Logo
Opinião

OPINIÃO: “Cronicando” em palavras

1 Agosto, 2024 | 11:55
Partilhar
Ana Ribeiro
1 min. leitura

Há hábitos antigos arrastados pela juventude, talvez não pelo tempo que, irremediável e felizmente, vai passando, mas pela jovialidade da experiência do viver...

Aquelas palavras que lançamos em papel, amarelecido pelo tempo, esquecido ali e acolá, de tão arrumadinho que foi…
As páginas que foram sendo criadas, acompanhando os novos tempos, sem saber bem como, na ingénua busca da coragem da partilha das palavras que, juntas, formavam textos com sonoridade de poesia, libertadores de emoções e expressões simples de momentos…
Quem já experimentou pegar numa caneta e papel, fechar os olhos para, logo de seguida, dar azo à liberdade da escrita, entenderá o que quero dizer…
É um mundo fantástico, porque além da realidade, do visível, podemos transmitir ao mundo a fantasia, a imaginação e o ser criativo que nos permite ser muito além de um corpo.
A magia de nos envolvermos com a essência da palavra que nos transporta para além do aqui e agora, é o eternizar de histórias que nos avivam memórias ou arrastam suavemente para outros tempos, por vezes com cheiros, sensações promovidas pela intimidade atrevida da forma como se escreve…
Há o outro lado, aquele que nos leva a enfrentar a nossa humanidade quando, de forma ténue, escorre uma lágrima e, de soslaio, limpamos com a ponta do dedo o canto do olho… Se estamos na rua, procuramos avidamente os óculos de Sol como disfarce do sentir!…
Ahhh!! Humanos!!…
Tantas vezes não sei se ria ou chore pelos cantos dos pensamentos que surgem, como o imediato reflexo do que os olhos vêem e o corpo reage pela energia que circula.
E é pelas palavras escritas que, quem escreve por apelo de alma, se consegue ler a si mesma, ano após ano. E um dia, ao encontrar palavras gastas pelo tempo em um qualquer caderno, faz aquela pergunta: “De que forma evoluí?” ou “Como cheguei até aqui?”
E sorrio pelo canto do lábio, lançando um olhar  perdido ao horizonte, como que à procura de respostas, nem sempre fáceis de encontrar.
Por isso, escrevo da melhor forma que sei… Com alma…
Ana Ribeiro, Presidente da Associação de Transplantados de Portugal

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe primeira Assembleia Intermunicipal da AMPV após eleições

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Porto de Viana do Castelo vai expandir para apoiar descarbonização naval

O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Internacional 17 Dezembro, 2025

Caminha, A Guarda e O Rosal avançam com Eurocidade da Foz do Minho

Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.

Regional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça articulação com freguesias na área da Coesão Social

A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Salário mínimo vai subir para 920 euros em 2026

O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.