O fígado é um dos órgãos mais incríveis do corpo humano tal como Pablo Neruda destaca na sua Ode ao Fígado: “Enquanto o coração ressoa e atrai a música do bandolim, lá dentro, tu filtras e repartes, tu separas e divides, tu multiplicas e lubrificas, tu levantas e reúnes os fios e as ervas da vida, o destilado final, as essências íntimas.”
Mas quando a gordura se acumula em excesso neste órgão vital, estamos perante uma condição chamada esteatose hepática – mais conhecida como fígado gordo.
O que causa o fígado gordo?
Existem várias causas possíveis, mas as mais comuns são:
Todos estes fatores contribuem para a resistência à insulina e a inflamação crónica, criando o cenário ideal para o fígado começar a acumular gordura. Estima-se que entre 70 a 90% das pessoas obesas desenvolvam esta doença.
Como se diagnostica?
A esteatose hepática é assintomática. Muitas vezes é descoberta por acaso, através de análises de sangue ou numa ecografia abdominal – o exame mais usado para o diagnóstico.
O fígado gordo é silencioso. Muitas vezes é descoberto por acaso, numa ecografia abdominal. Pode estar associado a alterações nas análises do fígado.
Devo preocupar-me?
Sim. O fígado gordo é um sinal de desequilíbrio metabólico. Está associado a:
A fibrose pode ser avaliada de modo simples com a realização de exames como a elastografia hepática transitória (ou Fibroscan®).
Embora apenas 5 a 10% dos casos evoluam para cirrose hepática, a elevada prevalência da doença (30% da população!) faz com que o impacto seja grande a nível de saúde pública.
Como posso prevenir ou reverter a situação?
Aqui está a boa notícia: o fígado gordo é reversível na maioria dos casos com mudanças simples no estilo de vida.
5 passos para um fígado mais saudável:
Um problema sério, mas com solução
O fígado gordo é um alerta silencioso, mas que não deve ser ignorado. Está nas nossas mãos prevenir complicações e melhorar a saúde do nosso corpo. Pequenas escolhas diárias fazem toda a diferença.
O Mês da Saúde Digestiva é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.
Joana Nunes, Gastrenterologista e Hepatologista no Hospital da Luz, membro da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.
Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. O termo tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será palco este sábado, às 17h00, de um dos jogos mais aguardados da 9.ª jornada da Liga Feminina Placard, com o Santa Luzia FC a receber o SL Benfica. A partida terá transmissão em direto no Canal 11.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo esclareceu hoje dúvidas sobre o acesso do público e da comunicação social às reuniões do órgão municipal, após declarações recentes do vereador eleito pelo CHEGA, Eduardo Teixeira.
Três nomes históricos da Associação de Futebol de Viana do Castelo foram homenageados numa cerimónia marcada pela emoção e gratidão. Jorge Sárria, antigo presidente da AFVC, e Fernando Costa Lima e Gomes Ribeiro receberam distinções especiais pelo contributo de uma vida dedicada à causa associativa.
Docentes e estudantes do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) estiveram esta sexta-feira em várias escolas do Alto Minho para promover a literacia financeira junto de jovens do ensino básico e secundário.
O Município de Caminha reforçou a sua aposta na gestão sustentável de resíduos com a aquisição de uma nova viatura elétrica dedicada à recolha de biorresíduos, num investimento de 68 mil euros (acrescido de IVA). Esta aquisição surge no âmbito do programa RecolhaBio, do Fundo Ambiental, ao qual o município apresentou uma candidatura bem-sucedida.
A ACCIONA foi adjudicada com a operação e manutenção de doze estações de tratamento de águas residuais (ETAR) no Alto Minho Interior, num contrato de 11,78 milhões de euros com duração de sete anos, com possibilidade de prorrogação por mais três.