O Dia Mundial da Visão celebrou-se este ano a 12 de outubro. Não há melhor ocasião para meditação sobre o papel que a visão desempenha na nossa vida.
Lança-se um desafio. Tome uns segundos para fechar os olhos e tentar escrever e enviar uma mensagem a alguém. O texto é “Ama os teus olhos”.
Imagina-se que não terá sido fácil. Assim como é muito mais difícil viver todos os dias em cegueira ou com deficiência visual moderada ou grave.
A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria, Entidade de Utilidade Pública, e a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) assinalam o Dia Mundial da Visão, com o lançamento da campanha “Love Your Eyes” [Ame os seus Olhos] alertando para a necessidade e importância dos cuidados para a saúde da visão.
A campanha adverte para a relevância da realização de exames e consultas periódicas, de forma a prevenir e diagnosticar precocemente problemas da saúde da visão com intervenções terapêuticas simples e que podem evitar mais de 90% da deficiência visual e cegueira na população.
Provavelmente já passou mais de um ano que efetuou uma consulta de saúde da visão e examinou os seus olhos e a sua visão
Direcionada a cidadãos, mas também a profissionais dos cuidados para a saúde da visão, a campanha para assinalar o Dia Mundial da Visão de 2023 procura mobilizar todos para a importância de uma boa visão.
Traz consigo um compromisso que nos deve inspirar, a todos: propõe-se a que pelo menos, mais de um milhão de pessoas se submeta a uma consulta e a aconselhar outros a fazê-lo, por forma a conhecer o estado da sua saúde da visão. «Faça uma promessa!», impulsione a iniciativa de cariz mundial.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a deficiência visual e a cegueira evitável são realidades que impactam a vida de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo. E sublinha que o acompanhamento clínico atempado feito por um Optometrista é determinante no sentido de identificar precocemente possíveis condições oculares antes que evoluam para estados irreversíveis. Tem ganhos de saúde, produtividade e económicos assegurada e de dimensão extraordinária para Portugal.
Mais de 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de deficiência visual ou cegueira, e pelo menos 1,1 mil milhões de pessoas vivem com deficiência visual e cegueira porque não têm acesso aos cuidados necessários para condições como miopia, glaucoma e catarata.
A campanha ‘#Love Your Eyes’ [Ame os seus Olhos] apresenta-se, assim, como o mais recente alerta global de consciencialização da população para que os cuidados para a saúde da visão sejam valorizados e reconhecidos como uma prioridade, por todos.
Neste novo alerta de consciencialização para a importância dos cuidados de saúde da visão, todos contamos. Comece hoje, e agora, a respeitar e a valorizar a saúde da sua visão.
Raúl de Sousa – Presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), Entidade de Utilidade Pública
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.