Logo
Opinião

OPINIÃO: Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o Cordão Umbilical

24 Novembro, 2024 | 15:19
Partilhar
Andreia Gomes
2 min. leitura

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é caraterizada pela obstrução e/ou bloqueio persistente das vias aéreas. Esta obstrução pode ocorrer através de um enfisema, de bronquite crónica ou de ambos causando dificuldade respiratória. A obstrução brônquica pode ser irreversível ou parcialmente reversível através de tratamento.Andreia Gomes - Diretora Técnica e de Investigação e Desenvolvimento e Inovação da BebéVida

Esta doença tem como causas a poluição aérea, infeções respiratórias na infância e fatores genéticos. A causa mais comum é o consumo de tabaco uma vez que o fumo estimula a produção de muco e a obstrução da via aérea.

O tratamento passa pelo uso de broncodilatadores, oxigénio, fisioterapia respiratórios, entre outros. Apesar de ter tratamento, a DPOC é ainda uma das principais causas de diminuição da qualidade de vida e de mortalidade a nível mundial. Devido à exposição contínua aos fatores de risco e ao envelhecimento populacional, está previsto um aumento do impacto da DPOC nas próximas décadas.

Tudo isto conta para que sejam estudadas novas formas de combate à DPOC e que permita a reversão da doença. Neste sentido, já se contam com várias investigações pré-clínicas e clínicas realizadas ao longo dos anos, para perceber o papel das células estaminais do cordão umbilical como agente terapêutico na DPOC. Em 2023, um destes estudos pré-clínicos  demonstrou que a infusão de células estaminais de cordão umbilical foi capaz de diminuir eficazmente o enfisema pulmonar, a alterar o perfil inflamatório, o que pode ser justificado pela capacidade imunomodulatória das células estaminais, associada à capacidade de “homing” destas células (capacidade de migrarem para os locais lesionados e com inflamação).

Estes estudos têm apresentado resultados promissores o que fez com que se avançasse para a fase dos ensaios clínicos. Um exemplo, é o ensaio clínico que foi conduzido por Le Thi Bich et al, em que 20 doentes com DPOC foram tratados com uma infusão de células estaminais mesenquimais de tecido de cordão umbilical. Após 6 meses, os autores observaram que a incidência de DPOC, o score “Modified Medical Research Council” e o número de agravamentos foram significativamente menores nos pacientes submetidos ao transplante de células estaminais de cordão umbilical do que nos pacientes que não o fizeram. Para além disso, nenhuma toxicidade ou efeitos adversos relacionados com a infusão das células ocorreu durante o processo de administração e de “follow-up”.

De facto, o interesse dos efeitos benéficos das células estaminais do cordão umbilical na DPOC ainda continua bastante presente na atualidade. Para além de todas as investigações realizadas até agora, atualmente, na China, Vietname, Antigua e Barbuda, decorrem 3 ensaios clínicos que avaliam os efeitos das células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical no tratamento da DPOC. Isto demonstra que o papel das células estaminais do tecido do cordão umbilical na DPOC é pertinente e é importante continuar a avaliar e estudar os seus efeitos para que se consiga traduzir, no futuro, um potencial tratamento.

Assim podemos concluir que todas as linhas de investigação, pré-clínica e clínica, sugerem que as células estaminais mesenquimais provenientes do tecido do cordão umbilical podem vir a ser um método de tratamento seguro e eficaz para a DPOC moderada a grave, acentuando cada vez mais a sua importância e relevância clínica.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Abril, 2025

Estaleiros de Viana do Castelo com carteira de encomendas “sólida” para os próximos anos

O ‘chairman’da Martifer, Carlos Martins, disse que o futuro dos estaleiros de Viana do Castelo “é promissor”, por ter uma carteira de encomendas “sólida” para os próximos anos, empregando 1 200 trabalhadores.

Regional 1 Abril, 2025

Vila Nova de Cerveira com centro multimédia e tecnologia de acesso livre

Vila Nova de Cerveira vai ter, a partir de sexta-feira, um centro multimédia de tecnologia e lazer de acesso livre destinado aos jovens da eurocidade Cerveira – Tomiño.

Regional 1 Abril, 2025

Politécnico de Viana do Castelo reforça bolsa para estudantes adquirirem material pedagógico

Para apoiar estudantes com maiores dificuldades económicas, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reforça o seu conjunto de bolsas e apoios. Com candidaturas abertas até 30 de maio, os alunos do IPVC podem concorrer à Bolsa de Apoio à Aquisição de Material Pedagógico, integrada no projeto Com.Sigo+, cofinanciado pelo PRR.

Regional 1 Abril, 2025

Câmara de Monção vai comprar cinco autocarros elétricos

A Câmara de Monção vai comprar, por mais de dois milhões de euros, cinco autocarros elétricos e três postos de carregamento, numa iniciativa financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 1 Abril, 2025

Aquamuseu do Rio Minho propõe quatro tardes de aprendizagem divertida

Com as férias escolares da Páscoa a aproximarem-se, o Aquamuseu do Rio Minho apresenta uns dias marcados por atividades lúdico-pedagógica. De 14 a 17 de abril, no período da tarde, a sugestão aborda a temática "O Revestimento dos Animais", sendo dirigida a crianças com idades entre os 7 e os 13 anos. Inscrições já estão a decorrer.

Regional 1 Abril, 2025

Estaleiros de Viana do Castelo iniciam construção de seis Navios Patrulha Oceânicos

No âmbito do contrato para a construção de seis navios patrulha oceânicos (NPO) da 3.ª Série, realizou-se, na segunda-feira, 31 de março, nos estaleiros West Sea, em Viana do Castelo, a cerimónia do corte da primeira peça, que marca o início da construção do primeiro navio.

Regional 1 Abril, 2025

Viana do Castelo: Bar Républica vai fechar para dar lugar a um Hostel para Animais

O Bar Républica, um dos principais locais de diversão noturna de Viana do Castelo, vai fechar, após 14 anos de portas abertas no Centro histórico da capital do Alto Minho, para dar lugar ao 1º Hostel para Animais. Ricardo Camelo, proprietário do bar localizado na Praça da Erva, confirmou esta informação à Viana TV.