Os primeiros dias deste mês de agosto, no nosso país, ficaram, sem dúvida, marcados pela realização da Jornada Mundial da Juventude, que trouxe a Portugal tantos milhares de jovens cristãos e não só. Por iniciativa do Papa Francisco, esta Jornada teve como lema a frase bíblica «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1,39). Este versículo refere-se à atitude de Nossa Senhora que, após a Anunciação (o anúncio, por parte do anjo, de que iria ser a Mãe de Deus feito homem), se dirige apressadamente ao encontro da sua prima Isabel, para partilhar tão grande alegria.
Ao escolher esta frase, o Papa quis convidar os jovens e os menos jovens, os cristãos e os que professam outros credos a serem portadores da alegria, isto é, a recusarem o comodismo e a se desinstalarem, sendo anunciadores da alegria a cada homem e a cada mulher.
Ao pensar na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, vieram-me à mente estas palavras evangélicas. Enquanto apaixonado pelas nossas festas, o contacto com diversas pessoas – mais ou menos envolvidas na Romaria – fez-me perceber como são muitos aqueles e aquelas que, para tornar possível a Romaria, “se levantam”, tantas vezes com sacrifício pessoal, mas com dedicação e amor incomensuráveis, para serem verdadeiros “missionários da alegria” junto das centenas de milhares de pessoas que visitam a nossa cidade por estes dias. Há algumas semanas, um senhor envolvido na organização das festas há mais de trinta anos, confidenciava-me, emocionado, que, em cada dia da festa, saía de casa às seis da manhã para chegar já perto das duas da madrugada seguinte.
Por isso, é com emoção que, como cidadão vianense, uso estas linhas para – assim creio –, dando voz ao sentimento de tantos, dizer obrigado a quem nos permite viver intensamente a rainha das romarias de Portugal.
Obrigado à Confraria de Nossa Senhora d’Agonia que, como escreveu o Padre Vasco Gonçalves na mensagem de abertura da edição deste ano do livro A Falar de Viana, «é o rosto de tantas pessoas anónimas que dão tanto de si para que a Romaria seja possível». Eu diria até que a Confraria é aquela que, longe das multidões e dos holofotes, guiada pelo Padre Vasco, permite que, no Santuário, se venere a Mãe de Jesus Cristo, invocada como Senhora d’Agonia, ao longo de todo o ano. E os seus membros fazem-no com imenso zelo. Por isso, é tão justo que, este ano, ocupem a presidência da Comissão de Honra, por decisão do Presidente da Câmara Municipal.
Obrigado àqueles que ocupam relevantes funções de serviço no exercício do poder autárquico ou na coordenação de outras entidades ligadas diretamente à Romaria. Com abnegação e espírito de serviço, são chamados a um contínuo discernimento, nem sempre justamente reconhecido, no desejo de que a Romaria seja cada vez melhor e vá ao encontro das reais necessidades das pessoas.
Obrigado aos membros da Comissão Executiva que se dão até ao limite das suas forças para que nada falhe, mas tudo decorra como programado, o que é especialmente exigente quando falamos de um programa tão vasto e diversificado.
Obrigado a todos que, sendo da ribeira ou provenientes das diversas freguesias do concelho, são membros ativos na concretização dos diferentes momentos da Romaria, permitindo que aqueles que olham “de fora” se comovam e transfigurem.
Obrigado àqueles que, quase sem nos apercebermos, asseguram a limpeza, a segurança e tantos outros serviços sem os quais Viana não poderia acolher como acolhe tão grande multidão.
Obrigado aos profissionais da comunicação social, que levam a Romaria aos que estão longe e a imortalizam em imagens que nos permitem a ela voltar, enquanto, com saudade, esperamos pelo ano seguinte.
Obrigado, enfim, a todos e a todas que, de algum modo, nos permitem encher de “chieira” nos dias grandes da Romaria.
Agradecer-lhes pelo facto de, à imagem de Maria, se levantarem ano após ano, com renovado entusiasmo, para que a Romaria aconteça não é um pormenor. É cultivar aquilo que deveria ser elementar em qualquer sociedade, mas que muitas vezes escasseia, como afirma o Papa Francisco: uma cultura de gratidão.
Que a Senhora d’Agonia vos dê força para vos continuardes a levantar. Sois vós que fazeis a festa. Sois vós a festa. E nós convosco. Aplaudindo-vos de pé, poderemos assim dizer, de verdade, que «somos todos Romaria».
Feliz Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2023.
Pe. Renato Oliveira
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.