Diz o ditado que “gato escaldado de água fria tem medo”. O ditado pode funcionar com os gatos, mas nem sempre funciona com as pessoas. E por isso, para dar uma ajuda a quem já sofreu um evento cardiovascular, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a Novartis lançou a campanha “55 é a sua linha vermelha”.
Após a alta, o doente que teve um enfarte do miocárdio, que teve um AVC ou que lhe foi diagnosticada Doença Vascular Periférica (doença em que a circulação sanguínea arterial está comprometida nos membros inferiores), vai para casa com uma medicação, com uns conselhos, mas a informação é tanta, os conselhos são uns a seguir aos outros, que nem sempre o doente vai para casa devidamente elucidado. Se lhe acrescentarmos o fator tempo, então as indicações e os conselhos esquecem-se e as rotinas que havia antes de ser internado regressam com algumas alterações, mas nem sempre as mais adequadas.
A plataforma “55 é a sua linha vermelha” disponibiliza um questionário que, depois de preenchido, possibilita o acesso a um guia com uma série de conselhos úteis para o ajudar a perceber as suas análises do colesterol, de saber qual o melhor nível do colesterol para a sua situação, e como deve preparar a sua próxima consulta.
A Campanha “55 é a sua linha vermelha” é para si que já sofreu um enfarte agudo do miocárdio, para que possa estar informado, consciente de que o controlo rigoroso do colesterol LDL pode salvar-lhe a vida.
A cada 15 minutos, morre uma pessoa por doença cardiovascular em Portugal e cerca de uma em cada quatro pessoas que sofreram um primeiro episódio volta a ter outro nos dois anos seguintes. Manter o colesterol LDL abaixo dos 55 mg/dl é uma das formas mais eficazes de reduzir esse risco. Gato escaldado de água fria tem medo.
Se tem dúvidas sobre como se preparar para uma consulta, quer saber mais sobre o seu risco cardiovascular ou como interpretar os resultados das análises, visite a página da campanha através do seguinte link: www.55linhavermelha.pt.
Luís Negrão, assessor médico da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC)
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.