Logo
Opinião

OPINIÃO: “Cronicando” em palavras

1 Agosto, 2024 | 11:55
Partilhar
Ana Ribeiro
1 min. leitura

Há hábitos antigos arrastados pela juventude, talvez não pelo tempo que, irremediável e felizmente, vai passando, mas pela jovialidade da experiência do viver...

Aquelas palavras que lançamos em papel, amarelecido pelo tempo, esquecido ali e acolá, de tão arrumadinho que foi…
As páginas que foram sendo criadas, acompanhando os novos tempos, sem saber bem como, na ingénua busca da coragem da partilha das palavras que, juntas, formavam textos com sonoridade de poesia, libertadores de emoções e expressões simples de momentos…
Quem já experimentou pegar numa caneta e papel, fechar os olhos para, logo de seguida, dar azo à liberdade da escrita, entenderá o que quero dizer…
É um mundo fantástico, porque além da realidade, do visível, podemos transmitir ao mundo a fantasia, a imaginação e o ser criativo que nos permite ser muito além de um corpo.
A magia de nos envolvermos com a essência da palavra que nos transporta para além do aqui e agora, é o eternizar de histórias que nos avivam memórias ou arrastam suavemente para outros tempos, por vezes com cheiros, sensações promovidas pela intimidade atrevida da forma como se escreve…
Há o outro lado, aquele que nos leva a enfrentar a nossa humanidade quando, de forma ténue, escorre uma lágrima e, de soslaio, limpamos com a ponta do dedo o canto do olho… Se estamos na rua, procuramos avidamente os óculos de Sol como disfarce do sentir!…
Ahhh!! Humanos!!…
Tantas vezes não sei se ria ou chore pelos cantos dos pensamentos que surgem, como o imediato reflexo do que os olhos vêem e o corpo reage pela energia que circula.
E é pelas palavras escritas que, quem escreve por apelo de alma, se consegue ler a si mesma, ano após ano. E um dia, ao encontrar palavras gastas pelo tempo em um qualquer caderno, faz aquela pergunta: “De que forma evoluí?” ou “Como cheguei até aqui?”
E sorrio pelo canto do lábio, lançando um olhar  perdido ao horizonte, como que à procura de respostas, nem sempre fáceis de encontrar.
Por isso, escrevo da melhor forma que sei… Com alma…
Ana Ribeiro, Presidente da Associação de Transplantados de Portugal

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 14 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo lança workshops gratuitos de cibersegurança para empresas do Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.

Regional 14 Janeiro, 2026

Escolas da Meadela e São João Bosco levam tradição à Câmara de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.

Cultura 14 Janeiro, 2026

VII Encontro de Reis juntou tradição e comunidade em Ponte da Barca

A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.

Regional 14 Janeiro, 2026

Sacerdote de Viana do Castelo defende tese de doutoramento em Roma

O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.

Cultura 14 Janeiro, 2026

Exposição fotográfica de Rosalina Santos chega a Ponte da Barca

Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.

Música 14 Janeiro, 2026

Jazz contemporâneo regressa ao Cine Teatro João Verde com DUK

O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.

Regional 14 Janeiro, 2026

Ponte de Lima certifica primeiros restaurantes para servir Arroz de Sarrabulho como Especialidade Tradicional Garantida

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.