Neste Dia Nacional do Doente com AVC, importa relembrar que esta terrível doença continua a ser uma das principais causas de morte e invalidez em todo o mundo.
O AVC ocorre quando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro é interrompido, pela obstrução de uma artéria (o mais comum) ou pelo rompimento de um vaso sanguíneo (menos frequente). Independente da causa, a privação do tecido cerebral de oxigénio e nutrientes leva a lesão cerebral permanente ou até mesmo morte, principalmente quando os doentes não recebem tratamento atempado.
Apesar do sucesso dos tratamentos de reperfusão verificados nos últimos anos, a prevenção continua a ser a melhor estratégia. Vários fatores de risco associados a esta doença são modificáveis, a saber:
1- Hipertensão arterial: é o fator de risco mais importante para o AVC. Vigie regularmente a sua tensão arterial.
2- Diabetes: controle os níveis de açúcar no sangue através de uma alimentação saudável, atividade física e medicação adequada.
3- Colesterol: mantenha os seus níveis de colesterol adequados, para evitar a acumulação de placas de gordura nas suas artérias que podem pode levar à obstrução do fluxo sanguíneo para o cérebro.
4- Tabagismo: Não fume. Fumar danifica os vasos sanguíneos e aumenta a probabilidade de formação de coágulos. Se é fumador, consulte o seu médico para parar de fumar, pois existem tratamentos que podem ajudar. Reduza também o consumo de álcool.
Os aspetos anteriores devem ser adotados no contexto de um estilo de vida saudável, com prática regular de exercício físico e uma dieta equilibrada. Mantenha também um peso adequado. Quando estas medidas não forem suficientes, consulte o seu médico para saber os tratamentos disponíveis.
Por fim, não esqueça os sinais de alarme do AVC: se tiver a boca de lado, fraqueza súbita num lado do corpo ou dificuldade em falar, ligue o 112. No AVC, cada minuto conta e pode ser a diferença entre uma boa recuperação ou um mau desfecho com morte ou invalidez permanente.
Seja mais rápido que um AVC.
Tiago Gregório – Coordenador do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da SPMI
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.
Uma derrocada de grandes dimensões cortou esta terça-feira o acesso da aldeia de Sistelo à sede do concelho de Arcos de Valdevez, deixando cerca de metade da freguesia isolada. O deslizamento de terras ocorreu entre Sistelo e a freguesia de Cabreiro, na sequência da chuva intensa que caiu durante a noite.