hospitais sem divisões por especialidade, com as especialidades generalistas, como a Medicina Interna, na liderança da gestão do doente, organizadas em Unidades multidisciplinares em que as especialidades mais técnicas estejam mais livres para a consultoria e realização dessas mesmas técnicas. Precisamos que a Medicina Geral e Familiar no ambulatório e a Medicina Interna nos hospitais comuniquem eficazmente e sejam as principais responsáveis pela promoção da Saúde e gestão da doença, com objectivos que tenham ganhos reais na saúde dos doentes. Isto consegue-se com sistemas informáticos integrados, tecnologicamente actualizados e com uma gestão profissional e com objectivos discutidos com os serviços e respectivos directores, adaptados à realidade local, sempre em conjunto e nunca de forma isolada, com auditorias, publicação de resultados e esforço continuo de melhoria.

Para a SPMI não há dúvidas, apesar da legitimidade e benefício das terapêuticas complexas e ultra-especializadas, o que todos precisamos é de produtividade e eficiência, com médicos generalistas organizados em departamentos e de forma multidisciplinar, focados nas necessidades dos doentes, em que cada euro gasto seja um investimento real na Saúde de todos nós.

Luís Duarte Costa – Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 4 Dezembro, 2025

“Lote of Christmas” anima Cais da Marina esta sexta-feira

A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.

Nacional 4 Dezembro, 2025

Oito detidos em megaoperação no Norte por suspeitas de corrupção na certificação dos Vinhos Verdes

A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Regional 4 Dezembro, 2025

Mercado de Natal anima Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã

O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.

Música 4 Dezembro, 2025

Noble atua em Paredes de Coura a 20 de dezembro com concerto intimista no Xapas

Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.

Cultura 4 Dezembro, 2025

Exposição sobre Amália e Bienal de Pintura marcam programação cultural do “Viana Coração do Natal”

O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Internacional 4 Dezembro, 2025

Viana STARTS reforça presença europeia em conferência sobre conservação sustentável na Irlanda

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.