Logo
Opinião

OPINIÃO: A prevenção do Cancro do Fígado erradica a mortalidade

14 Outubro, 2025 | 9:25
Partilhar
José Presa
1 min. leitura

Conhecido como o "órgão regenerador", o fígado pode sofrer alterações quando se desenvolvem células anormais que dão origem a tumores, esta situação será particularmente mais frequente quando os doentes padecem de uma doença crónica do fígado. Silencioso e bastante comum, o cancro do fígado é um dos mais diagnosticados no mundo, ocupando o sexto lugar, conforme as últimas estimativas divulgadas.

A saúde hepática deve ser protegida desde cedo, sendo a prática de exercício físico um dos hábitos mais recomendados. Uma alimentação equilibrada e completa em nutrientes, assim como o fim da promoção dos açúcares adicionados, bebidas alcoólicas, tabaco e refeições ricas em gorduras saturadas que promovem e potenciam a obesidade, a dislipidemia e a diabetes. Estes fatores promovem e potenciam a continua deposição de gordura no fígado que leva ao desenvolvimento de doença crónica do fígado e posteriormente ao aparecimento do cancro no fígado cujos sintomas de alarme são, muitas vezes, inexistentes ou negligenciados. Esse fator faz com que o cancro seja na maioria das vezes detetado em fases avançadas que dificultam a cura.

Os indícios da doença por vezes são frustes, mas as dores abdominais do lado direito do abdómen, assim como os olhos ligeiramente amarelados, a perda de peso repentina, náuseas, fadiga, encefalopatia (estado confusional) e hemorragias, podem e devem fazer-nos recorrer ao nosso médico assistente. A presença destes sinais serão suficientemente evocadores para a suspeita do cancro no fígado, embora os doentes com hepatite B ou C, cirrose hepática e historial familiar, tenham maior probabilidade de contrair o tumor.

No caso de suspeitas após consulta do seu médico assistente, o diagnóstico pode ser completado com ecografias, tomografia computorizada (TAC), ressonância magnética ou até biópsias. Quando confirmado, avançam os tratamentos que irão variar conforme o tamanho do tumor, a localização, estado geral do doente e o grau de deterioração da função do fígado.

No nosso País, o cancro do fígado é o décimo mais comum, traduzindo 1740 novos casos em 2022, cujos 1 611 desses pacientes acabaram por morrer, segundo o Observatório Global de Cancro. A prevenção começa com um estilo de vida saudável e ativo, seguindo-se os rastreios frequentes, principalmente nos portadores de Hepatite B e C e cirrose hepática. Apesar da deteção precoce do cancro do fígado continuar a ser um desafio, aposte nas idas ao médico e atente aos sintomas primários.

José Presa, Hepatologista.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo recebe Taça Remo Jovem e Troféu Primeiras Remadas no rio Lima

O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.

Regional 10 Novembro, 2025

Valença: Feira dos Santos de Cerdal corre Mundo através dos CTT

A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).