Logo
Opinião

OPINIÃO: O Dia Nacional do Doente Coronário

14 Fevereiro, 2025 | 11:55
Partilhar
Carlos Catarino
2 min. leitura

Toda a criança nascida no novo milénio tem o direito de viver até a idade de, pelo menos, 65 anos sem sofrer de doença cardiovascular evitável.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia, institucionalizou o dia 14 de fevereiro como o “Dia Nacional do Doente Coronário”. Também por proposta da Fundação Portuguesa de Cardiologia este dia, desde 2020, está a ser comemorado em todo o espaço da Comunidade.

O Dia Nacional do Doente Coronário é para os que cá ficam. É para os familiares destes que já partiram. É para os amigos que cá ficaram. É que 80% das mortes antes dos 70 anos de idade que ocorram por doença cardíaca, podem ser evitadas.

Um homem com 55 anos, fumador, com uma tensão arterial ligeiramente elevada e um mau colesterol acima do recomendado, tem um risco cardiovascular de 20%.

Quer dizer que em 100 homens nas mesmas circunstâncias, 20 irão ter um evento cardiovascular que poderá ser fatal. No entanto se tiverem uma tensão arterial ideal (inferior a 120 de máxima), deixarem de fumar e tiverem um mau colesterol inferior a 100 mg/dL, passarão a ser apenas 4 em 100 a ter um evento cardiovascular.

Uma mulher nas mesmas circunstâncias, 55 anos, fumadora, com uma tensão arterial ligeiramente elevada e um mau colesterol acima do recomendado, tem um risco cardiovascular de 12%. Se deixar de fumar, se tiver uma tensão arterial inferior a 120 de máxima, e um mau colesterol inferior a 100 mg/dl, o risco passará de 12 em 100 para 3 em 100.

Todas as semanas joga no Euromilhões na esperança de ganhar. No entanto a probabilidade de acertar na chave vencedora é de 1 em 116 milhões e você não se esquece de meter o boletim.

Não se esqueça que a doença cardiovascular é não só a que mais mata, mas também a que mais incapacita.

A insuficiência cardíaca, as sequelas do AVC, ficam. A esperança de vida tem vindo a aumentar graças à capacidade interventiva dos profissionais de saúde. Há cada vez mais medicamentos e procedimentos cirúrgicos capazes de manter vivos os que, há alguns anos, inevitavelmente morriam. Temos um SNS com profissionais muito competentes, com serviços bem equipados, com equipas bem treinadas. Mas a incapacidade e a diminuição da qualidade de vida que a Doença Cardiovascular provoca irá acompanhar-nos para o resto das nossas vidas, por muitos mais anos que possamos viver.

É para os familiares e amigos dos que já partiram e que podiam ainda cá estar que existe o DIA NACIONAL DO DOENTE CORONÁRIO.

Carlos Catarino, Membro Médico da Comissão Executiva da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 22 Dezembro, 2025

Mais de 3.300 atletas confirmados para a São Silvestre de Viana do Castelo

Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.

Regional 22 Dezembro, 2025

Alterações na recolha de resíduos durante o Natal e Ano Novo em Viana do Castelo

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.

Nacional 22 Dezembro, 2025

Três dias de tolerância de ponto para a função pública no Natal

O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.

Desporto 21 Dezembro, 2025

SC Vianense deixa escapar vantagem e perde em Ponte de Lima

O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Valenciano segura liderança na Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Távora perde mas mantém a liderança da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.

Regional 21 Dezembro, 2025

Dois corpos dão à costa em Moledo e Afife

Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.