Logo
Opinião

OPINIÃO: Jornadas Mundiais da Juventude (e de reflexão)

8 Agosto, 2023 | 17:42
Partilhar
Liliana Silva
2 min. leitura

Muito se tem falado sobre as jornadas Mundiais da Juventude. Críticas veladas, aos 37 milhões gastos para o evento. E a alegria de quem teve a oportunidade de se juntar a milhares de jovens de todos os continentes, que vieram ao nosso país celebrar o espírito do Amor e da solidariedade.

Agora, vejamos, de facto o nosso Estado é laico, e a pergunta que se tem generalizado é se se deveria ou não gastar tanto dinheiro para a concretização destas jornadas?!

Para percebermos isto, e podermos criticar à vontade tínhamos que ser todos um exemplo em termos de gastos públicos.

As Jornadas trazem mais valias económicas a Portugal. É um facto.

Quanto gasta o Governo português só em assessores e assessorias por ano?

Milhões. Quais são as mais valias económicas ?

Quanto gastamos no euro de 2004 só em estádios de futebol?

Mais de 6 mil milhões de euros.

Será que 37 milhões de euros para juntar jovens de todos os continentes num propósito comum de fazer o bem, de ouvirem as mensagens do Papa, de se criarem grupos de apoio e solidariedade, os quais serão uma semente cívica na formação destes jovens que serão o futuro do amanhã, não vale a pena?!

É um facto que o País está muito mal, que há famílias com dificuldades e pessoas a passar fome. 

Mas não é pelo valor gasto nas jornadas. Está mal porque somos mal geridos, porque não se prioriza aquilo que realmente é importante, porque se gastou, por exemplo,  6 mil milhões em estádios em 2004 e hoje em dia continuamos sem respostas sociais para crianças com deficiência.

Porque se gasta milhões em assessores e assessorias, que enchem gabinetes do parlamento e ministérios,  em vez de  fazermos um gestão parcimoniosa dos dinheiros públicos e dar às pessoas aquilo que elas realmente precisam.

E falo de todos. 

Quanto gasta o Presidente da República numa qualquer deslocação ( entre assessores, viaturas, segurança, dormidas e refeições) ?

A mesma pergunta faço para o caso do Primeiro ministro, seus Ministros e Secretários de estado.

Andam todos a passear de motorista, e a terem assessores e assessorias pagos com o nosso dinheiro.

Gasta-se milhões de euros nisto e os portugueses fazem vénias a suas excelências que mais não são do que uma cidadão como qualquer um de nós, mas que foi eleito para gerir a coisa pública.

E agora estamos a criticar 37 milhões gastos num evento que está a ter projeção em todas as televisões do mundo?!

À parte outras questões, há aqui um pormenor que não posso deixar de frisar.

Foi com emoção que vi a felicidade dos jovens a partir para estas jornadas. 

Vi Amor. Um Amor maior. 

E é esse amor dentro dos corações de cada jovem, independentemente da religião, que gostava que fosse ramificado por longos e eternos anos.

Como diz o Papa Francisco “ Quando cai um jovem de certo modo cai a humanidade. Mas também é verdade que, quando um jovem se levanta, é como se o mundo inteiro se levantasse” (…) E para levantar-se, o mundo precisa da vossa força, do vosso entusiasmo, da vossa paixão”.

Seja qual for a religião ou sem religião nenhuma.

Os jovens são o nosso presente e o nosso futuro.

Sejam críticos, mudem o mundo para melhor, sejam respeitosos, acolhedores e integradores das diferenças de todos.

Estas jornadas trouxeram-nos uma visão certa de que no Mundo, os jovens estão atentos, estão cá  e a dizerem presente ao futuro, seja qual for a religião.

Quero acreditar que o nosso futuro estará em Boas mãos!

Liliana Silva

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 10 Dezembro, 2025

Tiago Maciel é o primeiro canoísta vianense a receber estatuto de Esperança Olímpica

O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe mais de 2 milhões de euros na requalificação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.

Regional 10 Dezembro, 2025

Valença reforça apoio ao setor pecuário com investimento de 10 mil euros para 15 explorações locais

A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.

Regional 10 Dezembro, 2025

Monção aprova maior orçamento de sempre para 2026

A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.

Regional 10 Dezembro, 2025

VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho decorrem em Valença

Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.

Desporto 9 Dezembro, 2025

Sporting mostra personalidade na Baviera mas sai derrotado pelo Bayern na Liga dos Campeões

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra Natal com comércio local e espaços temáticos

Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.