“No futebol, em primeiro lugar, dever-se-ia educar a pessoa como pessoa e não como futebolista.”

“No futebol, em primeiro lugar, dever-se-ia educar a pessoa como pessoa e não como futebolista.”
Johan Cruyff
No términus de mais uma época desportiva, urge alertar, todos os intervenientes, que a prática desportiva vai muito para além do mero exercício físico.
Mais importante do que as ideias de jogo ou métodos de treino, são ou deveriam ser, os valores humanos. Perante alguns exemplos, demasiados até, observados semanalmente, onde prevalece a deterioração de valores nos comportamentos, da maioria dos intervenientes, vulgo agentes desportivos, reveste-se de vital importância a análise desta temática.
Converge-se para a ideia de que tudo vale para chegar ao sucesso, onde, competir é ganhar a todo custo e qualquer custo. A agressividade atinge patamares de grande preocupação, nomeadamente, nos escalões mais jovens. Nos últimos tempos, a violência verbal, agravou-se de tal forma que passou para a violência física. Em Espanha, na Alemanha, em Portugal, registaram-se um sem número de casos, que foram devidamente noticiados na comunicação social, cada vez mais ávida e necessitada deste tipo de notícias.
“O desenvolvimento, incluindo o desenvolvimento do futebol, depende também da dimensão cultural e ética dos seus agentes e não pode reduzir-se a um projeto meramente desportivo.”
José Mourinho
Sendo transversal a todos os desportos, a violência, assume no futebol contornos preocupantes. Todos os fins de semanas recebemos relatos de agressões a árbitros, jogadores, adeptos, etc., resultantes, na sua maioria, do lema “tudo vale para ganhar”. Assume ainda uma maior gravidade, que seja nos jogos de escalões de formação que se verifiquem a maioria destes casos. Infelizmente, os pais, treinadores e diretores, sem qualquer compreensão pedagógica daquilo que é o desporto, são, na sua maioria, os principais causadores destas situações.
Será que as qualidades futebolísticas estão dissociadas das qualidades humanas? Pensarão os pais, treinadores e diretores que um jovem bem formado, educado, e com bom carácter não poderá, simultaneamente, ser um atleta de excelência?
Ao contrário do que se possa pensar, a grande mudança comportamental não é ao “nível do relvado”. É nas bancadas e, por vezes, no banco de suplentes, que se verifica o principal foco de dispersão e agressividade. Basta passar uma manhã, num recinto desportivo, para rapidamente nos apercebermos da quantidade de atitudes inacreditáveis daqueles que deveriam ser o exemplo para os seus educandos. Desde chamadas de atenção constantes para os filhos, agressões verbais para árbitros e adversários, tudo ou quase tudo pode acontecer.
Entender que é necessário, haver policiamento em jogos de sub14 (iniciados), é, na minha opinião, atingir um limite inaceitável e inimaginável.
Não é difícil perceber onde está a raiz do problema. Na realidade e até pelas posições que ocupam, uns podem ser mais culpados que outros, no entanto, considero que todos somos culpados.
A solução passará por cada vez mais, se promover e defender as Lideranças Éticas. Quem está à frente de um projeto desportivo, seja qual for a função, deverá sempre fazer prevalecer a liderança ética, ou seja, ensinar a criança ou jovem atleta a saber ganhar e perder, sobretudo a saber perder, momento mais delicado da competição.
Como chamada de atenção aos formadores/treinadores: nunca coloquem o resultado acima de qualquer processo. A Ética e os Valores no desporto devem ser ensinados e valorizados. Urge uma mudança radical na nossa cultura desportiva. Reeduquemos, portanto, todos os intervenientes no fenómeno desportivo nacional, principalmente pais e dirigentes, que por norma, são aqueles que têm menos formação desportiva.
Paulo Gomes
Viana do Castelo voltou a afirmar-se como palco de referência para o futsal de formação com a realização do Santa Luzia Futsal Cup 2026, que decorreu ao longo do fim de semana e reuniu 48 equipas de 22 clubes provenientes de Portugal, Espanha e França.
O Auto da Floripes representou Viana do Castelo na XVIII edição do Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI), que decorreu no passado dia 20 de junho, em Oviedo, nas Astúrias, naquela que foi a primeira vez que o certame se realizou fora de Portugal.
Cada vez mais pessoas referem sentir desconforto após a ingestão de determinados alimentos. Expressões como “sou intolerante” ou “tenho alergia alimentar” tornaram-se frequentes, mas estes dois conceitos não significam o mesmo e importa compreender as diferenças.
O Lidl Portugal lançou o saco solidário "Pa-tudo", uma iniciativa que alia sustentabilidade e apoio à causa animal, permitindo contribuir diretamente para o trabalho desenvolvido por 54 associações de proteção animal distribuídas pelos 18 distritos de Portugal Continental.
Viana do Castelo vai acolher, entre 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que integra cerimónias militares, exposições, concertos, atividades desportivas, ações de proximidade e demonstrações aéreas.
A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo vai promover, no próximo dia 17 de julho, mais uma edição do Passeio Cicloturístico “Viana à Noite – Crédito Agrícola do Noroeste”, uma iniciativa que se tornou uma referência no calendário de verão do concelho de Viana do Castelo.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira viu aprovada uma candidatura ao Programa Operacional MAR 2030 destinada ao combate e gestão da espécie aquática invasora Egeria densa, presente no estuário do rio Minho e considerada uma ameaça crescente para os ecossistemas locais.