Logo
Opinião

OPINIÃO: O Dia Nacional do Doente Coronário

14 Fevereiro, 2025 | 11:55
Partilhar
Carlos Catarino
2 min. leitura

Toda a criança nascida no novo milénio tem o direito de viver até a idade de, pelo menos, 65 anos sem sofrer de doença cardiovascular evitável.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia, institucionalizou o dia 14 de fevereiro como o “Dia Nacional do Doente Coronário”. Também por proposta da Fundação Portuguesa de Cardiologia este dia, desde 2020, está a ser comemorado em todo o espaço da Comunidade.

O Dia Nacional do Doente Coronário é para os que cá ficam. É para os familiares destes que já partiram. É para os amigos que cá ficaram. É que 80% das mortes antes dos 70 anos de idade que ocorram por doença cardíaca, podem ser evitadas.

Um homem com 55 anos, fumador, com uma tensão arterial ligeiramente elevada e um mau colesterol acima do recomendado, tem um risco cardiovascular de 20%.

Quer dizer que em 100 homens nas mesmas circunstâncias, 20 irão ter um evento cardiovascular que poderá ser fatal. No entanto se tiverem uma tensão arterial ideal (inferior a 120 de máxima), deixarem de fumar e tiverem um mau colesterol inferior a 100 mg/dL, passarão a ser apenas 4 em 100 a ter um evento cardiovascular.

Uma mulher nas mesmas circunstâncias, 55 anos, fumadora, com uma tensão arterial ligeiramente elevada e um mau colesterol acima do recomendado, tem um risco cardiovascular de 12%. Se deixar de fumar, se tiver uma tensão arterial inferior a 120 de máxima, e um mau colesterol inferior a 100 mg/dl, o risco passará de 12 em 100 para 3 em 100.

Todas as semanas joga no Euromilhões na esperança de ganhar. No entanto a probabilidade de acertar na chave vencedora é de 1 em 116 milhões e você não se esquece de meter o boletim.

Não se esqueça que a doença cardiovascular é não só a que mais mata, mas também a que mais incapacita.

A insuficiência cardíaca, as sequelas do AVC, ficam. A esperança de vida tem vindo a aumentar graças à capacidade interventiva dos profissionais de saúde. Há cada vez mais medicamentos e procedimentos cirúrgicos capazes de manter vivos os que, há alguns anos, inevitavelmente morriam. Temos um SNS com profissionais muito competentes, com serviços bem equipados, com equipas bem treinadas. Mas a incapacidade e a diminuição da qualidade de vida que a Doença Cardiovascular provoca irá acompanhar-nos para o resto das nossas vidas, por muitos mais anos que possamos viver.

É para os familiares e amigos dos que já partiram e que podiam ainda cá estar que existe o DIA NACIONAL DO DOENTE CORONÁRIO.

Carlos Catarino, Membro Médico da Comissão Executiva da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Setembro, 2025

Vianense Flávio Cruz vence cinco prémios no Festival Internacional de Cinema de Turismo

O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.

Regional 18 Setembro, 2025

Viana do Castelo aprova investimento de 650 mil euros no transporte escolar para 390 alunos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.

Desporto 18 Setembro, 2025

Ciclista vianense Daniel Moreira convocado para o Mundial de Ciclismo no Ruanda

O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.

Nacional 18 Setembro, 2025

Sistema informático do SNS já está a funcionar após falha nacional

O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Regional 18 Setembro, 2025

Polícia Judiciária deteve incendiário de Viana do Castelo

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.

Desporto 18 Setembro, 2025

Ciclistas galegos e portugueses juntam-se no II BTT Transibérico da Eurocidade Cerveira-Tomiño

No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.

Regional 18 Setembro, 2025

União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmente dívida de 400 mil euros

A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.