“No futebol, em primeiro lugar, dever-se-ia educar a pessoa como pessoa e não como futebolista.”

“No futebol, em primeiro lugar, dever-se-ia educar a pessoa como pessoa e não como futebolista.”
Johan Cruyff
No términus de mais uma época desportiva, urge alertar, todos os intervenientes, que a prática desportiva vai muito para além do mero exercício físico.
Mais importante do que as ideias de jogo ou métodos de treino, são ou deveriam ser, os valores humanos. Perante alguns exemplos, demasiados até, observados semanalmente, onde prevalece a deterioração de valores nos comportamentos, da maioria dos intervenientes, vulgo agentes desportivos, reveste-se de vital importância a análise desta temática.
Converge-se para a ideia de que tudo vale para chegar ao sucesso, onde, competir é ganhar a todo custo e qualquer custo. A agressividade atinge patamares de grande preocupação, nomeadamente, nos escalões mais jovens. Nos últimos tempos, a violência verbal, agravou-se de tal forma que passou para a violência física. Em Espanha, na Alemanha, em Portugal, registaram-se um sem número de casos, que foram devidamente noticiados na comunicação social, cada vez mais ávida e necessitada deste tipo de notícias.
“O desenvolvimento, incluindo o desenvolvimento do futebol, depende também da dimensão cultural e ética dos seus agentes e não pode reduzir-se a um projeto meramente desportivo.”
José Mourinho
Sendo transversal a todos os desportos, a violência, assume no futebol contornos preocupantes. Todos os fins de semanas recebemos relatos de agressões a árbitros, jogadores, adeptos, etc., resultantes, na sua maioria, do lema “tudo vale para ganhar”. Assume ainda uma maior gravidade, que seja nos jogos de escalões de formação que se verifiquem a maioria destes casos. Infelizmente, os pais, treinadores e diretores, sem qualquer compreensão pedagógica daquilo que é o desporto, são, na sua maioria, os principais causadores destas situações.
Será que as qualidades futebolísticas estão dissociadas das qualidades humanas? Pensarão os pais, treinadores e diretores que um jovem bem formado, educado, e com bom carácter não poderá, simultaneamente, ser um atleta de excelência?
Ao contrário do que se possa pensar, a grande mudança comportamental não é ao “nível do relvado”. É nas bancadas e, por vezes, no banco de suplentes, que se verifica o principal foco de dispersão e agressividade. Basta passar uma manhã, num recinto desportivo, para rapidamente nos apercebermos da quantidade de atitudes inacreditáveis daqueles que deveriam ser o exemplo para os seus educandos. Desde chamadas de atenção constantes para os filhos, agressões verbais para árbitros e adversários, tudo ou quase tudo pode acontecer.
Entender que é necessário, haver policiamento em jogos de sub14 (iniciados), é, na minha opinião, atingir um limite inaceitável e inimaginável.
Não é difícil perceber onde está a raiz do problema. Na realidade e até pelas posições que ocupam, uns podem ser mais culpados que outros, no entanto, considero que todos somos culpados.
A solução passará por cada vez mais, se promover e defender as Lideranças Éticas. Quem está à frente de um projeto desportivo, seja qual for a função, deverá sempre fazer prevalecer a liderança ética, ou seja, ensinar a criança ou jovem atleta a saber ganhar e perder, sobretudo a saber perder, momento mais delicado da competição.
Como chamada de atenção aos formadores/treinadores: nunca coloquem o resultado acima de qualquer processo. A Ética e os Valores no desporto devem ser ensinados e valorizados. Urge uma mudança radical na nossa cultura desportiva. Reeduquemos, portanto, todos os intervenientes no fenómeno desportivo nacional, principalmente pais e dirigentes, que por norma, são aqueles que têm menos formação desportiva.
Paulo Gomes
A Câmara Municipal de Valença vai transferir cerca de 1,4 milhões de euros para as 11 juntas de freguesia do concelho ao longo de 2026, no âmbito do Acordo de Apoio ao Investimento nas Freguesias, recentemente formalizado entre o município e os autarcas locais.
Vila Nova de Cerveira recebe, entre os dias 24 e 28 de junho, a 22.ª edição do Festival Dancerveira, iniciativa promovida pela ADEIXA – Associação de Dança do Eixo Ibérico Atlântico, com o apoio do Município cerveirense. O evento volta a afirmar-se como uma das principais referências da dança na região, reunindo participantes de Portugal, Espanha e Brasil num programa que alia formação, espetáculo e intercâmbio cultural.
A Seleção Nacional conquistou esta terça-feira a primeira vitória no Campeonato do Mundo de 2026, ao derrotar o Uzbequistão por expressivos 5-0, em encontro da segunda jornada do Grupo K disputado em Houston, nos Estados Unidos.
O deputado à Assembleia da República e vereador na Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, formalizou a candidatura à presidência da Comissão Política Distrital de Viana do Castelo do CHEGA, apresentando uma lista que reúne cerca de uma centena de militantes dos dez concelhos do distrito.
Um homem de 49 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na Meadela, em Viana do Castelo, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
A 12.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras arrancou esta semana em Viana do Castelo, reunindo 20 participantes de cinco países e assinalando um novo recorde de procura, com mais de uma centena de candidaturas recebidas provenientes de 11 países e 14 nacionalidades.
Luís Nobre foi eleito presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Viana do Castelo, ao obter 92,5% dos votos nas eleições internas realizadas no passado dia 19 de junho.