Logo
Opinião

OPINIÃO: Não vire as costas à coluna

16 Outubro, 2025 | 9:25
Partilhar
Carla Reizinho
2 min. leitura

Neste dia 16 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Coluna, uma data que pretende alertar para a importância de preservar a saúde deste pilar fundamental do corpo humano.

O que é a coluna vertebral?

A coluna vertebral é uma estrutura complexa, composta por um conjunto de estruturas ósseas, articulações e ligamentos que garante, não só, a proteção da medula espinhal e das raízes nervosas responsáveis pela mobilidade e sensibilidade do corpo e controlo de funções autónomas como a micção e a defecação. Garante também o suporte e estabilidade do corpo, bem como a mobilidade e flexibilidade que são tão singulares no movimento humano.  Perturbações no seu funcionamento podem gerar repercussões a todos estes níveis com impacto muito forte na saúde.

O peso do problema

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 80% da população mundial terá pelo menos um episódio de dor lombar ao longo da vida. Em Portugal, as doenças da coluna estão entre as principais causas de incapacidade temporária e absentismo laboral, com impacto significativo na produtividade e nos custos em saúde. Com o envelhecimento populacional, espera-se um aumento ainda maior da incidência destes problemas nas próximas décadas.

Fatores de risco

Os principais fatores que comprometem a saúde da coluna são bem conhecidos: sedentarismo, excesso de peso, o tabagismo, posturas incorretas associadas ao trabalho prolongado ao computador ou ao uso de dispositivos móveis, e ainda profissões que exigem esforços repetitivos ou levantamento de cargas.

Algumas doenças reumatológicas como a artrite reumatoide, osteoporose, entre muitas outras, podem envolver a coluna.

Existe ainda um processo natural de envelhecimento natural dos discos intervertebrais (entre outras estruturas), cuja rapidez depende de fatores que herdamos dos nossos antepassados. É essa relação dicotómica entre fatores intrínsecos e relação com fatores comportamentais que vai determinar o surgimento de sintomas.

Prevenção: o caminho mais eficaz

Como podemos ter impacto neste processo de envelhecimento/desgaste? A prática regular de atividade física é fundamental, sobretudo exercícios que reforcem a musculatura abdominal, dorsal, lombar e glútea, essenciais para a estabilidade da coluna (treino de força supervisionado). Atividades como caminhadas, natação, pilates, ioga ou treino funcional supervisionado têm benefícios reconhecidos e podem ser adaptadas a cada faixa etária e necessidades do indivíduo.

A ergonomia também deve ser uma preocupação diária: cadeiras ajustáveis, ecrãs à altura dos olhos, pausas regulares para alongamentos e o hábito de não permanecer longos períodos na mesma posição fazem toda a diferença. Também o controlo do peso corporal e a adoção de hábitos de vida saudáveis contribuem para reduzir o risco.

Um apelo no Dia Mundial da Coluna

Neste Dia Mundial da Coluna, a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) deixa um apelo: não vire as costas à coluna! Cuidar da postura, praticar exercício físico e adotar rotinas saudáveis são medidas simples que podem contrariar o impacto do envelhecimento da coluna da sua qualidade de vida. Cuide de si. A sua saúde depende disso…

Carla Reizinho, Neurocirurgiã na Unidade Local de Saúde Lisboa Ocidental e no Hospital da Luz, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa da Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV)

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Novembro, 2025

Federação Portuguesa de Ciclismo rescinde contrato com a Podium Events por incumprimento

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.

Regional 12 Novembro, 2025

Ponte da Barca: Castelo de Lindoso regista aumento expressivo de visitantes

O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.

Nacional 12 Novembro, 2025

Operação “Portugal Sempre Seguro” detém 46 pessoas em dez dias

A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.

Regional 12 Novembro, 2025

Viana do Castelo: Luís Nobre apela à redução do IVA da eletricidade para iluminação pública

Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.

Regional 12 Novembro, 2025

E-REDES vai limpar faixas de terreno em Vila Nova de Cerveira para prevenir incêndios

A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.

Regional 12 Novembro, 2025

Viana do Castelo avança com obras de reabilitação na Igreja de São Domingos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.

Música 12 Novembro, 2025

Paredes de Coura acolhe mais uma edição do Space Festival

Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.