Logo
Opinião

OPINIÃO: AVC: Prevenção continua a ser a melhor estratégia

31 Março, 2025 | 8:55
Partilhar
Tiago Gregório
1 min. leitura

Neste Dia Nacional do Doente com AVC, importa relembrar que esta terrível doença continua a ser uma das principais causas de morte e invalidez em todo o mundo.

O AVC ocorre quando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro é interrompido, pela obstrução de uma artéria (o mais comum) ou pelo rompimento de um vaso sanguíneo (menos frequente). Independente da causa, a privação do tecido cerebral de oxigénio e nutrientes leva a lesão cerebral permanente ou até mesmo morte, principalmente quando os doentes não recebem tratamento atempado.

 Apesar do sucesso dos tratamentos de reperfusão verificados nos últimos anos, a prevenção continua a ser a melhor estratégia. Vários fatores de risco associados a esta doença são modificáveis, a saber:

1-      Hipertensão arterial: é o fator de risco mais importante para o AVC. Vigie regularmente a sua tensão arterial.

2-      Diabetes: controle os níveis de açúcar no sangue através de uma alimentação saudável, atividade física e medicação adequada.

3-      Colesterol: mantenha os seus níveis de colesterol adequados, para evitar a acumulação de placas de gordura nas suas artérias que podem pode levar à obstrução do fluxo sanguíneo para o cérebro.

4-      Tabagismo: Não fume. Fumar danifica os vasos sanguíneos e aumenta a probabilidade de formação de coágulos. Se é fumador, consulte o seu médico para parar de fumar, pois existem tratamentos que podem ajudar. Reduza também o consumo de álcool.

Os aspetos anteriores devem ser adotados no contexto de um estilo de vida saudável, com prática regular de exercício físico e uma dieta equilibrada. Mantenha também um peso adequado. Quando estas medidas não forem suficientes, consulte o seu médico para saber os tratamentos disponíveis.

Por fim, não esqueça os sinais de alarme do AVC: se tiver a boca de lado, fraqueza súbita num lado do corpo ou dificuldade em falar, ligue o 112. No AVC, cada minuto conta e pode ser a diferença entre uma boa recuperação ou um mau desfecho com morte ou invalidez permanente.

Seja mais rápido que um AVC.

Tiago Gregório – Coordenador do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da SPMI

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 9 Dezembro, 2025

Aumentam mortes e feridos em acidentes rodoviários nos primeiros 11 meses do ano

Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.

Desporto 8 Dezembro, 2025

Távora goleia e reforça liderança da 2.ª Divisão Distrital da AFVC

O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.

Desporto 8 Dezembro, 2025

Iúri Leitão vence Madison nos 6 Dias de Roterdão em parceria com Yoeri Havik

O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.

Regional 8 Dezembro, 2025

Valença promove retiro micológico “Entre Fungos e Monges” na Quinta do Mosteiro de Sanfins

A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.

Regional 8 Dezembro, 2025

Ponte de Lima avança com oito apartamentos de habitação colaborativa

A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.

Internacional 8 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana participa em workshop europeu sobre graus conjuntos

O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.

Regional 8 Dezembro, 2025

Construção do novo Mercado de Viana do Castelo terá acompanhamento arqueológico

A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.