O fígado é um dos órgãos mais incríveis do corpo humano tal como Pablo Neruda destaca na sua Ode ao Fígado: “Enquanto o coração ressoa e atrai a música do bandolim, lá dentro, tu filtras e repartes, tu separas e divides, tu multiplicas e lubrificas, tu levantas e reúnes os fios e as ervas da vida, o destilado final, as essências íntimas.”
Mas quando a gordura se acumula em excesso neste órgão vital, estamos perante uma condição chamada esteatose hepática – mais conhecida como fígado gordo.
O que causa o fígado gordo?
Existem várias causas possíveis, mas as mais comuns são:
Todos estes fatores contribuem para a resistência à insulina e a inflamação crónica, criando o cenário ideal para o fígado começar a acumular gordura. Estima-se que entre 70 a 90% das pessoas obesas desenvolvam esta doença.
Como se diagnostica?
A esteatose hepática é assintomática. Muitas vezes é descoberta por acaso, através de análises de sangue ou numa ecografia abdominal – o exame mais usado para o diagnóstico.
O fígado gordo é silencioso. Muitas vezes é descoberto por acaso, numa ecografia abdominal. Pode estar associado a alterações nas análises do fígado.
Devo preocupar-me?
Sim. O fígado gordo é um sinal de desequilíbrio metabólico. Está associado a:
A fibrose pode ser avaliada de modo simples com a realização de exames como a elastografia hepática transitória (ou Fibroscan®).
Embora apenas 5 a 10% dos casos evoluam para cirrose hepática, a elevada prevalência da doença (30% da população!) faz com que o impacto seja grande a nível de saúde pública.
Como posso prevenir ou reverter a situação?
Aqui está a boa notícia: o fígado gordo é reversível na maioria dos casos com mudanças simples no estilo de vida.
5 passos para um fígado mais saudável:
Um problema sério, mas com solução
O fígado gordo é um alerta silencioso, mas que não deve ser ignorado. Está nas nossas mãos prevenir complicações e melhorar a saúde do nosso corpo. Pequenas escolhas diárias fazem toda a diferença.
O Mês da Saúde Digestiva é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.
Joana Nunes, Gastrenterologista e Hepatologista no Hospital da Luz, membro da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.
Viana do Castelo vai ser o palco do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza nos dias 13 e 14 de dezembro, num ano marcado pela eleição dos novos órgãos sociais da associação.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em nome de todo o executivo municipal, manifestou publicamente a sua profunda solidariedade para com as vítimas, famílias e amigos afetados pela tragédia ocorrida com o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.
Os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acabam de lançar o SASocial – Alojamento Privado, uma nova plataforma digital que promete fortalecer ainda mais a rede de alojamento da instituição e facilitar a ligação entre proprietários de imóveis e a comunidade académica.
O Governo vai apoiar financeiramente as populações e atividades económicas dos territórios afetados pelos grandes incêndios que deflagraram entre 26 de julho e 27 de agosto de 2025. No distrito de Viana do Castelo, foram incluídas freguesias dos concelhos de Arcos de Valdevez, Monção, Ponte da Barca e Ponte de Lima.
Viana do Castelo prepara-se para receber uma das artistas mais marcantes da nova geração da música portuguesa. A Garota Não sobe ao Palco da Liberdade, na Praça da Liberdade, no sábado, 13 de setembro, às 22h30, no âmbito do Festival Viana Bate Forte.
O GCR Nun’Álvares e o Sporting CP venceram, esta quarta-feira, as Supertaças de Futsal PLACARD 2025, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, na abertura oficial da nova época.
A Seleção Nacional de Basquetebol garantiu na terça-feira a passagem aos oitavos de final do EuroBasket 2025, após uma vitória histórica sobre a Estónia por 68-65, em Tallinn.