Logo
Opinião

OPINIÃO: “Cronicando” em palavras

1 Agosto, 2024 | 11:55
Partilhar
Ana Ribeiro
1 min. leitura

Há hábitos antigos arrastados pela juventude, talvez não pelo tempo que, irremediável e felizmente, vai passando, mas pela jovialidade da experiência do viver...

Aquelas palavras que lançamos em papel, amarelecido pelo tempo, esquecido ali e acolá, de tão arrumadinho que foi…
As páginas que foram sendo criadas, acompanhando os novos tempos, sem saber bem como, na ingénua busca da coragem da partilha das palavras que, juntas, formavam textos com sonoridade de poesia, libertadores de emoções e expressões simples de momentos…
Quem já experimentou pegar numa caneta e papel, fechar os olhos para, logo de seguida, dar azo à liberdade da escrita, entenderá o que quero dizer…
É um mundo fantástico, porque além da realidade, do visível, podemos transmitir ao mundo a fantasia, a imaginação e o ser criativo que nos permite ser muito além de um corpo.
A magia de nos envolvermos com a essência da palavra que nos transporta para além do aqui e agora, é o eternizar de histórias que nos avivam memórias ou arrastam suavemente para outros tempos, por vezes com cheiros, sensações promovidas pela intimidade atrevida da forma como se escreve…
Há o outro lado, aquele que nos leva a enfrentar a nossa humanidade quando, de forma ténue, escorre uma lágrima e, de soslaio, limpamos com a ponta do dedo o canto do olho… Se estamos na rua, procuramos avidamente os óculos de Sol como disfarce do sentir!…
Ahhh!! Humanos!!…
Tantas vezes não sei se ria ou chore pelos cantos dos pensamentos que surgem, como o imediato reflexo do que os olhos vêem e o corpo reage pela energia que circula.
E é pelas palavras escritas que, quem escreve por apelo de alma, se consegue ler a si mesma, ano após ano. E um dia, ao encontrar palavras gastas pelo tempo em um qualquer caderno, faz aquela pergunta: “De que forma evoluí?” ou “Como cheguei até aqui?”
E sorrio pelo canto do lábio, lançando um olhar  perdido ao horizonte, como que à procura de respostas, nem sempre fáceis de encontrar.
Por isso, escrevo da melhor forma que sei… Com alma…
Ana Ribeiro, Presidente da Associação de Transplantados de Portugal

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 24 Dezembro, 2025

GNR regista mais de seis mil infrações na Operação Natal e Ano Novo 2025/2026

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.