Logo
Opinião

OPINIÃO: O Dia Nacional do Doente Coronário

14 Fevereiro, 2025 | 11:55
Partilhar
Carlos Catarino
2 min. leitura

Toda a criança nascida no novo milénio tem o direito de viver até a idade de, pelo menos, 65 anos sem sofrer de doença cardiovascular evitável.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia, institucionalizou o dia 14 de fevereiro como o “Dia Nacional do Doente Coronário”. Também por proposta da Fundação Portuguesa de Cardiologia este dia, desde 2020, está a ser comemorado em todo o espaço da Comunidade.

O Dia Nacional do Doente Coronário é para os que cá ficam. É para os familiares destes que já partiram. É para os amigos que cá ficaram. É que 80% das mortes antes dos 70 anos de idade que ocorram por doença cardíaca, podem ser evitadas.

Um homem com 55 anos, fumador, com uma tensão arterial ligeiramente elevada e um mau colesterol acima do recomendado, tem um risco cardiovascular de 20%.

Quer dizer que em 100 homens nas mesmas circunstâncias, 20 irão ter um evento cardiovascular que poderá ser fatal. No entanto se tiverem uma tensão arterial ideal (inferior a 120 de máxima), deixarem de fumar e tiverem um mau colesterol inferior a 100 mg/dL, passarão a ser apenas 4 em 100 a ter um evento cardiovascular.

Uma mulher nas mesmas circunstâncias, 55 anos, fumadora, com uma tensão arterial ligeiramente elevada e um mau colesterol acima do recomendado, tem um risco cardiovascular de 12%. Se deixar de fumar, se tiver uma tensão arterial inferior a 120 de máxima, e um mau colesterol inferior a 100 mg/dl, o risco passará de 12 em 100 para 3 em 100.

Todas as semanas joga no Euromilhões na esperança de ganhar. No entanto a probabilidade de acertar na chave vencedora é de 1 em 116 milhões e você não se esquece de meter o boletim.

Não se esqueça que a doença cardiovascular é não só a que mais mata, mas também a que mais incapacita.

A insuficiência cardíaca, as sequelas do AVC, ficam. A esperança de vida tem vindo a aumentar graças à capacidade interventiva dos profissionais de saúde. Há cada vez mais medicamentos e procedimentos cirúrgicos capazes de manter vivos os que, há alguns anos, inevitavelmente morriam. Temos um SNS com profissionais muito competentes, com serviços bem equipados, com equipas bem treinadas. Mas a incapacidade e a diminuição da qualidade de vida que a Doença Cardiovascular provoca irá acompanhar-nos para o resto das nossas vidas, por muitos mais anos que possamos viver.

É para os familiares e amigos dos que já partiram e que podiam ainda cá estar que existe o DIA NACIONAL DO DOENTE CORONÁRIO.

Carlos Catarino, Membro Médico da Comissão Executiva da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Luís Nobre: “Faremos tudo para que o cinema continue a existir em Viana do Castelo”

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.

Cultura 3 Fevereiro, 2026

Tui e Valença celebram 14 anos de Eurocidade com concerto gratuito

O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.