Muito se tem falado sobre as jornadas Mundiais da Juventude. Críticas veladas, aos 37 milhões gastos para o evento. E a alegria de quem teve a oportunidade de se juntar a milhares de jovens de todos os continentes, que vieram ao nosso país celebrar o espírito do Amor e da solidariedade.
Agora, vejamos, de facto o nosso Estado é laico, e a pergunta que se tem generalizado é se se deveria ou não gastar tanto dinheiro para a concretização destas jornadas?!
Para percebermos isto, e podermos criticar à vontade tínhamos que ser todos um exemplo em termos de gastos públicos.
As Jornadas trazem mais valias económicas a Portugal. É um facto.
Quanto gasta o Governo português só em assessores e assessorias por ano?
Milhões. Quais são as mais valias económicas ?
Quanto gastamos no euro de 2004 só em estádios de futebol?
Mais de 6 mil milhões de euros.
Será que 37 milhões de euros para juntar jovens de todos os continentes num propósito comum de fazer o bem, de ouvirem as mensagens do Papa, de se criarem grupos de apoio e solidariedade, os quais serão uma semente cívica na formação destes jovens que serão o futuro do amanhã, não vale a pena?!
É um facto que o País está muito mal, que há famílias com dificuldades e pessoas a passar fome.
Mas não é pelo valor gasto nas jornadas. Está mal porque somos mal geridos, porque não se prioriza aquilo que realmente é importante, porque se gastou, por exemplo, 6 mil milhões em estádios em 2004 e hoje em dia continuamos sem respostas sociais para crianças com deficiência.
Porque se gasta milhões em assessores e assessorias, que enchem gabinetes do parlamento e ministérios, em vez de fazermos um gestão parcimoniosa dos dinheiros públicos e dar às pessoas aquilo que elas realmente precisam.
E falo de todos.
Quanto gasta o Presidente da República numa qualquer deslocação ( entre assessores, viaturas, segurança, dormidas e refeições) ?
A mesma pergunta faço para o caso do Primeiro ministro, seus Ministros e Secretários de estado.
Andam todos a passear de motorista, e a terem assessores e assessorias pagos com o nosso dinheiro.
Gasta-se milhões de euros nisto e os portugueses fazem vénias a suas excelências que mais não são do que uma cidadão como qualquer um de nós, mas que foi eleito para gerir a coisa pública.
E agora estamos a criticar 37 milhões gastos num evento que está a ter projeção em todas as televisões do mundo?!
À parte outras questões, há aqui um pormenor que não posso deixar de frisar.
Foi com emoção que vi a felicidade dos jovens a partir para estas jornadas.
Vi Amor. Um Amor maior.
E é esse amor dentro dos corações de cada jovem, independentemente da religião, que gostava que fosse ramificado por longos e eternos anos.
Como diz o Papa Francisco “ Quando cai um jovem de certo modo cai a humanidade. Mas também é verdade que, quando um jovem se levanta, é como se o mundo inteiro se levantasse” (…) E para levantar-se, o mundo precisa da vossa força, do vosso entusiasmo, da vossa paixão”.
Seja qual for a religião ou sem religião nenhuma.
Os jovens são o nosso presente e o nosso futuro.
Sejam críticos, mudem o mundo para melhor, sejam respeitosos, acolhedores e integradores das diferenças de todos.
Estas jornadas trouxeram-nos uma visão certa de que no Mundo, os jovens estão atentos, estão cá e a dizerem presente ao futuro, seja qual for a religião.
Quero acreditar que o nosso futuro estará em Boas mãos!
Liliana Silva
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.
A Câmara de Ponte de Lima lançou um concurso público, no valor base de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa e comunitária. O aviso foi publicado em Diário da República e marca mais um passo no que o município considera ser “um novo modelo de resposta social no concelho”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 27.350 euros para a Junta de Freguesia de Mazarefes, garantindo a conclusão do projeto de arquitetura e especialidades da futura Creche de Mazarefes, prevista para acolher 42 crianças.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe, esta quarta-feira, 3 de dezembro, o primeiro Encontro Estudante-Atleta, uma iniciativa que reúne estudantes, técnicos, dirigentes e parceiros para debater os desafios, estratégias e oportunidades da conciliação entre a vida académica e a prática desportiva.
A requalificação do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, prevista desde 2021, está suspensa devido a um processo judicial movido pela empresa que ganhou o concurso público, confirmou o Ministério da Administração Interna (MAI).
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.