Logo
Opinião

OPINIÃO: “Cronicando” em palavras

1 Agosto, 2024 | 11:55
Partilhar
Ana Ribeiro
1 min. leitura

Há hábitos antigos arrastados pela juventude, talvez não pelo tempo que, irremediável e felizmente, vai passando, mas pela jovialidade da experiência do viver...

Aquelas palavras que lançamos em papel, amarelecido pelo tempo, esquecido ali e acolá, de tão arrumadinho que foi…
As páginas que foram sendo criadas, acompanhando os novos tempos, sem saber bem como, na ingénua busca da coragem da partilha das palavras que, juntas, formavam textos com sonoridade de poesia, libertadores de emoções e expressões simples de momentos…
Quem já experimentou pegar numa caneta e papel, fechar os olhos para, logo de seguida, dar azo à liberdade da escrita, entenderá o que quero dizer…
É um mundo fantástico, porque além da realidade, do visível, podemos transmitir ao mundo a fantasia, a imaginação e o ser criativo que nos permite ser muito além de um corpo.
A magia de nos envolvermos com a essência da palavra que nos transporta para além do aqui e agora, é o eternizar de histórias que nos avivam memórias ou arrastam suavemente para outros tempos, por vezes com cheiros, sensações promovidas pela intimidade atrevida da forma como se escreve…
Há o outro lado, aquele que nos leva a enfrentar a nossa humanidade quando, de forma ténue, escorre uma lágrima e, de soslaio, limpamos com a ponta do dedo o canto do olho… Se estamos na rua, procuramos avidamente os óculos de Sol como disfarce do sentir!…
Ahhh!! Humanos!!…
Tantas vezes não sei se ria ou chore pelos cantos dos pensamentos que surgem, como o imediato reflexo do que os olhos vêem e o corpo reage pela energia que circula.
E é pelas palavras escritas que, quem escreve por apelo de alma, se consegue ler a si mesma, ano após ano. E um dia, ao encontrar palavras gastas pelo tempo em um qualquer caderno, faz aquela pergunta: “De que forma evoluí?” ou “Como cheguei até aqui?”
E sorrio pelo canto do lábio, lançando um olhar  perdido ao horizonte, como que à procura de respostas, nem sempre fáceis de encontrar.
Por isso, escrevo da melhor forma que sei… Com alma…
Ana Ribeiro, Presidente da Associação de Transplantados de Portugal

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 28 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara a maior passagem de ano do norte de Portugal

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Valenciano e Ponte da Barca assumem liderança na Primeira Divisão AF Viana do Castelo

A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.

Desporto 28 Dezembro, 2025

AFVC: Távora fecha 2025 no topo da tabela classificativa da 2ª Divisão Distrital

A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Mónica Silva faz história com quarto triunfo consecutivo na São Silvestre de Viana do Castelo

A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.

Internacional 28 Dezembro, 2025

Morreu Brigitte Bardot, ícone do cinema francês

A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.

Regional 28 Dezembro, 2025

Lourear a Pevide 2025 reforça Ponte de Lima como referência da enogastronomia regional

A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.

Regional 28 Dezembro, 2025

Valença celebra a chegada de 2026 no Jardim Municipal

Valença vai receber 2026 com uma grande festa no Jardim Municipal, no próximo dia 31 de dezembro. A iniciativa “Valença – Olá 2026” terá música ao vivo, DJs e um espetáculo de fogo de artifício, oferecendo uma noite de convívio e animação para a população e visitantes.