Neste Dia Nacional do Doente com AVC, importa relembrar que esta terrível doença continua a ser uma das principais causas de morte e invalidez em todo o mundo.
O AVC ocorre quando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro é interrompido, pela obstrução de uma artéria (o mais comum) ou pelo rompimento de um vaso sanguíneo (menos frequente). Independente da causa, a privação do tecido cerebral de oxigénio e nutrientes leva a lesão cerebral permanente ou até mesmo morte, principalmente quando os doentes não recebem tratamento atempado.
Apesar do sucesso dos tratamentos de reperfusão verificados nos últimos anos, a prevenção continua a ser a melhor estratégia. Vários fatores de risco associados a esta doença são modificáveis, a saber:
1- Hipertensão arterial: é o fator de risco mais importante para o AVC. Vigie regularmente a sua tensão arterial.
2- Diabetes: controle os níveis de açúcar no sangue através de uma alimentação saudável, atividade física e medicação adequada.
3- Colesterol: mantenha os seus níveis de colesterol adequados, para evitar a acumulação de placas de gordura nas suas artérias que podem pode levar à obstrução do fluxo sanguíneo para o cérebro.
4- Tabagismo: Não fume. Fumar danifica os vasos sanguíneos e aumenta a probabilidade de formação de coágulos. Se é fumador, consulte o seu médico para parar de fumar, pois existem tratamentos que podem ajudar. Reduza também o consumo de álcool.
Os aspetos anteriores devem ser adotados no contexto de um estilo de vida saudável, com prática regular de exercício físico e uma dieta equilibrada. Mantenha também um peso adequado. Quando estas medidas não forem suficientes, consulte o seu médico para saber os tratamentos disponíveis.
Por fim, não esqueça os sinais de alarme do AVC: se tiver a boca de lado, fraqueza súbita num lado do corpo ou dificuldade em falar, ligue o 112. No AVC, cada minuto conta e pode ser a diferença entre uma boa recuperação ou um mau desfecho com morte ou invalidez permanente.
Seja mais rápido que um AVC.
Tiago Gregório – Coordenador do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da SPMI
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.