Diz o ditado que “gato escaldado de água fria tem medo”. O ditado pode funcionar com os gatos, mas nem sempre funciona com as pessoas. E por isso, para dar uma ajuda a quem já sofreu um evento cardiovascular, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a Novartis lançou a campanha “55 é a sua linha vermelha”.
Após a alta, o doente que teve um enfarte do miocárdio, que teve um AVC ou que lhe foi diagnosticada Doença Vascular Periférica (doença em que a circulação sanguínea arterial está comprometida nos membros inferiores), vai para casa com uma medicação, com uns conselhos, mas a informação é tanta, os conselhos são uns a seguir aos outros, que nem sempre o doente vai para casa devidamente elucidado. Se lhe acrescentarmos o fator tempo, então as indicações e os conselhos esquecem-se e as rotinas que havia antes de ser internado regressam com algumas alterações, mas nem sempre as mais adequadas.
A plataforma “55 é a sua linha vermelha” disponibiliza um questionário que, depois de preenchido, possibilita o acesso a um guia com uma série de conselhos úteis para o ajudar a perceber as suas análises do colesterol, de saber qual o melhor nível do colesterol para a sua situação, e como deve preparar a sua próxima consulta.
A Campanha “55 é a sua linha vermelha” é para si que já sofreu um enfarte agudo do miocárdio, para que possa estar informado, consciente de que o controlo rigoroso do colesterol LDL pode salvar-lhe a vida.
A cada 15 minutos, morre uma pessoa por doença cardiovascular em Portugal e cerca de uma em cada quatro pessoas que sofreram um primeiro episódio volta a ter outro nos dois anos seguintes. Manter o colesterol LDL abaixo dos 55 mg/dl é uma das formas mais eficazes de reduzir esse risco. Gato escaldado de água fria tem medo.
Se tem dúvidas sobre como se preparar para uma consulta, quer saber mais sobre o seu risco cardiovascular ou como interpretar os resultados das análises, visite a página da campanha através do seguinte link: www.55linhavermelha.pt.
Luís Negrão, assessor médico da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC)
A Associação de Futebol de Viana do Castelo prestou homenagem a quatro nomes que levaram e levam o talento vianense além-fronteiras: Adrien Silva, Tiago Mendes, Pedro Neto e Francisco Trincão.
O Conselho Municipal da Juventude de Viana do Castelo reuniu-se na Pousada da Juventude, com associações juvenis, juventudes partidárias e jovens interessados em participar ativamente na vida cívica da cidade.
Ponte de Lima prepara-se para receber, no próximo dia 22 de novembro, a Gala da Eleição da Rainha das Vindimas, que terá lugar às 22h00, no Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima. O evento, integrado no programa “Verde Noivos”, pretende valorizar as tradições e a cultura da vinha e do vinho, elementos históricos do concelho.
O SC Vianense defronta este domingo, 2 de novembro, o Vilaverdense FC, em partida referente à 8.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. O encontro está agendado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
Valença assinalou o Dia Internacional da Terceira Idade, a 28 de outubro, com sessões de Terapia do Riso dirigidas à população sénior institucionalizada do concelho.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A equipa vianense somou, este sábado, a quinta vitória consecutiva, ao bater o Famalicense AC por expressivos 7-2, no Pavilhão José Natário, perante um público entusiasta que voltou a empurrar a equipa para mais um triunfo convincente.
A presidente da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Cláudia Marinho, eleita pela CDU nas eleições autárquicas de 12 de outubro, conseguiu este sábado aprovar o Executivo da Junta, após uma primeira tentativa sem sucesso.