O Dia Mundial da Visão celebrou-se este ano a 12 de outubro. Não há melhor ocasião para meditação sobre o papel que a visão desempenha na nossa vida.
Lança-se um desafio. Tome uns segundos para fechar os olhos e tentar escrever e enviar uma mensagem a alguém. O texto é “Ama os teus olhos”.
Imagina-se que não terá sido fácil. Assim como é muito mais difícil viver todos os dias em cegueira ou com deficiência visual moderada ou grave.
A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria, Entidade de Utilidade Pública, e a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) assinalam o Dia Mundial da Visão, com o lançamento da campanha “Love Your Eyes” [Ame os seus Olhos] alertando para a necessidade e importância dos cuidados para a saúde da visão.
A campanha adverte para a relevância da realização de exames e consultas periódicas, de forma a prevenir e diagnosticar precocemente problemas da saúde da visão com intervenções terapêuticas simples e que podem evitar mais de 90% da deficiência visual e cegueira na população.
Provavelmente já passou mais de um ano que efetuou uma consulta de saúde da visão e examinou os seus olhos e a sua visão
Direcionada a cidadãos, mas também a profissionais dos cuidados para a saúde da visão, a campanha para assinalar o Dia Mundial da Visão de 2023 procura mobilizar todos para a importância de uma boa visão.
Traz consigo um compromisso que nos deve inspirar, a todos: propõe-se a que pelo menos, mais de um milhão de pessoas se submeta a uma consulta e a aconselhar outros a fazê-lo, por forma a conhecer o estado da sua saúde da visão. «Faça uma promessa!», impulsione a iniciativa de cariz mundial.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a deficiência visual e a cegueira evitável são realidades que impactam a vida de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo. E sublinha que o acompanhamento clínico atempado feito por um Optometrista é determinante no sentido de identificar precocemente possíveis condições oculares antes que evoluam para estados irreversíveis. Tem ganhos de saúde, produtividade e económicos assegurada e de dimensão extraordinária para Portugal.
Mais de 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de deficiência visual ou cegueira, e pelo menos 1,1 mil milhões de pessoas vivem com deficiência visual e cegueira porque não têm acesso aos cuidados necessários para condições como miopia, glaucoma e catarata.
A campanha ‘#Love Your Eyes’ [Ame os seus Olhos] apresenta-se, assim, como o mais recente alerta global de consciencialização da população para que os cuidados para a saúde da visão sejam valorizados e reconhecidos como uma prioridade, por todos.
Neste novo alerta de consciencialização para a importância dos cuidados de saúde da visão, todos contamos. Comece hoje, e agora, a respeitar e a valorizar a saúde da sua visão.
Raúl de Sousa – Presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), Entidade de Utilidade Pública
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.