Logo
Opinião

OPINIÃO: Jornadas Mundiais da Juventude (e de reflexão)

8 Agosto, 2023 | 17:42
Partilhar
Liliana Silva
2 min. leitura

Muito se tem falado sobre as jornadas Mundiais da Juventude. Críticas veladas, aos 37 milhões gastos para o evento. E a alegria de quem teve a oportunidade de se juntar a milhares de jovens de todos os continentes, que vieram ao nosso país celebrar o espírito do Amor e da solidariedade.

Agora, vejamos, de facto o nosso Estado é laico, e a pergunta que se tem generalizado é se se deveria ou não gastar tanto dinheiro para a concretização destas jornadas?!

Para percebermos isto, e podermos criticar à vontade tínhamos que ser todos um exemplo em termos de gastos públicos.

As Jornadas trazem mais valias económicas a Portugal. É um facto.

Quanto gasta o Governo português só em assessores e assessorias por ano?

Milhões. Quais são as mais valias económicas ?

Quanto gastamos no euro de 2004 só em estádios de futebol?

Mais de 6 mil milhões de euros.

Será que 37 milhões de euros para juntar jovens de todos os continentes num propósito comum de fazer o bem, de ouvirem as mensagens do Papa, de se criarem grupos de apoio e solidariedade, os quais serão uma semente cívica na formação destes jovens que serão o futuro do amanhã, não vale a pena?!

É um facto que o País está muito mal, que há famílias com dificuldades e pessoas a passar fome. 

Mas não é pelo valor gasto nas jornadas. Está mal porque somos mal geridos, porque não se prioriza aquilo que realmente é importante, porque se gastou, por exemplo,  6 mil milhões em estádios em 2004 e hoje em dia continuamos sem respostas sociais para crianças com deficiência.

Porque se gasta milhões em assessores e assessorias, que enchem gabinetes do parlamento e ministérios,  em vez de  fazermos um gestão parcimoniosa dos dinheiros públicos e dar às pessoas aquilo que elas realmente precisam.

E falo de todos. 

Quanto gasta o Presidente da República numa qualquer deslocação ( entre assessores, viaturas, segurança, dormidas e refeições) ?

A mesma pergunta faço para o caso do Primeiro ministro, seus Ministros e Secretários de estado.

Andam todos a passear de motorista, e a terem assessores e assessorias pagos com o nosso dinheiro.

Gasta-se milhões de euros nisto e os portugueses fazem vénias a suas excelências que mais não são do que uma cidadão como qualquer um de nós, mas que foi eleito para gerir a coisa pública.

E agora estamos a criticar 37 milhões gastos num evento que está a ter projeção em todas as televisões do mundo?!

À parte outras questões, há aqui um pormenor que não posso deixar de frisar.

Foi com emoção que vi a felicidade dos jovens a partir para estas jornadas. 

Vi Amor. Um Amor maior. 

E é esse amor dentro dos corações de cada jovem, independentemente da religião, que gostava que fosse ramificado por longos e eternos anos.

Como diz o Papa Francisco “ Quando cai um jovem de certo modo cai a humanidade. Mas também é verdade que, quando um jovem se levanta, é como se o mundo inteiro se levantasse” (…) E para levantar-se, o mundo precisa da vossa força, do vosso entusiasmo, da vossa paixão”.

Seja qual for a religião ou sem religião nenhuma.

Os jovens são o nosso presente e o nosso futuro.

Sejam críticos, mudem o mundo para melhor, sejam respeitosos, acolhedores e integradores das diferenças de todos.

Estas jornadas trouxeram-nos uma visão certa de que no Mundo, os jovens estão atentos, estão cá  e a dizerem presente ao futuro, seja qual for a religião.

Quero acreditar que o nosso futuro estará em Boas mãos!

Liliana Silva

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 6 Setembro, 2025

Gil do Carmo atua a 13 de setembro no Festival Viana Bate Forte em Viana do Castelo

O Festival Viana Bate Forte está de regresso à cidade nos dias 12 e 13 de setembro, trazendo dois dias de música, cultura e animação ao centro histórico de Viana do Castelo. Um dos destaques da programação é o concerto de Gil do Carmo, que sobe ao Palco da República, na Praça da República, no sábado, dia 13, às 21h30.

Desporto 6 Setembro, 2025

Carlos Cunha é o novo selecionador distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) anunciou esta semana a nomeação de Carlos Cunha como selecionador da equipa sénior distrital, que vai disputar a 1.ª Fase Nacional da Taça Regiões – UEFA. Esta competição apura a seleção portuguesa que irá representar o país na fase europeia.

Nacional 6 Setembro, 2025

Portugal regista verão mais quente dos últimos 94 anos

Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.

Regional 6 Setembro, 2025

Vila Nova de Cerveira lança novas peças da coleção “Conta de Cerveira – Joia Municipal”

Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.

Desporto 6 Setembro, 2025

Viana do Castelo avança como cidade piloto no projeto europeu STANDOUT para o desporto outdoor

Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.

Desporto 6 Setembro, 2025

Liga Feminina de futsal arranca com duelo entre campeão Nun’Álvares e vice-campeão Santa Luzia

A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.

Regional 6 Setembro, 2025

Monção avança com requalificação do Centro de Saúde

A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.