Toda a criança nascida no novo milénio tem o direito de viver até a idade de, pelo menos, 65 anos sem sofrer de doença cardiovascular evitável.
A Fundação Portuguesa de Cardiologia, institucionalizou o dia 14 de fevereiro como o “Dia Nacional do Doente Coronário”. Também por proposta da Fundação Portuguesa de Cardiologia este dia, desde 2020, está a ser comemorado em todo o espaço da Comunidade.
O Dia Nacional do Doente Coronário é para os que cá ficam. É para os familiares destes que já partiram. É para os amigos que cá ficaram. É que 80% das mortes antes dos 70 anos de idade que ocorram por doença cardíaca, podem ser evitadas.
Um homem com 55 anos, fumador, com uma tensão arterial ligeiramente elevada e um mau colesterol acima do recomendado, tem um risco cardiovascular de 20%.
Quer dizer que em 100 homens nas mesmas circunstâncias, 20 irão ter um evento cardiovascular que poderá ser fatal. No entanto se tiverem uma tensão arterial ideal (inferior a 120 de máxima), deixarem de fumar e tiverem um mau colesterol inferior a 100 mg/dL, passarão a ser apenas 4 em 100 a ter um evento cardiovascular.
Uma mulher nas mesmas circunstâncias, 55 anos, fumadora, com uma tensão arterial ligeiramente elevada e um mau colesterol acima do recomendado, tem um risco cardiovascular de 12%. Se deixar de fumar, se tiver uma tensão arterial inferior a 120 de máxima, e um mau colesterol inferior a 100 mg/dl, o risco passará de 12 em 100 para 3 em 100.
Todas as semanas joga no Euromilhões na esperança de ganhar. No entanto a probabilidade de acertar na chave vencedora é de 1 em 116 milhões e você não se esquece de meter o boletim.
Não se esqueça que a doença cardiovascular é não só a que mais mata, mas também a que mais incapacita.
A insuficiência cardíaca, as sequelas do AVC, ficam. A esperança de vida tem vindo a aumentar graças à capacidade interventiva dos profissionais de saúde. Há cada vez mais medicamentos e procedimentos cirúrgicos capazes de manter vivos os que, há alguns anos, inevitavelmente morriam. Temos um SNS com profissionais muito competentes, com serviços bem equipados, com equipas bem treinadas. Mas a incapacidade e a diminuição da qualidade de vida que a Doença Cardiovascular provoca irá acompanhar-nos para o resto das nossas vidas, por muitos mais anos que possamos viver.
É para os familiares e amigos dos que já partiram e que podiam ainda cá estar que existe o DIA NACIONAL DO DOENTE CORONÁRIO.
Carlos Catarino, Membro Médico da Comissão Executiva da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC).
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.