Logo
Opinião

OPINIÃO: Fim do verão. Regresso a casa?

3 Outubro, 2023 | 11:20
Partilhar
Duarte Martins
2 min. leitura

Cada vez que prestamos atenção às notícias, não há forma de não nos assustarmos! São as taxas de juro a subir, são as rendas a aumentar, o combustível que não para de aumentar e nem o IVA zero em alguns alimentos é capaz de salvar o “dia” quando vamos ao supermercado. 

A gravidade da situação vai muito além dos nossos simples conhecimentos de economia ou finanças, até porque o dia a dia do comum dos mortais se resume a coisas básicas nesta matéria. 

Agora que o verão chega ao fim e, por natureza, a época alta de turismo em Portugal, o que será que vai acontecer nos próximos meses? Falta pouco para o final do ano, outra época de gastos mas que certamente será bem mais limitada do que foi no ano passado, por isso acredito que os próximos meses vamos assistir a um novo “confinamento” dos portugueses. Não porque a Covid-19 volte a assombrar as famílias, mas porque a falta de capacidade financeira, ou melhor, a falta de dinheiro obrigue a economia portuguesa a estagnar! Os entendidos na matéria até podem dizer que estou a exagerar ou os mais céticos dizerem que isto não passa de mau agoiro! Veremos!

Não digo isto com satisfação alguma! Muito pelo contrário! E, todos sabemos que são poucos os portugueses que efetivamente têm dinheiro nesta altura para gastar, e quem o tem, até o faz de forma mais cautelosa pois terá também outras obrigações a cumprir. 

O verão mexe a economia. Há eventos, festivais, festas e romarias que “obrigam” as pessoas a sair de casa, mas sabemos que o outono/inverno são épocas mais calmas e, consequentemente, os portugueses ficam mais em casa. Agora, se associarmos a isso o estado do nosso país, em que 10 euro de combustível não dá para nada, inevitavelmente os portugueses vão ficar mais em casa. 

No Alto Minho, valha-nos a proximidade à Galiza. Sempre se atesta o carro e ainda se adquirem alguns produtos alimentares, por exemplo, mais baratos que em Portugal. Embora defensor de gastarmos no nosso país, há coisas que não há como contestar e se lá é mais barato e dá para poupar, quem serei eu para julgar!

Espera-se que 2024 possa aliviar a pressão nas carteiras, mas há males que dificilmente dependem só do contexto europeu. A crise da habitação em Portugal é no mínimo absurda! Os preços das rendas são exorbitantes e deixam as famílias sem margem para mais. Por que razão se deixou de construir em Portugal? Por que razão se deixou de apostar em construções a custos controlados? Deixou de haver apoios para isso? Deixou de haver interesse? Ter casa é uma necessidade básica para qualquer pessoa, em qualquer idade! Se um jovem que começa a sua vida adulta não tem hipótese de ter a sua própria casa, vai estar limitado! São necessárias soluções imediatas nesta matéria! Aliás, é urgente mesmo!

Portugal precisa de tantas soluções que só de pensar em algumas percebo que teria matéria para muito mais artigo! Deixarei para outra altura e só desejo que o outono não nos pare a todos! Força portugueses!

Duarte Martins.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 21 Dezembro, 2025

SC Vianense deixa escapar vantagem e perde em Ponte de Lima

O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Valenciano segura liderança na Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Távora perde mas mantém a liderança da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.

Regional 21 Dezembro, 2025

Dois corpos dão à costa em Moledo e Afife

Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.

Regional 21 Dezembro, 2025

Viana TV celebra Natal com programa especial em direto da Praça da República

Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 regressa ao Algarve em 2027 e 2028

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Guarda redes Lelê assina golo decisivo e completa reviravolta do Santa Luzia em Penafiel

O Santa Luzia FC venceu o FC Águias de Santa Marta por 3-2, este sábado, em jogo da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel, num encontro marcado por emoção até ao último minuto. A guarda redes Lelê marcou o golo da vitória das vianenses, a dois minutos do final da partida.